Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/05/08


 

Bem movimentado

O final de semana foi bem movimentado nos círculos políticos. Na capital, o prefeito Roberto Sobrinho falou dos seus projetos a militância do PT. Ainda, em Porto Velho, tivemos a visita da ex-senadora Heloísa Helena, no lançamento da pré-candidatura de Adilson Siqueira (PSOL), no I Encontro Estadual da legenda, realizado na Câmara de Vereadores.

Escondendo o jogo

Por sua vez, o PSB reconduziu no sábado o deputado federal Mauro Nazif ao comando regional  do PPS, no encontro estadual, realizado na Assembléia Legislativa. Nazif, continua se fazendo de gato morto sobre as eleições municipais na capital e continua escondendo o jogo. Pelo que se vê nos meios socialistas, o mistério só será elucidado nas convenções, no final de junho.

A criatura se volta....

No conturbado município de Ouro Preto do Oeste, temos mais um caso da criatura se voltando contra o criador. Trata-se do deputado estadual Alex Textoni (PTN) que vai enfrentar nas eleições municipais o ex-prefeito Carlos Magno (DEM). A briga promete bons rounds na Bacia Leiteira. No estado, temos mais casos célebres das criaturas com asas crescidas...

...Contra o criador!

É o caso de Vilhena, onde Zé Rover, taxado de genérico dos Donadons, com o apoio do governador Ivo Cassol se volta contra seu antigo mentor, o ex-prefeito Melki Donadon, que é pré-candidato do PMDB a sucessão do sobrinho Marlon. Haja criaturas, haja criadores! O retrospecto de cobra engolindo cobra é enorme.

Raros casos

Em Rondônia, raramente as criaturas se dão bem contra seus criadores. Mas existem alguns casos bem definidos: Valdir Raupp se voltou contra seu criador, o então governador Jerônimo Santana e o devorou com farofa. O mesmo ocorreu com Ivo Cassol, um candidato de escuderia de Bianco, que se rebelou na reta final, e jantou seu mentor

Trocando bicadas

Os dois pré-candidatos da base de sustentação do governador Ivo Cassol a prefeitura de Porto Velho, Lindomar Garçon (PV) e Alexandre Brito(PTC) já começaram a se bicar. Esta em jogo uma vaga no segundo turno para enfrentar o prefeito Roberto Sobrinho que lidera a corrida na capital com folga.

Pisão no pescoço

Como Sobrinho já estaria com uma vaga garantida para o segundo turno, sobra apenas mais uma. Na peleja entre Brito e Garçon, só um deve sobreviver. Em desvantagem na peleja, Brito já está dando até pisão no pescoço no adversário cassolista. Por sua vez, Garçon refuga a briga, porque tem consciência que mais na frente poderá precisar de Brito num eventual segundo turno.

As sondagens

As primeiras pesquisas do ano mostram o prefeito Roberto Sobrinho (PT) bem a frente da concorrência. E sem a presença do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PMDB) e de Mauro Nazif (PSB) – ambos não confirmam que estão na disputa – ameaça levar a parada em primeiro turno. A oposição tem que se vitaminar na capital.

Mais poder

Reunidos no final de semana em Curitiba, durante o 4º encontro dos presidentes das Assembléias Legislativas e da Câmara Distrital de Brasília, os dirigentes das casas legislativas defenderam  a ampliação dos seus poderes. Eles aprovaram quatro propostas de emendas á Constituição com o objetivo e ampliar o poder das assembléias estaduais.

Questão fundiária

Numa das propostas, os deputados tratam da questão fundiária dos ex-territórios – terras que foram fundadas como territórios antes de se tornarem, estados, como Rondônia, Roraima e Amapá. Porções de terras que estariam sob o domínio federal nestes estados teriam a administração devolvida para eles.


Do Cotidiano

Arma contra a dengue

Há uma guerra no Brasil. Amplos contingentes estão sendo mobilizados para lutar contra um inimigo que pode até matar: o mosquito da dengue, conhecido pelo nome científico de Aedes aegypti (em Grego e Latim, “odioso egípcio”). No entanto, o inimigo continua impondo baixas importantes ao Brasil, a ponto de complicar o turismo e atrapalhar a vida dos moradores de um de seus principais cartões postais − o Rio de Janeiro.

Na linha de produtos ecoeficientes, os pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) revelaram em abril a conclusão de uma arma de defesa contra o ataque do agressor para apoiar os esforços ofensivos desencadeados para o controle do vetor, além da dengue, da febre amarela.

Trata-se de um sabonete repelente cujo efeito dura até seis horas sobre a pele humana, criado a partir de uma mistura de glicerina, obtida em óleo de cozinha reciclado, com essências naturais de plantas como o cravo-da-índia, citronela e capim-limão, essas duas últimas nativas do Brasil. A fórmula conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto.

Alcance maior − O coordenador da pesquisa e chefe do Setor de Síntese Orgânica do Laboratório de Ciências Químicas da Uenf, Edmílson José Maria, afirma que apesar de ter uma ação comprovada contra o Aedes aegypti, que foi o foco dos estudos, o sabonete conta com grande possibilidade de ter ação repelente contra outros vetores. “O objetivo agora é ampliar os testes de sua eficácia contra insetos que transmitem outras doenças humanas e animais”, disse ele.
A eficácia do sabonete foi comprovada em testes com cobaias e humanos. “Para verificar sua atividade repelente e seu tempo de ação, primeiramente aplicamos o sabonete em camundongos, que ficaram em contato com mosquitos Aedes aegypti”, diz o cientista. “Esses insetos são criados em cativeiro no laboratório a partir de uma linhagem que não tem o vírus da dengue, fazendo com que as gerações posteriores do mosquito também não desenvolvam a virulência”, explicou. O processo de obtenção de patente do produto junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) teve início, assim como o pedido de aprovação da formulação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Via Direta

*** Tendo como principais lideranças o vice-governador João Caúhla e o deputado federal Moreira Mendes, o PPS se articula para as eleições municipais *** A legenda integra o bloco de sustentação do governador Ivo Cassol *** Demonstrando toda sua força, o PT manteve as suas nomeações perante a Ceron *** Fátima Cleide, Eduardo Valverde e o prefeito Sobrinho  mostraram que tem prestígio com Lula 

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)