Terça-feira, 20 de maio de 2008 - 06h13
Bem movimentado
O final de semana foi bem movimentado nos círculos políticos. Na capital, o prefeito Roberto Sobrinho falou dos seus projetos a militância do PT. Ainda, em Porto Velho, tivemos a visita da ex-senadora Heloísa Helena, no lançamento da pré-candidatura de Adilson Siqueira (PSOL), no I Encontro Estadual da legenda, realizado na Câmara de Vereadores.
Escondendo o jogo
Por sua vez, o PSB reconduziu no sábado o deputado federal Mauro Nazif ao comando regional do PPS, no encontro estadual, realizado na Assembléia Legislativa. Nazif, continua se fazendo de gato morto sobre as eleições municipais na capital e continua escondendo o jogo. Pelo que se vê nos meios socialistas, o mistério só será elucidado nas convenções, no final de junho.
A criatura se volta....
No conturbado município de Ouro Preto do Oeste, temos mais um caso da criatura se voltando contra o criador. Trata-se do deputado estadual Alex Textoni (PTN) que vai enfrentar nas eleições municipais o ex-prefeito Carlos Magno (DEM). A briga promete bons rounds na Bacia Leiteira. No estado, temos mais casos célebres das criaturas com asas crescidas...
...Contra o criador!
É o caso de Vilhena, onde Zé Rover, taxado de genérico dos Donadons, com o apoio do governador Ivo Cassol se volta contra seu antigo mentor, o ex-prefeito Melki Donadon, que é pré-candidato do PMDB a sucessão do sobrinho Marlon. Haja criaturas, haja criadores! O retrospecto de cobra engolindo cobra é enorme.
Raros casos
Em Rondônia, raramente as criaturas se dão bem contra seus criadores. Mas existem alguns casos bem definidos: Valdir Raupp se voltou contra seu criador, o então governador Jerônimo Santana e o devorou com farofa. O mesmo ocorreu com Ivo Cassol, um candidato de escuderia de Bianco, que se rebelou na reta final, e jantou seu mentor
Trocando bicadas
Os dois pré-candidatos da base de sustentação do governador Ivo Cassol a prefeitura de Porto Velho, Lindomar Garçon (PV) e Alexandre Brito(PTC) já começaram a se bicar. Esta em jogo uma vaga no segundo turno para enfrentar o prefeito Roberto Sobrinho que lidera a corrida na capital com folga.
Pisão no pescoço
Como Sobrinho já estaria com uma vaga garantida para o segundo turno, sobra apenas mais uma. Na peleja entre Brito e Garçon, só um deve sobreviver. Em desvantagem na peleja, Brito já está dando até pisão no pescoço no adversário cassolista. Por sua vez, Garçon refuga a briga, porque tem consciência que mais na frente poderá precisar de Brito num eventual segundo turno.
As sondagens
As primeiras pesquisas do ano mostram o prefeito Roberto Sobrinho (PT) bem a frente da concorrência. E sem a presença do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PMDB) e de Mauro Nazif (PSB) ambos não confirmam que estão na disputa ameaça levar a parada em primeiro turno. A oposição tem que se vitaminar na capital.
Mais poder
Reunidos no final de semana em Curitiba, durante o 4º encontro dos presidentes das Assembléias Legislativas e da Câmara Distrital de Brasília, os dirigentes das casas legislativas defenderam a ampliação dos seus poderes. Eles aprovaram quatro propostas de emendas á Constituição com o objetivo e ampliar o poder das assembléias estaduais.
Questão fundiária
Numa das propostas, os deputados tratam da questão fundiária dos ex-territórios terras que foram fundadas como territórios antes de se tornarem, estados, como Rondônia, Roraima e Amapá. Porções de terras que estariam sob o domínio federal nestes estados teriam a administração devolvida para eles.
Do Cotidiano
Arma contra a dengue
Há uma guerra no Brasil. Amplos contingentes estão sendo mobilizados para lutar contra um inimigo que pode até matar: o mosquito da dengue, conhecido pelo nome científico de Aedes aegypti (em Grego e Latim, odioso egípcio). No entanto, o inimigo continua impondo baixas importantes ao Brasil, a ponto de complicar o turismo e atrapalhar a vida dos moradores de um de seus principais cartões postais − o Rio de Janeiro.
Na linha de produtos ecoeficientes, os pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) revelaram em abril a conclusão de uma arma de defesa contra o ataque do agressor para apoiar os esforços ofensivos desencadeados para o controle do vetor, além da dengue, da febre amarela.
Trata-se de um sabonete repelente cujo efeito dura até seis horas sobre a pele humana, criado a partir de uma mistura de glicerina, obtida em óleo de cozinha reciclado, com essências naturais de plantas como o cravo-da-índia, citronela e capim-limão, essas duas últimas nativas do Brasil. A fórmula conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto.
Alcance maior − O coordenador da pesquisa e chefe do Setor de Síntese Orgânica do Laboratório de Ciências Químicas da Uenf, Edmílson José Maria, afirma que apesar de ter uma ação comprovada contra o Aedes aegypti, que foi o foco dos estudos, o sabonete conta com grande possibilidade de ter ação repelente contra outros vetores. O objetivo agora é ampliar os testes de sua eficácia contra insetos que transmitem outras doenças humanas e animais, disse ele.
A eficácia do sabonete foi comprovada em testes com cobaias e humanos. Para verificar sua atividade repelente e seu tempo de ação, primeiramente aplicamos o sabonete em camundongos, que ficaram em contato com mosquitos Aedes aegypti, diz o cientista. Esses insetos são criados em cativeiro no laboratório a partir de uma linhagem que não tem o vírus da dengue, fazendo com que as gerações posteriores do mosquito também não desenvolvam a virulência, explicou. O processo de obtenção de patente do produto junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) teve início, assim como o pedido de aprovação da formulação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Via Direta
*** Tendo como principais lideranças o vice-governador João Caúhla e o deputado federal Moreira Mendes, o PPS se articula para as eleições municipais *** A legenda integra o bloco de sustentação do governador Ivo Cassol *** Demonstrando toda sua força, o PT manteve as suas nomeações perante a Ceron *** Fátima Cleide, Eduardo Valverde e o prefeito Sobrinho mostraram que tem prestígio com Lula
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri