Quinta-feira, 24 de abril de 2008 - 06h00
Asas crescidas
Já é previsível um expressivo crescimento do PT em Rondônia nas eleições de 2008, conquistando pelo menos dois colégios eleitorais importantes, que são Porto Velho, com Roberto Sobrinho e, Cacoal, com Padre Franco. Não se esperava, no entanto, que o partido projetasse candidato em Ji-Paraná. Já cogita: trata-se do nome de Cláudia de Jesus, filha do deputado federal Anselmo.
Poder feminino
A mulherada, aos poucos vai chegando ao poder em Rondônia. Vejam mais pré-candidatas as prefeituras pelo interior: Ex-vereadora Socorro (PSB -Campo Novo), Lurdinha do PT (PT-Presidente Medici), Ana da Oito (PV- Nova Mamoré), Ana Lúcia (PRP Candeias do Jamari), Eliane da Emater (PV-Vilhena).
Em pé de guerra
Em alguns municípios a corrida sucessória começa a esquentar. No município de Campo Novo, por exemplo, os vereadores querem cassar o prefeito Nilson Marçal. Em Cacoal, já saiu a primeira pesquisa, colocando o Padre Franco (PT) na ponta na disputa pelo Palácio do Café. Em Vilhena Melki está candidatíssimo.
Arco de fogo
Os senadores Expedito Júnior (PR-RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Jaime Campos (DEM-MT) querem a suspensão imediata da Operação Arca de Fogo, desencadeada pela Polícia Federal para combater o desmatamento, o roubo de madeira, as invasões de áreas indígenas, parques nacionais etc. Pelo que se vê, os três devem ter compromissos em seus estados com os grupos econômicos multados...
Palavras mágicas
Cada vez que um deputado estadual é ameaçado de punição na Assembléia Legislativa de Rondônia ele pronuncia as seguintes palavras mágicas para ser absolvido: "Eu vou abrir o bico!" A fórmula é simples: o infrator espalha pelos corredores da casa de Leis, aos berros, que sabe de "coisas (?) dos colegas" e, que se for punido vai denunciar meio mundo. E assim sendo salva o couro!
Tempos mudaram
Como as coisas muraram no meio dos petistas. Antigamente os infratores eram punidos rigorosamente em Rondônia. Atualmente, casos como o do professor Dantas denunciado por montar folha paralela acabam apenas sendo "investigados". Será que no PT local - que considero um exemplo para outras legendas - também existem palavras mágicas, para se safar de punição?
Nominata do PSB
Com vistas as eleições municipais, o deputado federal Mauro Nazif, pré-candidato a prefeito do PSB na capital, já trata da nominata do partido para a Câmara de Vereadores. Seguem-se as reuniões para a definição de alianças. Sabe-se que alguns partidos já se aproximaram para uma coalizão, que será referendada nas convenções de junho.
Obras de vulto
Com recursos já liberados, o prefeito Roberto Sobrinho pretende iniciar em breve a construção da nova rodoviária de Porto Velho e do Terminal Hidroviário Fluvial, no Cai D'água, fruto de esforços do deputado federal Eduardo Valverde (PT). Aliás, o deputado petista é o parlamentar que mais tem captado recursos para a capital na atual legislatura.
Votos indígenas
O apoio dos índios tem sido priorizado pelos políticos. Na última semana o deputado estadual Luís Cláudio (PTN-Rolim de Moura) entregou a obra da ponte de acesso a aldeia dos índios Araras em Ji-Paraná e o deputado federal Natan Donadon se reuniu com lideranças indígenas na Funai em Vilhena, quando se prontificou a encaminhar as reivindicações das tribos da região sul do estado ao Congresso Nacional.
Do Cotidiano
A renovação de lideranças
Restringida pelos caciques rondonienses, não se vê pelo estado o nascimento de novas lideranças políticas capazes de chegar ao governo do estado ou as duas vagas ao Senado, ou até mesmo capturar uma vaga à Câmara Federal nas eleições de 2010. Ocorre que cada vez que um nome emergente começa a despontar, já recebe porretada dos cardeais, incomodados com a concorrência, o que já começa pelo controle dos diretórios municipais e estaduais das agremiações partidárias.
Nas eleições municipais de 2008, principalmente nas cidades pólos, já se percebe que não existe lugar para grandes surpresas ou reviravoltas, que acabam ocorrendo nas eleições na capital, cujos resultados a cada pleito tem sido mais surpreendentes.
Em Vilhena, desponta como nome em condições de suplantar o clã Donadon, o suplente de deputado estadual Zé Rover, bem aquinhoado nas primeiras sondagens eleitorais. Mesmo assim será prejudicado pela fragmentação dos votos da oposição, que beneficia o projeto de reeleição ao atual prefeito Marlon Donadon (PMDB), ou do seu tio Melki. Ainda no Cone Sul, no município de Pimenta Bueno a disputa se concentra em lideranças antigas, o atual prefeito Augusto Plaça (PMDB) e a ex-prefeita Inês Zanol (PSB).
Já em Cacoal, a capital do Café, onde a atual prefeita Sueli Aragão não pode mais concorrer a reeleição, pode pintar surpresas. O nome que mais cresce em Cacoal é do Padre Franco (PT), mas as vereadoras Glaucioni Nery (PSDC) e Raquel de Carvalho (PMDB), também despontam, com boas chances, numa eleição que poderá pintar ainda como candidato o ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB), aquele do escândalo das ambulâncias, conhecido nacionalmente como "sanguessuga".
A predominância de políticos tradicionais também ocorre em Ji-Paraná, com o projeto de reeleição do atual prefeito José Bianco (DEM) e em Ariquemes, onde o atual inquilino do Palácio do Cacau, Confúcio Moura que possivelmente terá de enfrentar um antigo rival, o atual deputado federal Ernandes Amorim.
O desgaste das atuais lideranças, a cassação de prefeitos e os conseqüentes prejuízos decorrentes para seus municípios, apontam que cidades como Jaru, Ouro Preto do Oeste e Guajará Mirim poderão apresentar surpresas no pleito de outubro. O que tem se constatado é que os atuais prefeitos, que substituíram os cassados vão mal das pernas e o sentimento generalizado é de renovação.
Via Direta
*** Lurdinha do PT começa a aparecer bem nas paradas de sucesso rumo a sucessão do prefeito Charles Modro em Presidente Médici *** Por equívoco técnico saiu ontem coluna repetida, motivo pelo qual pedimos desculpas aos caros leitores ***Com a pré-candidatura do empresário Eldes Souza, o DEM já pinta forte também em Buritis *** O presidente regional do PV Antenor da Sithati aposta em alianças para o partido crescer nas eleições municipais deste ano.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri