Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 24/05/08


 

Não confirmou

Até agora, o que se viu é que o PMDB indicou o nome do empresário  Emerson Castro, atual secretário municipal, para compor a chapa do prefeito de Poro Velho Roberto Sobrinho, mas os petistas não se pronunciaram a respeito. Se vai ter aliança e um nome do PMDB na coligação majoritária, só se saberá mesmo nas convenções municipais de junho.

PR indefinido

Conforme a vereadora Sandra Moraes, dirigente do PR na capital, a legenda ainda não definiu aliança para as eleições municipais. Serão ouvidos para tanto o PV de Lindomar Garçon, como o DEM de Ted Wilson, o PC do B de David Chiquilito e até o PT do atual prefeito Roberto Sobrinho.

Lei de Responsabilidade

Recentemente o governador Ivo Cassol se queixou que não está recebendo recursos do PAC porque os demais poderes não estão cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com toda razão, pediu para que os Poderes Legislativo e Judiciário se adequassem a legislação vigente. Até agora, no entanto, a coisa não foi resolvida.

Dentro da lei?

No entanto, a Assembléia Legislativa, o Tribunal e Justiça e o Ministério Público garantem que estão dentro da lei. Já lançaram até notas oficiais a respeito, negando  o descumprimento. Alguém está faltando com a verdade e quem acabará  no prejuízo é a população de Rondônia, que ficará sem os recursos alocados para os sistemas de tratamento de água e esgoto.

Mais um sucesso

Voltada a regionalização do seu noticiário, o SGC  que já ponteia o horário nobre com Domingues Júnior e Dalton di Franco, lançou mais um sucesso de audiência. Trata-se de um programa de entrevistas –Opiniões - comandado pelo apresentador Adão Gomes, que sempre tem a participação de convidados de outros órgãos de comunicação. Neodi e Raupp á foram sabatinados.

Transporte aéreo

A região Norte, conforme estudo coordenado pela Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais é a mais afetada no Brasil pela redução de aeroportos e vôos comerciais nos últimos anos. O numero de aeroportos em operação baixou de 59 para 46, numa variação de 22 por cento. É o fim da picada.

Olho vivo, gente!

A quantidade de microrregiões cobertas na região amazônica, conforme os dados coletados pela pesquisa, baixou de 41 para 33. Enquanto que o numero de municípios atendidos caiu de 248 para 214. A bancada federal da Amazônia deveria ficar mais atenta com essas perdas que tem ocorrido em virtude da liberação do setor.

Uma crocodilagem

Não dá para se queixar do governo Lula por tantas obras já em andamento em Rondônia. São tantas, que fica até cansativo enumerar. Mas em alguns aspectos a União tem sido crocodila com o estado e a coisa não vem de hoje: 1 – A mega dívida do Beron aumentou geometricamente com a gestão do Banco Central 2 – A implantação da penitenciária federal por aqui é uma baita fria.

Presídio estadual

Para Rondônia,  ao contrário do presídio federal que vai atender a demanda de celebridades do mundo criminal de outros estados, o interessante seria o aporte de recursos para mais um presídio estadual para aliviar as tensões do complexo penitenciário Urso Branco, projetado para atender cerca de 400 detentos, mas abrigando quase 1.100.  

El Bigodón no poder

O vice-governador João Cahúlla, o El Bigodon, fica no comando do Palácio Presidente Vargas até a próxima terça-feira quando o titular Ivo Cassol retorna ao estado. Cassol trabalha Cahúlla Morsa para sua sucessão e ele já corre o trecho se fortalecendo pelo estado afora.

Do Cotidiano

Reflexos na saúde

Enquanto fontes luminosas e outros luxos custosos são inaugurados festivamente por todo o País, a rede de esgoto cresceu menos em comparação com outros serviços públicos, como água, coleta de lixo e eletricidade. Persiste, portanto, a síndrome do "trabalho escondido, que não aparece" para o setor de saneamento, Como os canos estão enterrados, as pessoas só tomam conhecimento deles em sua ausência ou quando estouram. Por isso se diz que "esgoto não dá voto" nem parece animar os governantes tanto quanto outras obras, mais visíveis.

De acordo com uma pesquisa feita pelo técnico Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), a se manter o atual ritmo de investimentos em saneamento, o Brasil só terá água e esgoto para todos no 300º aniversário da Independência, em 2122. Hoje, apenas 47% da população brasileira têm acesso à rede geral de esgoto.

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma "ong do bem", ao contrário de tantas que servem de fachadas para ações lesivas aos povos da floresta e aos interesses nacionais. O ITB tenta mobilizar diferentes segmentos da sociedade para garantir o saneamento neste País com mais de 188 milhões de habitantes.

O presidente do ITB, Luís Felli, adverte que quanto menor é o investimento, maior é a mortalidade de crianças até seis anos de idade, que se eleva nos locais onde não há esgoto. As doenças relacionadas com a falta de saneamento causaram cerca de 700 mil internações hospitalares anuais na última década. Estima-se que 65% das internações de menores de 10 anos são causadas, entre outras causas, pela deficiência ou falta de esgoto tratado.

Mas falta de saneamento não se reflete apenas na saúde. Ela também afeta a educação: 34% das ausências de crianças até seis anos na pré-escola e na escola primária se devem a doenças derivadas da contaminação da água, com a diarréia. Diariamente, morrem sete menores de cinco anos. "São mais de 200 mortes por mês. Isso equivale a um avião lotado de crianças caindo por mês no Brasil", comparou Felli. Os cálculos do ITB mostram que para cada real que fosse investido em saneamento se poderia economizar US$ 2,28 em gastos de saúde.

Além disso, mais saneamento também significa uma redução do chamado "custo Brasil", já que a criação de infra-estrutura básica atrairia novos negócios e novas indústrias, que aumentariam a geração de emprego e renda. Nesse caso, o que se enterra com o saneamento básico não é a morte, mas a perspectiva de vida.


Via Direta

*** De quando em quando a Polícia prende um político foragido em Rondônia, como foi o caso do vereador Pitico Vilela *** Na década de 80 a coisa era bem mais constante *** O Brasil chora o falecimento do senador Jefferson Peres(AM) líder do PDT no Senado *** Percorri os bairros da capital no feriado e constatei obras para todo lado, até no Ulysses/Marcos Freire *** Sobrinho está tratorando a oposição...

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)