Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 29/01/11


 Uma coluna sem papas na língua 29/01/11 - Gente de Opinião

Jogos de cena

Ao meio de tanta fofoca, desinformações desencontradas, jogos de cena e balões de ensaio, nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, finalmente teremos a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa. Ao final, então, será possível saber, se o grupo dos independentes conseguirá emplacar a eleição de Valter Araújo (PTB-Porto Velho) a presidência da Casa, ou o candidato da base aliada do governo Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) conseguira virar a peleja.

 

Estratégias definidas

Nos últimos dias os articuladores das duas chapas trabalharam com estratégias distintas. Os araujistas buscando manter a boa vantagem inicial, os jesualsistas trabalhando para virar o jogo, numa peleja cada vez mais difícil. Como a trairagem é grande para todos os lados, só na hora da votação é que se poderemos ter certeza de alguma coisa mais concreta.

 

Uma coluna sem papas na língua 29/01/11 - Gente de Opinião


Desencontros

alertava aqui nesta coluna desde a posse do novo governo: Ao nomear secretários de um partido e adjuntos de outro, o governador Confúcio estava criando sarna para se coçar. Não deu outra: no seu próprio blog ele tem passado sermão naqueles assessores que não estão falando a mesma língua. Ora, a confusão nem começou: a coisa vai desandar mesmo é com a oposição fazendo a mesa diretora da ALE.  

 

Fogueiras de vaidades

Agora, além de ter de se preocupar com áreas de saúde, segurança etc, Confúcio se vê obrigado a perder tempo com as fogueiras de vaidade provocadas pela criação de pastas mistas. Mais adiante as turbulências tendem a aumentar, com as eleições municipais do ano que vem e os interesses díspares entre PMDB, PT e outros aliados. Haja turbulências.

 

Novo coordenador

Com a recusa do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) em assumir o cargo de coordenador da bancada rondoniense no Congresso Nacional – ele optou em presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária – os deputados e senadores do estado buscam um nome de consenso para assumir a função para o biênio. A reabertura dos trabalhos em Brasília será dia 1º, terça-feira e o nome ainda não estava definido.

 

Formação partidária

Os partidos geralmente só pensam em política em temporada de eleição. É raro ver os grandes partidos do estado trabalhando na formação de quadros e lideranças. Mas o PC do B de Rondônia cresce justamente por agir de forma diferente. Pouco mais de 60 dias das eleições, os verminhos já apostam na formação dos seus convencionais com seminários, como o que ocorreu na última quinta-feira em Porto Velho.

 

Os benefícios

Projeto de lei de autoria do deputado federal licenciado Luis Carlos Hauly (PSDB-PR) que assegura ao aposentado que vai continuar a exercer a atividade remunerada ao beneficio previdenciário e contar o tempo de serviço complementar para recalcular sua aposentadoria, deverá ser analisado na Câmara dos Deputados ainda no transcorrer de 2011.

 

 Uma coluna sem papas na língua 29/01/11 - Gente de Opinião

 Do Cotidiano

As aposentadorias

Em campanha nacional contra as pensões vitalícias criadas para os ex-governadores, a OAB acaba de entrar com duas ações questionando o pagamento do benefícios nos estados de Sergipe e do Paraná. De acordo com a entidade a aposentadoria viola os princípios da impessoalidade e da moralidade previstas na Constituição.

Em ocasião anterior, o Supremo Tribunal Federal – STF já considerou o beneficio inconstitucional no estado do Mato Grosso do Sul. Com a força desta decisão, a entidade procura estender a moralização da coisa nos demais estados do país.

No caso específico de Rondônia, já se sabe que o ex-governador Valdir Raupp, atual presidente nacional do PMDB, optou pela renuncia da aposentadoria. É o único caso, mas ele conta com o apoio do atual governador Confúcio Moura, que também se posicionou contra o pagamento destas aposentadorias especiais, mas com ressalvas.

O governador vai despachar a coisa para ser resolvida na Assembléia Legislativa do estado. Entende Confúcio Moura que os casos do governador Teixeirão, já falecido, cuja aposentadoria é paga a parentes e do governador Jerônimo Garcia de Santana deveriam ser mais bem avaliados porque estas famílias dependem exclusivamente destes recursos para sobrevivência, lembrando que Bengala encontra-se inválido, numa cadeira de rodas em Brasília, desde que sofreu um derrame na década passada.

O assunto é bastante polêmico e no caso de Rondônia houve verdadeiros abusos, como os criados pelo ex-governador Ivo Cassol, que mandou aprovar um verdadeiro contingente de PMs para a segurança pessoal de sua família pouco antes de deixar o Palácio Presidente Vargas.

Os ex-governadores Oswaldo Piana Filho, Ângelo Angelim, José Bianco e João Cahulla ainda não se posicionaram a respeito da matéria. Certamente são favoráveis ao benefício, mas na onda nacional de moralização dos costumes na política, mais adiante se verão obrigados a se posicionar como já fez Valdir Raupp dando exemplo ao renunciar sua pensão vitalícia.

Enfim, a OAB-RO, sempre atenta aos desmandos, também entrou na dança e já mobiliza a opinião pública, através do presidente Hélio Vieira. E quando a OAB entra na parada a coisa esquenta...

 

Via Direta

*** Com a adesão da bancada do PV na Câmara de Vereadores, o prefeito da capital Roberto Sobrinho, vai governar em mares calmos nos próximos dois anos *** O PMDB rondoniense também quer mais espaço no governo Confúcio Moura *** Mas entendendo a situação, os peemedebistas vão esperar o novo governo botar a casa em ordem para então chorar as mágoas.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)