Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08


Nas convenções

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoDa forma que correm as coisas no PMDB de Porto Velho as definições em torno de candidatura própria ou de aliança com o PT do prefeito Roberto Sobrinho acabarão acontecendo só nas convenções de junho. Ninguém se entende no partido e as alas formadas, num processo de autofagia, acabam corroendo a legenda.

Sem aliança

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoEm alguns municípios o PT já se decidiu por chapas puro-sangue, sem alianças com o PMDB do senador Valdir Raupp que pretendia um entendimento para eleições casadas em 2008 e 2010 com a agremiação de Lula. São os casos de Candeias do Jamari e Guajará-Mirim e o mesmo poderá acontecer em Jaru, Ouro Preto e Cacoal.

Organização

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoO PSB deve abrir a partir de março alguns seminários de formação política-partidária para seus quadros, com encontros regionais e  palestras, conforme anunciaram seus dirigentes no início da semana. No Cone Sul, a tarefa será da ex-prefeita Inês Zanol, na região central com o deputado Jesualdo Pires.

Reforçando o interior

Preocupado com a demanda crescente de saúde no interior e os deslocamentos  cada vez mais freqüentes de ambulâncias para a capital, o governador Ivo Cassol busca recursos para reforçar o Hospital de Base de Cacoal. O objetivo é a regionalização da saúde, um compromisso seu de campanha.

As prefeitas


Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoEm Rondônia cinco dos 52 municípios são administrados por mulheres. Com exceção de Sueli Aragão (Cacoal), todas as demais devem entrar na peleja da reeleição: 1 – Eloisa Helena (Primavera) 2 – Milene Motta (Rolim de Moura) 3 –Míriam Donadon (Colorado do Oeste) 4 – Lúcia Tereza (Espigão do Oeste).

As predadoras

O poder feminino pode ser ampliado no municipalismo nas eleições  deste ano. Concorrem com boas chances Raquel de Carvalho  e Glaucione Nery (Cacoal), Daniela Amorim (Ariquemes), além de Ana da Oito (Nova Mamoré), entre outros nomes em condições de chegar ao pódio.

Eleitorado feminino

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de Opinião
Na capital, embora, sondada para assumir uma candidatura a prefeitura, a vereadora Sandra Moraes (PR), que desenvolveu uma grande gestão na Câmara de Vereadores, não mostra disposição para entrar na peleja do Palácio Tancredo Neves. No entanto, o eleitorado feminino é majoritário em Porto Velho, e dependendo das articulações em andamento, Sandra pode se apresentar como uma boa alternativa na temporada.

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de Opinião

Fortalecimento

Com vistas ao fortalecimento da postulação do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos em 2010, o PSDC pretende conquistar prefeituras estratégicas, em colégios eleitorais importantes nas eleições municipais de 2008. São os casos de Cacoal (com Glaucione) Ji-Paraná (Joarez Jardim)

Fim do celibato

As propostas consideradas progressistas, apresentadas pelos padres no encontro de Indaiatuba dividem a igreja católica. Uma parte aceita o fim do celibato e aprova mais transparência na escolha de bispos, outras vertentes, mais conservadoras, se mantém fiéis aos preceitos do Vaticano: não aceitam mudanças.

Operação reforçadaUma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de Opinião

Em vista do poderio dos madeireiros em Rondônia, cujo segmento ocupa os principais cargos políticos do estado, a operação deflagrada pela Polícia Federal, Ibama e Força Nacional de Segurança, veio reforçada até os dentes ao estado. Muitos invasores das terras indígenas e reservas florestais começavam a tirar o time de campo só com as notícias da chegada da força tarefa.

Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoDo Cotidiano

Safári com emoção

Se algum dia turistas cansados das opções tradicionais decidissem escolher um pacote que envolvesse ao mesmo tempo safári, emoção, originalidade e ciência, eles certamente veriam com bons olhos as perspectivas da Expedição Rios Voadores.  

Iniciado em 2004, quando venceu o Prêmio Ambiental von Martius na categoria Natureza, o projeto socioambiental “Brasil das Águas” tem conseguido manter presas as atenções dos mais bem-informados ambientalistas também na temporada 2007–2008, com o desenvolvimento de sua terceira fase, que é justamente a expedição Rios Voadores.

O objetivo da expedição é ambicioso: visa aprofundar estudos sobre o transporte de vapor d’água da bacia amazônica para outras regiões brasileiras. Os chamados “rios voadores” são correntes de ar que carregam umidade do Norte ao Sul do Brasil, responsáveis por grande parte das chuvas nas regiões Sul e Sudeste. Segundo Gérard Moss, idealizador do “Brasil das Águas”, da Safari Air Empreendimentos, o trabalho de coleta de vapor d’água será iniciado na primavera de 2007 por meio de vôos de reconhecimento e coleta de amostras de vapor d’água, água de chuva e de rios.

Patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental desde 2003, o Brasil das Águas está em busca de novos parceiros interessados em contribuir para o financiamento dessa nova etapa, que em 2007 e 2008 é de R$ 4,4 milhões, a Petrobras sendo responsável por 80% do total. “O Prêmio von Martius nos ajudou a fortalecer nossa posição com a Petrobras para a formatação e viabilidade da segunda fase do projeto – de análise da qualidade da água de sete rios brasileiros e, agora, da terceira etapa, com a utilização de recursos tecnológicos modernos para pesquisa e divulgação”, diz Moss.

Além do engenheiro mecânico Moss, que também é piloto, com cerca de 5 mil horas de vôo, e percorre os rios brasileiros acompanhado de sua esposa Margi, responsável por registrar dados relacionados à coleta de água e fotografar as regiões pesquisadas, o responsável científico é o professor Enéas Salati, que demonstrou há quase 30 anos que cerca de 44% do fluxo de vapor d’água da Amazônia condicionam o clima de outras regiões, principalmente da América do Sul.

Trata-se, portanto, de um turismo científico da mais alta importância, pois sempre que um cidadão sulino olhar para os céus e contemplar as nuvens, verá nelas uma generosa contribuição da Amazônia para seu bem-estar.

Via Direta

*** A oposição vai rachada mais uma vez para enfrentar o clã Donadon em Vilhena *** O resultado já se viu nas temporadas anteriores: simplesmente, peia  *** Uma coluna sem papas na língua - 29/02/08 - Gente de OpiniãoO prefeito Robson de Oliveira de Itapuã do Oeste vai disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores em outubro *** Coragem mesmo tem  o prefeito Adelino Folador *** Está deixando a prefeitura de Cacaulândia para disputar a prefeitura de Ariquemes contra pesos pesados do Vale do Jamari.   Fonte/(fotos Arquivo): Gentedeopinião  -  csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)