Sábado, 10 de outubro de 2015 - 23h03
.jpg)
A sangrenta disputa
Boa parte dos crimes perpetrados na violenta periferia de Porto Velho, principalmente os homicídios a base de execução, se originam na sangrenta disputa pelos pontos de vendas de drogas que tem se multiplicado nas ruas e avenidas das regiões mais populosas da cidade.
Aplica-se na cadeia das drogas a “Lei de Talião”, popularizada há séculos que é o critério de vingança “olho por olho, dente por dente”. No submundo do crime local a crônica policial tem revelado vários casos de irmãos vingando irmãos executados por dívidas de drogas nos últimos anos.
Com cerca de 500 mil habitantes, e com os bairros tomados pelos pontos de venda de papelotes de maconha, pedras de crack ou até mesmo porções de cocaína, a capital rondoniense é a maior vitima do afrouxamento da vigilância nas divisas brasileiras com países produtores como a Bolívia e o Peru. Viramos corredor do tráfico de drogas, de armas pesadas e do descaminho. Os resultados estão à vista de todos.
Eleições 2016
Distante ainda um ano da eleição de 2 de outubro, os diretórios municipais começam a discutir os processos sucessórios nos principais municípios do estado. A principio, o que se vê, é que largam na frente Mariana Carvalho (PSDB) em Porto Velho; Adelino Folador (DEM) em Ariquemes); Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná e Glaucioni Rodrigues (PSDC) em Cacoal.
Cenário indefinido
Por conta da justiça, o cenário mais indefinido, entre os maiores colégios eleitorais do estado, encontra-se em Vilhena. Lá pretensos candidatos ligados ao atual prefeito Zé Rover (PP) tem pendências na justiça eleitoral, ocorrendo à mesma coisa com nomes de ponteira na oposição como é caso do ex-prefeito Melki Donadon (PMDB) que reinou absoluto no Cone Sul durante quase duas décadas.
Programa de governo
Em Porto Velho, o pré-candidato mais adiantado para entrar na campanha 2016 é o cristão Edgar do Boi Tonial (PSDC) que já trabalha num projeto de governo. Tonial é engenheiro e estuda projetos exeqüíveis para combater as alagações na capital, fomentar a geração de empregos, estruturar a mobilidade urbana etc.
A aposentadoria
Os ex-governadores Ângelo Angelim (Vilhena), Oswaldo Piana Filho (Porto Velho) e João Cahula (Rolim de Moura) optaram por pendurar as chuteiras nas disputas políticas. Tudo indica que deverá seguir o mesmo caminho - a aposentadoria também - José Bianco (Ji-Paraná) que esta passando o comando dos Democratas para o deputado Adelino Follador.
Pegando fogo
.jpg)
Citei na semana que a eleição da OAB estava pegando fogo, mas esqueci de falar da peleja do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo-Sindler. A campanha já rola pelos corredores da ALE e a chapa situacionista apoiada por Façanha, o atual presidente, tem como provável candidato a presidência Rubinho Luz, que enfrenta a composição oposicionista dos ex-presidentes Zuquinha (D) e Maria Socorro (C) - Foto acima.
Via Direta
*** Depois de idas e vindas, lambanças e contradições acabou a greve dos coletivos *** Mas nada impede uma recaída se o que foi firmado entre as partes não for cumprido *** Como efeito do El Nino, o vizinho estado do Amazonas já dá sinais de uma seca severa neste final de ano *** A baixa das águas em alguns municípios já resulta no isolamento como ocorreu na década passada.
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado
Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança
Tudo a seu tempo Como nada escapa, estava claro que a COP30 também não conseguiria escapar da polarização. Nacionalismo x globalismo, lulismo x ant

Marcos Rocha está bem indeciso quanto as suas alianças para as eleições
Comida não é petróleoOs negacionistas do clima, aliados aos interesses da vasta rede de extração, produção e comércio de combustíveis fósseis, cons
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)