Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vitória de Fátima projeta aliança PT/PMDB/PDT


Vitória de Fátima projeta aliança PT/PMDB/PDT - Gente de Opinião

A vitória da ex-senadora Fátima Cleide no segundo turno das prévias do PT, neste domingo, projeta desde já uma aliança com o PMDB, indicando o vice. Tudo sob medida, já que o PMDB  chutou suas definições para julho, esperando uma vitória da  ex-senadora. Também é possível que o PDT, mais adiante, entre na coalizão.

Não se sabe como a facção liderada pelo prefeito Roberto Sobrinho conseguiu perder a parada. No primeiro turno Sobrinho jogou contra suas traves, lançando dois candidatos e rachando os votos da sua ala, facilitando o resultado para a ex-senadora. No segundo turno, mesmo comprovando ter ampla maioria no Diretório Municipal, com os votos dos seus dois ungidos, ele deixou passar ao segundo turno justamente a candidatura de Cláudio Carvalho – impedido de disputar as eleições caso vitorioso na escolha - já que teve suas contas rejeitadas pela justiça eleitoral. Com tantos equívocos, para dar e vender, não deu outra.

Tem coisa ainda para ser explicada mais a frente sobre o que ocorreu neste domingo, porque nunca na história das articulações políticas em Rondônia, se errou tanto neste campo. Sobrinho errou mais que o personagem Cebolinha de Mauricio de Souza, na sua eterna luta contra Mônica. Ou ele não é tão “cabaço” assim como ficou parecendo? Pode ser, cara pálida leitor, que Sobrinho foi obrigado – por instâncias superiores – a perder. Se foi isto, o prefeito engoliu goela abaixo, via Diretório Nacional, a candidatura de Fátima Cleide.

De qualquer forma a ex-senadora reverteu um quadro que lhe era desfavorável tanto no primeiro como no segundo turno. Sua vitória garante ao partido o que de melhor existe nos seus quadros para a difícil disputa a prefeitura da capital. Seu desafio agora será juntar os cacos da legenda - e ela esta disposta a esquecer todos os desaforos e agir como uma grande mãe petista - e seguir em frente.

Vitória de Fátima projeta aliança PT/PMDB/PDT - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)