Cinco analistas e os 10 técnicos judiciários empossados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gabriel Marques de Carvalho, estarão assumindo suas funções na capital e no interior, depois do treinamento recebido na sede do T.R.E, durante uma semana.Todos esses servidores foram lotados na Administração em Cartórios Eleitorais do Estado, onde passarão a exercer suas atividades. No concurso público, foram oferecidas 56 vagas, sendo 20 vagas para analistas e 36 de técnico, em diversas áreas. A convocação está sendo feita por etapas. Na primeira, no mês de maio (30% dos aprovados); a segunda programada a partir de junho (mais 30%) e a terceira etapa a partir de outubro (40%). Em seu discurso, por ocasião da solenidade de posse, o presidente Gabriel Marques de Carvalho deus as boas vindas aos novos servidores e disse que estão entrando numa instituição composta de servidores competentes e cumpridores de seus deveres.
A GRANDE JI-PARANÁ
Há mais de cinco anos eu não visitava Ji-Paraná, cidade que conheci quando era uma pequena vila, a Vila Rondônia, distrito de Porto Velho (o município completa 30 anos de emancipação em novembro), ainda sem a ponte sobre o rio Machado e, quando no outro lado havia, apenas, o posto do Jotão e algumas casas comerciais. Fiz muitas viagens, naquele tempo, quando era governador de Rondônia o coronel Marques Henriques, sucedido pelos governadores Humberto Guedes e Jorge Teixeira (criadores do Estado), com os quais trabalhei como chefe da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Fiz, agora, uma viagem no feriado de Corpus Christi, acompanhando minha filha Nadhia, que passou a morar naquela cidade, onde exerce, desde ontem, o cargo de analista do Tribunal Regional Eleitoral, nomeada depois de concurso público realizado em fevereiro. Em um só dia percorrendo a capital da Br, pude constatar que a cidade cresceu muito e está se modernizando com bons hotéis, comércio desenvolvido, prédios bonitos - entre eles os de propriedade do deputado/empresário Jesualdo Pires, e muitos outros - inclusive prédios públicos. Era feriado, o comércio fechado, não encontrei nenhum dos velhos conhecidos. Na próxima visita à minha filha pretendo ir em um dia qualquer da semana, para melhor ver a cidade. A viagem pelos ônibus da Eucatur que têm nível de avião é ótima. Pena é que a rodovia não está totalmente recuperada. No trecho de Porto Velho até a ponte do Rio Crespo, na divisa de Itapuã e Alto Paraíso o asfalto teve boa recuperação, mas no resto da viagem muitos buracos estão abertos, ainda. Há necessidade de pressa nas obras de recuperação, para que acidentes não continuem acontecendo.
TURISMO EM MOVIMENTO
Os setores que cuidam do turismo em Porto Velho não estão parados como pode parecer. Na área da Prefeitura houve, dia 4, reunião do Conselho Municipal de Turismo, na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, com discussão de diversos assuntos da área. Estiveram participando representantes das instituições que formam o Comtur, dois de cada, titular e suplente. O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, José Carlos Gadelha, e o diretor do Departamento de Turismo, coordenaram a reunião. No outro lado está a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e o Sebrae: estão programando para o dia 21 próximo, em Porto Velho, a realização do Fórum de Gestão para Agências de Viagem, como parte do programa Proagência, desenvolvido pela Abav e Sebrae. O Proagência é um projeto que pretende transformar agentes de viagens em consultores de turismo. As agências deixarão de ser meras vendedoras de passagens aéreas e pacotes turísticos e passarão a ser especialistas na atividade e fonte de informações, serviços e produtos, para transformar o conhecimento de um destino turístico numa maravilhosa e inesquecível experiência. Esse é um dos objetivos do projeto, uma iniciativa que está sendo implementada em todo o território nacional pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). O Fórum será voltado para gestores de empresas turísticas com vistas ao aumento da competitividade nas empresas de turismo. Está previsto para as 8h30 do dia 21 e será desenvolvido durante o dia todo, no Cetene (Centro de Educação Tecnologica e de Negócios), na avenida Jorge Teixeira, perto do Alto Madeira.
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)