Cheguei das férias. Terminou minha folga de um mês, na boa inatividade, no meu Ceará, como há muitos anos não acontecia. O tempo maior fiquei em Fortaleza, no apartamento onde há oito anos mora meu filho, o Túlio. A família toda: eu, a Penha, a Nádhia e ele, Túlio. Estive em Natal (RN), na cidade de Sobral, uma das grandes e bonitas cidades do interior cearense; em Solonópolis (ou Solonópole), minha cidade natal, e Uruburetama cidade onde vivi, durante oitos anos, bons tempos da minha juventude. Para que eu possa contar todo esse roteiro, o diretor, Euro Tourinho, liberou duas páginas do velho e sempre vivo Alto Madeira. É lógico que não posso abusar da atenção dos amigos, mas como nesta terra, Porto Velho, a maioria da população é de origem nordestina, creio que não vou contrariar ninguém escrevendo coisas do Ceará. Esta é a minha primeira Coluna neste ano novo e aqui mostro o Ceará que vi, mais precisamente a bela capital, Fortaleza, cada vez maior e mais agitada. Como disse meu substituto escreveu, neste mesmo espaço do AM, com mais dois anos completo
40 anos fazendo esta Coluna, em página inteira, nas quintas e domingos. Algumas vezes, ultimamente, tenho falhado nas quintas-feiras (poucas vezes), mas nos domingos é certa a nossa presença aqui, neste espaço. Quarenta anos... Não é que eu seja velho. É que comecei cedo. Estou no site “gentedeopinião” e, uma vez por mês, na revista “Momento”, com duas paginas. É isto. Este espaço, especial, hoje, é todo meu. Com a permissão dos amigos que prestigiam esta Coluna, no jornal e na Internet. E no próximo domingo tem mais. Se Deus quizer.
TERRA DA ALEGRIA - Fortaleza está, cada vez mais, bonita, maior e melhor. Cidade moderna, dos edifícios modernos, hotéis de luxo, das belas praias, do mar verde-azulado, muito sol e muito vento, de um povo que curte a alegria de viver. O Ceará é berço dos maiores comediantes do Brasil, entre eles Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, o Tiririca e os mais novos, que lotam, todas as noites, teatros, boates, bares e outros locais da cidade. Entre eles: Raimundinha, Zé Modesto, Virginia Del Fuego, Marilac, Aurineide Camuripim, Luana do Crato, Matilde Mastrogilda, Titela, Ery Soares e muitas outras figuras engraçadas que mostram que a arte de fazer rir, a gaiatice, são próprias do cearense. Eles formam grupos e são a grande atração dos turistas que visitam Fortaleza a qualquer época do ano.
PRAIAS - As praias são um convite permanente aos turistas, de todo o Brasil e do Exterior, que lotam os hotéis da cidade, os melhores do Nordeste. Praia do Futuro, a mais freqüentada, Iracema, Beira-Mar e muitas outras, entre elas as mais afastadas, como Caponga, Morro Branco, Canoa Quebrada, Praia das Fontes, Jericoacoara, Quixaba, e Majorlândia. Quem vai ao Porto das Dunas encontra o Beach Park, o maior parque aquático da América do Sul, a 20 quilômetros de Fortaleza. Só vendo para contar.
ARTESANATO - Outra atração é o artesanato. É impossível visitar Fortaleza e não se encantar com o artesanato que é produzido pelos cearenses. A criatividade do cearense é impressionante neste ramo. Bordados, labirintos, trançados em palha e cipó, cerâmica, madeira, couro e muitos outros trabalhos feitos à mão, como redes de dormir, as melhores do Brasil. O turista tem um mundo de opções para as compras, em Fortaleza, na avenida Monsenhor Tabosa, no Centro de Turismo, no Mercado Central e na ferinha da avenida Beira-Mar, sempre à noite. No Mercado Central, ao lado da Catedral Metropolitana, no centro, tem de tudo: de castanha à rede bordada, passando por doces, bolsas e tapetes. Em qualquer lugar não é difícil encontrar gente de Porto Velho, fazendo compras.
CULTURA E GASTRONOMIA - O Centro Dragão do Mar é o local onde a arte e a cultura fazem ponto. É um dosmais modernos e bem equipados centros culturais do Brasil. Ao seu lado, todas as noites, os visitantes se reúnem em mesas de restaurantes e bares. A gastronomia cearense é a paixão de quem visita a capital. O cardápio tem opções para todos os gostos desde frutos de mar até comidas típicas, verdadeiras delicias, como a carne-de-sol, o baião-de-dois, paçoca, lagosta, camarão, tapioca e, para os que gostam, panelada e buchada de bode.
SERRA E SERTÃO - Quem não quer ficar em Fortaleza, pode conhecer regiões como a Chapada da Ibiapaba, o Cariri, o Sertão Central, Vale do Acaraú, Serra de Baturité, além da Costa Sol Nascente e Costa Sol Poente, tudo belo e fascinante. No sertão, o cenário mostra a força e a fé do sertanejo, que enfrenta todas as dificuldades naturais da terra da seca na luta pela sobrevivência. Nas serras um clima de paraíso está sempre no ar. Na Chapada da Ibiapaba, o visitante encontra atrações como a Bica do Ipu e o Parque Nacional de
MAIS PRAIAS - Na Costa Sol Nascente, se encontram praias deslumbrantes, coqueirais, falésias de areias coloridas, manguezais, na foz do Rio Jaguaribe, onde estão cidades de interesse histórico, como Aquiraz e Aracati. A Costa Sol Poente é recortada por enseadas, lagos, praias largas, várias ainda em estado primitivo, em geral habitadas por comunidades de pescadores que preservam suas tradições ajudando a compor o perfil do litoral oeste do Estado. Os atrativos nessa área começam com as praias do Icaraí, Tabuba, Pecém (ainda na região metropolitana de Fortaleza) e continuam em Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Mundaú, Baleia e Almofala. Mais à frente o turista encontra Jericoacoara, considerada uma das dez praias mais belas do mundo.
Coluna do dia 15/02/2005