Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

CIDADANIA NOS DISCURSOS DA OAB


 
CIDADANIA NOS DISCURSOS DA OAB  - Gente de Opinião
O presidente nacional da OAB, Ophir Figueiras Cavalcante Júnior, o presidente reeleito da OAB Rondônia, Helio Vieira de Souza e o desembargador Eliseu Fernandes, nos discursos pronunciados na solenidade de posse da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, deram destaque à campanha da Ordem no combate sistemático à corrupção e a luta em favor da cidadania, proteção ao cidadão. O presidente nacional disse que estava participando da vigésima solenidade de posse, “mas esta é a primeira que me emociona”. Disse, ainda, em seu longo e bom discurso: “Nossa missão é construir pontes com a sociedade, para alcançar a democracia e derrubar muros, a favor de uma sociedade forte, na luta pela cidadania.” Destacou que Rondônia é um exemplo para o Brasil, com uma Justiça célere e eficiente.

 

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA 

CIDADANIA NOS DISCURSOS DA OAB  - Gente de OpiniãoA Academia de Letras de Rondônia admite, sábado próximo (dia 20), cinco novos associados, em sessão solene programada para as 20 horas no auditório do Sinduscon. Serão empossados como novos acadêmicos Adaídes Batista dos Santos, Arlene Pinheiro Gorayeb, Gerino Alves da Silva Filho, Paulo Cordeiro Saldanha e William Haverly Martins, em cerimônia presidida pelo jornalista/acadêmico Lucio Albuquerque, com a presença prevista de todos os acadêmicos e convidados. 

TEMPO DE FOLIA 

CIDADANIA NOS DISCURSOS DA OAB  - Gente de OpiniãoBanda do Vai Quem Quer concentrou na Praça das Caixas D’Água, para o início do desfile as 17 que terminou por volta das 22 horas. O general Manelão não permitiu penetras na sua festa. Como sempre, a multidão encheu as ruas do centro. Neste domingo teremos desfile oficial com as escolas Império do Samba, Armário Grande e Diplomatas do Samba. 

RELIQUIAS DE DOM BOSCO 

CIDADANIA NOS DISCURSOS DA OAB  - Gente de OpiniãoA passagem das relíquias de dom Bosco por Porto Velho, no início das comemorações do seu bicentenário (será em dezembro), faz fomentar a devoção de um dos santos mais populares da Igreja Católica. Patrono e mestre da juventude. D. Bosco nasceu em 1815, em Castelnuovo d´Asti, no Piemonte, na Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Sua mãe era analfabeta, mas de uma profunda fé. Alimentou no filho um extremado amor às causas divinas. João Bosco foi exemplo de extrema perseverança. Para sobreviver foi carpinteiro, mágico e engraxate. Tinha um único objetivo: ser padre para cuidar da juventude pobre e desamparada. Fundou os oratórios, casas que acolhia jovens miseráveis. Fundou uma obra monumental, em homenagem a São Francisco de Sales, por isso a denominou salesiana. Hoje, os salesianos estão presentes em 150 países. O impressionante de dom Bosco é sua predileção pelos jovens excluídos, mais esquecidos, os marginalizados da sociedade. Previu a morte de Pio IX, a inundação do Rio Pó, a libertação dos escravos no Brasil, o futuro das missões salesianas na América do Sul e o local da futura capital do Brasil, Brasília. Dom Bosco é o padroeiro de Brasília. Os conceitos educacionais de dom Bosco, mesmo quando nos preparamos para o bicentenário de sua morte, continuam atuais. Fervoroso apóstolo, tinha como lema "entrega-me almas e pode ficar com o resto". Quando dom Bosco faleceu, a 31 de janeiro de 1888, a Congregação Salesiana contava com 774 religiosos professos e 267 noviços, distribuídos em 57 centros na Europa e na América do Sul. Hoje, os salesianos somam mais de 21.000, em 150 países. O padre João Carlos Isoardi, ex-diretor do Colégio D. Bosco, acompanha a urna das relíquias de D. Bosco em Porto Velho, Ji-Paraná, Manaus e países da América Latina. Pe. João Carlos, depois de 38 anos na Amazônia, está morando em Turim (Itália) a serviço da missão de D. Bosco, indicando o bom caminho à juventude.

T.R.E TEM EQUIPE

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, empossou segunda-feira (8) a nova diretora geral, Elizeth Afonso de Mesquita e os secretários que formam seu gabinete na direção do T.R.E. Elizeth Mesquita é analista judiciária, servidora do Tribunal desde 1995, anteriormente no cargo de secretária de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade. A desembargadora Zelite, em seu discurso, frisou que todos são importantes para que a administração funcione com eficiência. Disse também que é preciso ter servidores satisfeitos com o trabalho e que está confiante com o sucesso da sua gestão.

D R O P S

TURISMO DO AMAZONAS - O turismo no Amazonas registrou crescimento de 15% em 2009. De acordo com o governador Eduardo Braga, apenas Manaus recebeu mais de 600 mil turistas no ano passado. Para o governador, a expectativa é atingir a marca de dois milhões de turistas na capital em 2014. “O fato de Manaus ter sido escolhida como uma das cidade-sede da Copa do Mundo garantirá a promoção da cidade no mundo e a infraestrutura a ser implantada para o evento”. E Rondônia, como vai?

NADA A DECLARAR - Faleceu, no Rio de Janeiro, aos 90 anos, o cearense Armando Falcão, personagem de destaque no governo militar de 64, quando esteve ocupando o cargo de ministro da Justiça além de outras funções importantes. Armando Falcão honrou até o último momento sua frase famosa “nada a declarar”, que sempre falava nos contatos com a imprensa, frase que passou a ser usada por bandidos (orientados) em resposta a jornalistas e policiais. Armando Falcão foi deputado federal e em 54 foi candidato a governador do Ceará (perdeu) quando foi, também, articulador principal da candidatura de Juscelino Kubitscheck à presidência da República. Outras frases famosas de sua autoria: “A corrupção é uma lepra que existe desde que o mundo é mundo” E, quando candidato a governador do Ceará, seu slogan era “Armando Facão, contra a roubo e a corrupção”. Naquele tempo, 1954. Apesar de tudo o que falam dele, era um político sério e honesto.

HOMENAGENS - O advogado Orestes Muniz (sem bigode) foi muito cumprimentado durante a solenidade de posse na OAB, pela passagem, do seu aniversário, 10 de fevereiro. Orestes, que foi deputado federal e vice-governador, abandonou a atividade política, faz tempo. Faz falta no atual momento da nossa política. Ouvi isso. O jornalista Euro Tourinho foi o primeiro a cumprimentar o aniversariante

Seja 10 na Folia, se...

1. Não dirigir alcoolizado;

2. Hidratar-se com água, leite, sucos, chás;

3. Alimentar-se bem e não exagerar no álcool;

4. Evitar inalantes, e outros produtos prejudiciais à saúde;

5. Usar calçados confortáveis, de preferência tênis;

6. Não esquecer de vestir a camisinha. 

Fonte: Ciro Pinheiro - ciropinheirojornalista@hotmail.com  - (Jornal Alto Madeira)
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)