Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna dia 01/06/08



PALACIO DAS PEDRINHAS

Terá 13 andares, garagem oficial no subsolo com 380 lugares para estacionamento, heliporto, elevador panorâmico, residência oficial no 12º e no 13º andar (cobertura). Um luxo, o futuro palácio do governo de Rondônia, ao lado de mais quatro prédios que abrigarão as secretarias. Tudo isto deverá estar pronto até 2010, no bairro das Pedrinhas, que quando eu cheguei a Porto Velho, há 40 anos, era lugar de pescarias fins de semana. Com o Centro Político Administrativo, o bairro será valorizado, ganha novo status, e poderá, até, mudar de nome, conforme sugeriu um assessor governamental durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço pelo governador para as obras do CPA. Se os preservacionistas permitirem logo arranjarão um nome mais atraente, mais chic para o Pedrinhas. O CPA é uma obra que vai embelezar a cidade e valorizar o servidor estadual. O governador não precisará sair de casa para ir ao trabalho: pega o elevador panorâmico e desce, diariamente, comovido ao vislumbrar o rio Madeira e um pouco mais adiante a grande Usina de Santo Antônio, mandando energia para o Brasil. E o velho palácio Presidente Vargas dará por cumprida sua missão: vai virar museu. 

Coluna dia 01/06/08 - Gente de Opinião

Governador Cassol assina ordem de serviço do CPA no pé da obra.



O CIMENTO CHEGOU

Está chegando a Rondônia a primeira indústria de grande porte, a Votarantim Cimentos, líder brasileira no setor cimenteiro e com forte presença na América Latina, Estados Unidos e Canadá. A fábrica que a Votorantim pretende inaugurar em Porto Velho até o final de 2009, um investimento de 115 milhões de reais, deverá produzir 750 mil toneladas/ano de cimento. Será construída nas proximidades da cidade do Candeias do Jamary, mais ou menos 15 quilômetros de Porto Velho. Uma equipe do Grupo Votorantim esteve na cidade e mostrou todos os passos do processo de industrialização do cimento, tirando muitas duvidas sobre a questão do impacto ambiental, principalmente. Cerca de 100 pessoas serão empregadas na linha de produção e toda mão de obra restante, mais de mil pessoas, será terceirizada, conforme falaram os representantes da Votorantim.

YEDDA: ESPAÇO, TEMPO E GENTE
Estamos mostrando, nesta Coluna, mais algumas fotos do lançamento do quinto livro de Yedda Pinheiro Borzacov, dia 21, no auditório da biblioteca Francisco Meireles. O lançamento do livro "Rondônia: Espaço, Tempo e Gente", com 45 crônicas históricas, lotou o auditório da biblioteca municipal, a maioria moradores antigos da cidade, gente que vê com simpatia o trabalho da Yedda. Ela não deixa cair no esquecimento as nossas tradições e a nossa história. E demonstra o seu compromisso com a cultura rondoniense. 

Coluna dia 01/06/08 - Gente de Opinião

D. Elvira Helder (94 anos) e D. Isaura Pinheiro prestigiaram o lançamento do livro de Yedda Borzacov.

Coluna dia 01/06/08 - Gente de Opinião

Yedda Borzacov autografa seu livro para o jornalista Euro Tourinho.



TRIBUNAL DE CONTAS: SUCESSO DO PAINEL


Com boa divulgação, graças a sua assessoria eficiente, o Tribunal de Contas comemorou os 25 anos com a realização do Painel Amazônico tendo como tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Riquezas e Potencialidades de Rondônia. Foram três dias de atividades com um programa completo e muito bem elaborado. Entre os convidados, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Walton Alencar Rodrigues, conselheiros de Tribunais de Contas de vários Estados e de outros países. O encerramento teve pronunciamento do governador Ivo Cassol, que havia chegado de viagem de férias. Cassol prendeu a atenção dos conselheiros convidados, entre eles os de países vizinhos, quando informou que Rondônia tem um rebanho de 12 milhões cabeças de gado, que produz dois milhões de litros de leite por dia e que tem 117 mil propriedades rurais. Tudo isto produzindo riqueza para o Brasil. 

D R O P S

FIMCA IMPLANTA DENTE - A equipe formada por professores e acadêmicos do Curso de Especialização em Implantodontia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA realizou nos dias 30 e 31 de maio triagem para tratamento reabilitador com implantes e enxerto ósseo. O atendimento, que aconteceu na Clinica Odontológica, no campus da FIMCA, foi gratuito e apenas cobrada taxa do material utilizado para o tratamento. Os implantes utilizados têm certificados de garantia de dez anos.

O OSCAR MULHER, festa promovida em Ji-Paraná pelo colunista Tergon terá, como novidade, o prêmio “10 Notáveis”. O Oscar Mulher, que já é tradição em Rondônia, vai homenagear mulheres e personalidades que já contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do Estado. Será dia 7 de junho no Esporte Clube Vera Cruz. “No seu 17º ano consecutivo o Oscar Mulher vai ser uma festa muito elegante". Tergon informa que os preparativos finais da festa deste ano estão sendo organizados com bastante esmero.

PAI D’ÉGUA - Enquanto o governador Cassol discursava, empolgadíssimo, na quadra do Sesc, lançando o CPA, ouvi do conselheiro Luiz Sérgio, do Tribunal de Contas do Ceará, que estava ao meu lado: “menino, que governador pai d'égua este de vocês!...”

TEIXEIRÃO GOVERNADOR - Neste 1º de junho o ex-governador Jorge Teixeira completaria 84 anos de idade se não tivesse falecido há 21 anos, no Rio de Janeiro. Teixeirão governou Rondônia durante seis anos e foi o responsável pela existência do Estado. Sua memória deve ser respeitada. Mesmo tendo sido nomeado ele foi Governador muito mais do que alguns que foram eleitos e nada fizeram. Não foi interventor, como um dos oradores falou em solenidade realizada há três dias.

TEREMOS TUDO? - Porto Velho não tinha Shopping Center, estão chegando dois de uma vez só; não tinha viaduto, estão anunciando seis de uma só vez; vai ter ponte e hidrelétrica no Rio Madeira, fábrica de cimento, novo palácio, nova Assembléia (o prédio), o novo Tribunal de Justiça está quase pronto. E tem mais: mais de 40 edifícios de apartamentos estão sendo construídos. O que falta? – Falta renovação na classe política. Só isto.

MÉDICOS – A Assembléia Legislativa autorizou o governo a contratação de 52 médicos de várias especialidades. Melhor para a saúde do povo.

MUDANÇA - De novo mudou o assessor de Imprensa da Assembléia. Essa é a terceira mudança na atual administração da Casa. Não conseguiram acertar, ainda. Agora, sai Marcelo Bennesby e entra Marcelo Freire. Que Deus te proteja, Marcelinho.

TÔ NA PRAIA - Se me procurarem neste domingo, 1º de junho, não encontrarão em Porto Velho. Estarei numa praia cearense, sentindo a brisa suave no rosto, ouvindo o barulho das ondas, traçando caranguejo e de olho em belas iracemas curtindo dia de preguiça nas areias brancas da praia. Se mereço? - Claro que sim...

RUBI – MIGUEL E NAZARÉ
Nazaré e Miguel Silva comemoraram 40 anos de casados dia 24, às 20 horas, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com celebração do padre Geraldo. O casal reuniu toda a família, filhos, netos e amigos: Simone, Miguel Júnior, Soraia, Fábio, Augusto, Brunna, Yasmin, Miguel Neto, Isabela e Giovana. Faltou, apenas, o filho Ubiratam, que não pôde vir dos Estados Unidos. 

Coluna dia 01/06/08 - Gente de Opinião

Miguel Silva e Nazaré nas bodas de rubi.



Parabéns 


Coluna dia 01/06/08 - Gente de Opinião

Os jornalistas Marilza Rocha e Yodon Guedes comemoraram 21 anos de casados dia 29 de maio. O fruto bendito, a bela Yasmin, com 12 anos.



Os jornalistas (ele e ela) Marilza Rocha e Yodon Guedes, que faz tempo trocaram a Paraíba pela terra rondoniense completaram dia 29 de maio 21 anos de casados. O fruto bendito está aí, entre os dois: a bela Yasmin, que está com 12 anos. Parabéns.

25 - Aniversário do médico MAURÍCIO BRITO PEREIRA, da diretoria do Hospital “9 de Julho”. Dr. Maurício recebeu as homenagens dos colegas e amigos. 

29 - Dia do aniversário de LUIZ MALHEIROS TOURINHO, empresário, advogado e jornalista. Luiz Tourinho está no Rio de Janeiro cuidando da saúde. Ele e a esposa Lygia. 

30 – ANTÔNIO LUIZ CAMPANARI, diretor da TV Rondônia completou mais um ano de vida dia 30 de maio. Parabéns.

De Cerimonial

DISCURSEIRA BRABA - Esses dias, passados, foram fartos em importantes eventos oficiais e, fartíssimos em cargas de discursos longos - em cerimônias de aberturas - parecendo até que a campanha eleitoral está começando. Em solenidade com mais de cinco discursos seria bom, para o bem de todos, se as autoridades consultassem um cronômetro e dessem uma olhadinha no semblante da platéia para medir o grau de satisfação dos ouvintes, que às vezes aplaudem na esperança de que o meeting esteja chegando ao fim o que nem sempre acontece.

AOS MESTRES DE CERIMÔNIAS - Aqui vai uma orientaçãozinha, gratuita, para os mestres de cerimônias oficiais que, pelo que tenho visto, estão necessitando de algumas aulas para o bom desempenho desse importante trabalho, que não requer, somente, voz bonita: 1 - O mestre de cerimônia não é autoridade e dessa forma deve ser visto como um simples instrumento a serviço da autoridade, da instituição. Deve ser discreto, impessoal e por isto nunca falar na primeira pessoa, usando o EU. Em vez de “eu convido”, falar “convidamos”, pois não é ele quem “assina o convite”; 2 - O mestre de cerimônia não é detentor da palavra e por isto não pode dizer “passo a palavra ao governador” (exemplo) que é, sim, o dono da palavra. Anuncia, apenas; 3 - O mestre de cerimônia não convida o governador para discursar. Isto é como se o governador estivesse convidando a ele próprio, pois o mestre de cerimônia fala pela instituição Governo do Estado. Simplesmente anuncia. Convida quando a autoridade não faz parte do órgão promotor do evento. Outra: deve ficar para comícios essa invenção de anunciar durante todo o decorrer do evento pessoas presentes, entre elas representantes de gente que nem presente deveriam ser citado. Por hoje, só estas. Chega... Estarei à disposição para quaisquer dúvidas. Não cobro.

ESTA É PARA AS AUTORIDADES – Ninguém agüenta mais essa leitura de nominatas de cerimonial (cartões) que tiram metade do tempo dos discursos e enchem a paciência dos convidados. Ultimamente tem surgido um tal “quero aqui cumprimentar...”, que quando começa não tem mais fim. Isso só existe, hoje, em comício porque é o interesse do candidato prestigiar o eleitor, mandando abraços, beijos, recadinhos e tudo o que bem quiser. Nas cerimônias oficiais é diferente. O protocolo deve ser cumprido para que haja o tom de seriedade, de beleza e tornando o evento agradável e que não seja tão longo, todos saem satisfeitos. Rondônia é um estado novo, moderno, e suas autoridades não podem fazer feiúras.

PRIMEIRA DAMA - Ouvi alguém falar, em discurso, “segunda dama” ao fazer referência à esposa do vice-governador, que esteve no exercício do cargo semana passada. Não existe isto, como não existe, também, primeira dama da assembléia, primeira dama do judiciário, primeira dama até de casa comercial. O título (não é cargo) primeira-dama é usado, somente, para as esposas do governador do Estado e do prefeito do Município.

Fonte: Ciro Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)