Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna dia 06/08/08


Coluna dia 06/08/08 - Gente de Opinião 
FICHA LIMPA

O acirrado debate que se trava nos meios político-partidários e jurídicos do País, em torno da elegibilidade ou não de envolvidos em delitos, vem provocando nos presidentes dos Tribunais Regionais a necessidade de sentir o quanto a sociedade está saturada de ver, a cada eleição, repetirem-se os escândalos envolvendo seus representantes no Legislativo e Executivo, sem que dificuldades maiores se lhes imponham para entrar ou continuar na política. Que este cenário de complacência com a imoralidade precisa ser mudado, ninguém discorda. Só que não o será por cima das leis e muito menos de mandamento expresso da Constituição, cujo desrespeito implicaria o pior dos precedentes. Na verdade, a questão dos fichas sujas não seria tão importante pauta de discussão, se os partidos políticos tivessem o costume salutar de investigar e selecionar com rigor todos os que pretendem se inscrever em seus quadros e obter legenda para concorrer a algum cargo eletivo. Se isto fosse feito ganharia o partido, a politica e melhor ainda, o povo. Mas não é feito. O que temos visto, nesta terra de Rondon, É gente da pior espécie - assaltante, assassino e muito analfabeto querendo ser vereador para usufruir das benesses do cargo sem saber sequer o que vai fazer na Câmara. O importante é ser autoridade, ser chamado de excelência, com todas as honras.


MILITARES TIVERAM DIAS DE FESTA

O Quinto Bec comemorou os 43 anos de sua criação para trabalhar em Rondônia. Em 1967, chegando do Ceará, nesse mesmo mês de agosto, já encontrei suas caçambas ajudando a aumentar a insuportável poeira da cidade, naquele tempo sem asfalto. Incomodava bastante mas a população entendia e tolerava, porque aquela movimentação significava trabalho e esperança de um novo tempo. Como jornalista tive boas relações com o grande comandante Weber, o primeiro, com o sub-comandante, coronel Oliveira e o coronel Correia e sua família, D. Neusa e os filhos. Eram pessoas sociáveis e bem relacionadas com a área civil. O coronel Carlos Aloysio Weber era um gaúcho de cara fechada, sisudo, mas acessível e humano. Vi, de perto (ao seu lado), Weber derramar muitas lágrimas, com o rosto encharcado de poeira da bêerre, diante do cadáver do filho (morto em acidente), inconsolável. Rogério Weber, 18 anos, morreu pilotando uma moto na avenida que hoje tem o seu nome. A sua morte abalou a cidade.

Dia 24 foi a vez da 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemorar o seu dia, os 39 anos de sua instalação, substituindo o 3º Grupamento de Fronteira, que tinha no comando, um oficial jovem, o capitão Fernando Batalha; em seguida a 3ª Cia foi transformada em Comando de Fronteira Acre-Rondônia – CFAR, que teve entre os comandantes mais populares o coronel Godoy casado com uma guajaramirense, muito ligado a Rondônia. Godoy, falava alto, tratava as pessoas pelo nome (até pessoas simples, pouco conhecidas) e gostava de saborear uma cervejinha, depois do expediente (ainda fardado) no Café Santos (hoje uma farmácia, na 7 de Setembro) na companhia de amigos como o Dr. Hamilton Gondim,  os jornalistas Ary de Macedo e Euro Tourinho, Glaber Magalhães (IBGE) e outros. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sob o comando de um general-de-brigada, teve comandantes de alto conceito, entre eles, o general Oswaldo Muniz Oliva (pai do atual senador Aluísio Mercadante (SP), que usa o sobrenome da mãe), que incentivou movimentos na área cultural, como o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, criado em reuniões de sua iniciativa). De lá para cá muitos generais passaram pelo comando, vindos de estados do Nordeste, do Sul e de outras regiões, diferentes da nossa. A maioria quando vai embora leva saudade de Porto Velho.  


 

Coluna dia 06/08/08 - Gente de Opinião
 

Coluna dia 06/08/08 - Gente de Opinião
Na comemoração do aniversário da Brigada Príncipe da Beira, o general Bringel, comandante, entrega o título de Amigo da Brigada à desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça e a D. Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho 

 Coluna dia 06/08/08 - Gente de Opinião
Na solenidade de aniversário do 5º Bec, 
presentes, a Sra. Valdecir, esposa do comandante Viana, 
e as filhas Natália e Marina



NOVÍSSIMAS

O diretor do Alto Madeira, Euro Tourinho, recebeu do seu amigo Conegundes um exemplar do “Jornal Theresopolitano” edição de 1912, com notícias bem interessantes, das quais destacamos estas (respeitamos a grafia original):  “Naufrágio do Titanic”; “A hora do Geenwich começa a vigorar hoje em todos os Paízes!”;  “Falecceu hontem o Barão do Rio Branco”;  “Filhos de Tiradentes em Therezópolis”; “Capital da Bahia é bombardeada” e, por último, esta - a manchete e o texto: “Inaugurada a Madeira-Mamoré. Foi inaugurado hontem o trecho final da estrada de ferro Madeira-Mamoré, também conhecida como “Mad Maria”. O ousado emprehendimento, que iniciou-se em 1908, ceifou a vida de mais de 1500 trabalhadores, que vivendo  em condições precárias morreram de doenças como a malarya e febre amarela, típicas da selva do norte do paiz. Espera-se que o seu funcionamento ajude a transportar a produção de borracha, que este anno atingiu o “record” de  42.000 toneladas, dos seringais, até os portos de Belém e de Manaus”.


D R O P S

BOLSAS DA FIMCA - A direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, está disponibilizando 600 bolsas de estudo distribuídas em dez cursos: Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo Ambiental, Nutrição, e Gestão Hospitalar.   Isto, além das bolsas já existentes em vários outros cursos.

MENOS AGUA - “A área inundada da Usina Hidrelétrica do Santo Antônio vai ter que alagar menos”. Quem falou isto? – Nada menos nada mais do que o ministro Minc, do Meio Ambiente aquele que seu nome é confundido com a sigla do Ministério da Cultura. Mas como, ministro Minc? O projeto está pronto há muito tempo e o que dizem é que não vai alagar nada. Será que só uma palavrinha sua – “alaguem menos” – as águas não vão rolar? 

CASA DO ANCIÃO - Está sendo anunciada a reforma da Casa do Ancião, criada, não há 30 anos como está sendo noticiado, mas há quase 40.  Ninguém lembra que a Casa do Ancião foi construída pelo Lions Rio Madeira, com trabalho voluntário dos próprios associados do clube, quando era presidente o Sr. Raimundo Figueiredo Cavalcante (falecido) pai do oftalmologista Aníbal Cavalcante. Dei minha parcela na construção, carregando tijolo junto com outros companheiros do Lions.  Antes funcionava no local a Sociedade dos Vicentinos.

JORNALISTAS REGULAMENTADOS ? - Estão escrevendo notícias erradas dizendo que os jornalistas serão regulamentados: para quem não sabe, é bom saber que a profissão de jornalista já é regulamentada há muitos anos. O que vai haver é um estudo para propor alterações na legislação o que é uma real necessidade. Quando saiu a regulamentação eu fui o primeiro jornalista de Rondônia a requerer o registro profissional que é definitivo. Meu registro, que tem o número 0001, teve autorização do ministro do Trabalho e foi publicado no Diário Oficial da União. Uma raridade, pois.

O AZUL DO PALÁCIO - Não ouvi, ainda, nenhuma reclamação sobre a nova pintura do Palácio Presidente Vargas. Será que os defensores da antiguidade estão dormindo? E aqui pra nós: o azul está bonito muito melhor do que a palidez antiga. 

OS PINTOS DO SANDRO – Mesmo dizendo na defesa que já fazia isto há muito tempo e que não trocava o pinto por voto, acho que foi uma tremenda mancada a do jovem Sandro Ferreira protagonista da história dos pintinhos. Lamento pelos seus pais, ambos falecidos, o engenheiro ex-prefeito Luiz Gonzaga Ferreira e professora Claudete pessoas do mais alto conceito na cidade.  O que acho é que para esse tipo de crime deveria haver uma prisão menos indigna. O “Urso Branco” é lugar para assassinos, estupradores, e marginais perigosos, muitos circulando nas ruas da cidade sem serem incomodados.

LUZ, LUZ... - Os donos da luz devem fazer uma caminhada no Espaço Alternativo (avenida Jorge Teixeira). Verão que lugares escuros são perigosos e lâmpadas queimadas precisam ser substituídas. 

PARABÉNS

- PEDRO ORIGA NETO, advogado, um dos mais antigos e prestigiados, completa mais um ano de vida dia 5 de agosto. Nossos parabéns, antecipados.

- Dia 7 o advogado e correspondente do Alto Madeira em São Paulo, LUIZ MENDONÇA TOURINHO. Luiz é especialista na cobertura de eventos envolvendo mulheres bonitas, como concursos de misses (esteve agora no Vietnã, no concurso Miss Universo) e desfiles de moda.

Fonte: Ciro Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)