TC NO DIA DO MEIO AMBIENTE
O Tribunal de Contas de Rondônia comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras sobre a importância da data, que serve para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de ações urgentes objetivando a preservação do meio ambiente, o que pode ser feito das mais diversas formas. A palestra que mais prendeu a atenção da platéia, no auditório do TCE, composta, a maioria, de servidores da instituição, foi a do expositor Ivaldo Ferreira Viana com o tema “Qualidade da água em Porto Velho”. Ele informou (para os que não sabiam) que apenas três por cento de Porto Velho tem esgoto doméstico e que toda sujeira da cidade vai para os igarapés e canais. Que apenas 20 por cento da população tem água tratada. Outros expositores, também do Departamento de Controle Ambiental do TCE, participaram do evento com temas voltados para o meio ambiente: Manoel Fernandes Neto falou sobre o trabalho do DCA, no tocante a auditorias ambientais; João Bosco Lima de Siqueira, “Disposição final dos resíduos sólidos urbanos”, destacando as condições do lixão; Fabrícia Fernandes Sobrinho, “O reflorestamento”, e Priscila Menezes Andrade, “A conscientização ecológica no ambiente da Administração Pública”. A abertura do evento foi feita com pronuciamento do presidente do TCE, José Gomes de Melo, que mostrou que “o homem tem se preocupado cada vez mais com o meio em que vive, despertando a sua consciência ecológica com o pensamento voltado para as consequências de seus atos”. No final, houve distribuição de folders e de mudas de plantas. Açaí, andiroba, jatobá, flamboyan e freijó foram algumas mudas distribuidas.
LIVRO PARA CRIANÇAS
Dentro do programa foi lançado o livro infantil “Era uma vez um peixe” escrito por Flora Castelo Branco com ilustrações de Maria Regina Crema, com uma historinha sobre a questão ecológica, a proteção da fauna.
|
Conselheiros Edilson Silva, José Gomes de Melo (presidente) e Valdivino Crispim na exposição de mudas de plantas que foram distribuidas. |
|
Flora Castelo Branco autografa seu livro infantil para o jornalista Lúcio Albuquerque, do Instituto de Pesquisas do Tribunal de Contas. |
MILITARES EM PASCOA
Quinta-feira, dia 4, aconteceu na Catedral a tradicional Páscoa de Militares e Policiais, com a participação de representações do Exército – 17ª Brigada de Infantaria de Selva e 5º Bec, Aeronáutica, Marinha, da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e, também, da Policia Federal e da Polícia Civil. A igreja matriz esteve lotada, numa cerimônia muito bonita, e mereceu o agradecimento e elogios do comandante da Brigada Forte Príncipe da Beira à comissão organizadora do ato religioso. Os militares evangélicos realizaram a Páscoa com cânticos e orações na igreja Wesleyana com direção do pastor Waldemar Marinho.
ABRAJET VOLTANDO
Idosos, não! - “Os três mosqueteiros” são cidadãos em plena atividade, jornalistas experientes e apaixonados pelo que fazem. Euro Tourinho, que nunca pára, é o primeiro que chega à redação do jornal e o último que sai; José de Anchieta Correia, que nunca termina de estudar e estar sempre atualizado; por último, o mais jovem do trio, este repórter cearense. Os três, estão fazendo renascer a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) que parou suas atividades como Seccional em Rondônia, durante um bom tempo e agora volta como Comitê com um número menor de filiados. O Anchieta esteve no Congresso da Abrajet Nacional, realizado em Cuiabá no mês de maio, onde foi aprovada a proposta de Rondônia para a criação do Comitê, com a coordenação inicial dele (Anchieta), que tem um monte de projetos para desenvolvimento. Uma reunião foi convocada para o dia 9 de junho, com a participação de outros associados para que seja dado o ponto de partida para um novo tempo da Abrajet/Rondônia.
D R O P S
PÃO E VINHO - Corpus Christi, que cai em 11 de junho, é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue. A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Para os católicos é uma festa de comparecimento obrigatório à missa. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.
HIRAN GALLO - O Conselho Federal de Medicina encerrou sexta-feira, em Brasília, o II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico. O evento, considerado um sucesso pelos participantes, foi coordenado pelo rondoniense, médico Hiran Gallo, conselheiro federal e diretor-tesoureiro do CFM, que destacou a realização do Fórum como uma excelente oportunidade para alavancar o cooperativismo médico e como forma de revigorar os parâmetros de ética médica e atendimento a população. “O nosso colega Hiran é uma pessoa bem articulada, trabalhador e correto em suas ações. Representa com grandeza a classe médica de Rondônia e do Brasil”. Esse elogio foi do vice-presidente do Conselho Federal, Roberto D’Ávila, durante sua visita a Rondônia, há pouco tempo.
C&A É DO BRADESCO - Bradesco fechou na última quinta-feira, 4, a compra do Banco ibi, ligado à rede varejista holandesa C&A, em um negócio de mais de R$ 1 bilhão. A compra será anunciada hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É a primeira aquisição feita pelo Bradesco na gestão de Luiz Carlos Trabuco, que assumiu a presidência em março deste ano. No total, o ibi tem uma carteira de mais de 20 milhões de clientes. Além de cartões de crédito, a instituição opera também com crédito pessoal e no financiamento das vendas das lojas. A venda para o Bradesco faz parte da estratégia da Cofra Holding AG, controladora da C&A, de se desfazer de todas as suas operações bancárias no mundo.
DURO NA QUEDA - Cezar Zoghbi, antigo comerciante na cidade, que está com 85 anos bem vividos, assustou a família com um AVC que o colocou em uma UTI durante 11 dias. Cezar teve que parar de falar das coisas erradas de Rondônia por alguns dias mas, em casa, recuperando as forças, promete logo voltar à sua calçada para conversar com os amigos que passam na rua. E pelo jeito vai muito longe, ainda. É o que os amigos querem.
Fonte: Ciro Pinheiro / www.gentedeopiniao.com.br / Jornal Alto Madeira
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)