Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna dia 10/02/08


O CARNAVAL QUE PASSOU

O que falam por aí é que o nosso carnaval superou as expectativas. Tanto as festas como o carnaval promovido pela Prefeitura e pelo Governo foram bem animadas e a segurança, com o trabalho da Policia Militar, funcionou muito bem. As festas, não concordo totalmente. Os grandes bailes de antigamente não voltam mais. Era muito diferente, naquele tempo. Não quero ser saudosista, mas é bom relembrar os carnavais de salão do Ferroviário, Clubes dos Oficiais (5º Bec), Ypiranga e um pouco mais atrás, o Bancrevéa, que freqüentei, muito. Mas vamos ao atual, porque é esse que existe: A abertura oficial, com o tema Carnaval da Energia, levou ao Kabanas dezenas de convidados da Prefeitura. Uma festa animada. A boa novidade, este ano, foi o Baile Dourado, no Casablanca, dia 1º de fevereiro. Dizem que ainda não foi o esperado, mas, com certeza, vai ser o carnaval de matar saudade, talvez, nos próximos anos, o melhor da cidade. Na rua, como sempre, a Banda do Vai Quem Quer reinou soberana sob o comando do Manelão, levando perto de 100 mil pessoas ao desfile, segundo os cálculos divulgados. Com chuva, a Banda provou que é boa até debaixo d’água. O bloco Rio Caiari no primeiro dia levou ao centro de cidade foliões conhecidos, a maioria deles moradores do tradicional bairro. Na Avenida dos Migrantes, onde os desfiles foram abertos, na noite do domingo, pelas escolas do grupo de acesso a campeão foi a escola Rádio Farol. No grupo especial a velha escola Diplomatas do Samba levou o título de Campeã do Carnaval de 2008, com o enredo “O Folclore de Antonio Castro Alves”. Merecidamente.

O Bloco Rio Caiari animou o centro da cidade na abertura do carnaval de rua. Aqui estão algumas fotos:

Coluna dia 10/02/08 - Gente de Opinião
 Henrique e Eurly Tourinho, nunca faltam

Coluna dia 10/02/08 - Gente de Opinião
Amigas, sempre: Fátima Albuquerque e Vanessa Darwich 

Coluna dia 10/02/08 - Gente de Opinião
 Na quadra do Sesc, como sempre, o bom carnaval do comerciário, com animação e muita tranqüilidade. Festa para todas as idades 

Coluna dia 10/02/08 - Gente de Opinião
O rei Momo e a rainha do Carnaval abriram os festejos n o Baile Municipal e fizeram pose com os convidados, entre lês o jornalista Euro Tourinho. 

Coluna dia 10/02/08 - Gente de Opinião
No primeiro dia do desfile carnavalesco o carro basculante que estava à procura de lixo para recolher na avenida dos Migrantes era um luxo só. O gari com uniforme novo e meião na mesma cor até o joelho. Ainda bem que não encontrou lixo e voltou limpinho como chegou. 

Parabéns

10 fevereiro – Aniversário do advogado ORESTES MUNIZ, ex vice-governador do Estado e presidente da OAB até pouco tempo.

11 – JOÃO APARECIDO CAHULA, vice-governador do Estado.

13 – Desembargador EURICO MONTENEGRO

14 - Conselheiro EULER POTIGUARA DE MELO, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado.


D R O P S

PAINEL - Tribunais de Contas dos estados amazônicos estarão reunidos amanhã para providências preliminares sobre a participação de cada um no Painel Amazônico previsto para o dia 27 de maio, tendo como tema central os 25 anos do TCE – Rondônia. Participam o Ibama, a Sedam, o Sipam, o Batalhão Ambiental (PM-RO) e a Sedam.

DIRIMINDO - Em Coluna passada escrevi, aqui, que era estranho o nome de “Jornalista Fernando Escariz” dado a uma escola de Porto Velho. O vizinho do “Banzeiro”, José Carlos Sá, prontamente, esclareceu que o homenageado havia realizado trabalho para a Termonorte (empresa que patrocina a escola) e que morreu, misteriosamente, em viagem na costa amazônica. Explicado, pois.

LIXO X LUXO - Saiu no Banzeiro reclamação de um leitor sobre a situação de carros que coletam lixo “sujos, exalando mau cheiro e espalhando mosca”. Não foi isto que eu vi no desfile das escolas de samba na avenida dos Migrantes: o basculante que dava apoio aos garis novinho em folha, brilhando, cheiroso e o gari postado no carro, pronto para recolher o lixo (inexistente na avenida), com uniforme novo, tênis também e, para completar a elegância, meião (até o joelho) da cor da roupa. Será só esse?

DISCUTIVEL – No geral, sou contra a bebida nem qualquer lugar. Mas a proibição de bebida na área urbana das cidades deve ser tratada com cuidado. Quem tem residência na Avenida Jorge Teixeira ou na Avenida dos Migrantes nunca vai dar seu endereço dizendo que mora na Br-364 ou na 319 que são estradas fora da cidade, na área urbana são avenidas. Quem bebe um copo de cerveja em um bar numa dessas avenidas, que, com certeza, nem sempre é um caminhoneiro, nunca vai chegar em casa dizendo “eu tava num bar da bêerre”. Impedir que o comércio dessas ruas e avenidas, vendam bebida não é atribuição de quem cuida de rodovias. A punição deveria ser, com toda severidade, para os irresponsáveis que bebem e dirigem, mas não para o comerciante que paga os tributos municipais. Ou quem manda na cidade, nas vias urbanas, inclusive dando o nome a todas elas, não é o prefeito? Não é?

VIDA - “Escolhe, pois, a vida” É o lema da campanha da Fraternidade 2008, lançada pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Moacir Grechi. A campanha que tem como foco a defesa da vida humana desde a sua concepção até a sua morte natural.

ALGO NO AR - Antigamente Eurly - pseudônimo do colunista social mais prestigiado até o final dos anos 60 - (ao qual substituí no jornal Alto Madeira), quando ia estourar algum fato grave no Território avisava na Coluna: “Tem algo no ar, mas que não é avião”. Algum tempo mais tarde era o colunista Roberto Vieira que soltava sempre a frase “Quem viver verá”. Hoje, levando em consideração o clima atual (não é o clima atmosférico) uso as duas frases famosas. Quem vier verá. Aguardem.

...E MAIS - Esta coluna está no jornal Alto Madeira e, mensalmente, na revista Momento Brasil

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)