Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna dia 10/08/08


 

Coluna dia 10/08/08 - Gente de Opinião

Venceram os fichas sujas

Não cabe mais recurso da decisão do Supremo Tribunal Federal, que recusou, por 9 votos a 2, a ação que a Associação dos Magistrados Brasileiros movia e liberou a candidatura dos ditos políticos com “ficha suja”. Na ação, a AMB defendia o argumento de que políticos com algum tipo de condenação - mesmo aquelas sobre as quais ainda cabe recurso - poderiam ter o registro de candidatura recusado pela magistratura. Durante o julgamento, que durou quase oito horas, venceu a tese do relator do caso, ministro Celso de Mello. Ele argumentou que indeferir uma candidatura por esse motivo contraria o princípio constitucional da presunção de inocência e do devido processo legal. O ministro Carlos Ayres de Brito (que é presidente do TSE) defendeu a tese da AMB. Da parte da Justiça é definitivo. Cabe o julgamento final, agora, ao eleitor, que pode, somente ele, anular, com o seu voto, a decisão da Justiça, tirando da vida pública os políticos desonestos. A bem da verdade, não são todos. Não podemos generalizar. Entre eles é possível encontrar gente honesta. O mau político compra o voto e procura recuperar o dinheiro gasto na campanha, roubando, tirando do que pagamos em forma de imposto e que deveria ser destinado para a despesa com educação, saúde, segurança e outras necessidades que não temos. Pense nisso. A vingança é o nosso voto. É ele a nossa arma.


DIA DOS PAIS: SAUDADE

Já se foram 60 anos, numa noite de São João, tempo de festas, de alegria: numa madrugada sertaneja, quando todos dormiam, parava o coração do meu pai, Joaquim Clicério Pinheiro de Andrade, aos 63 anos de idade. Criança, ainda, aquilo foi um pesadelo para mim. É lógico que senti muita falta, mas bem mais adiante, perto dos 15 anos, foi que a ausência, real, do meu pai foi sentida com uma dor bem maior. Tive pouca oportunidade de conversar com ele e, mais tarde, já assumindo a responsabilidade pelo meu destino, precisei de seus conselhos, da sua orientação e já não tinha sua presença. Nesse tempo, chorei, de verdade. Quando jovem meu pai deixou o Ceará para tentar a vida na Amazônia, com mais dois irmãos. Enfrentaram muitas dificuldades e um deles, o mais novo, vítima de beribéri, morreu na região do Alto Purus. Meu pai era um homem de muita fé, um cidadão correto, um exemplo de humildade, amante da família. Com apenas 10 anos, eu não percebia, ainda, que havia a possibilidade de perdê-lo tão cedo. Apesar da distância no tempo e da curta convivência que tive com ele, guardo na lembrança a sua imagem e recordações que procuro não deixar morrer. Pequeno agricultor e pecuarista, não deixou bens materiais valiosos para os 14 filhos, mas deixou, sim, um exemplo de integridade e de honestidade que procura ser seguido por todos os descendentes.

No Dia dos Pais

Túlio e Nádhia, herdeiros das minhas virtudes. Meus defeitos ninguém herda, são meus, levo todos comigo, por onde for. 

Coluna dia 10/08/08 - Gente de Opinião


No Dia dos Pais

Euro Tourinho, 86 anos, saúde firme, um paizão. Deu ao mundo nove filhos, 33 netos e 22 bisnetos. Por enquanto. 

Coluna dia 10/08/08 - Gente de Opinião

Parabéns

D. SANTINHA ALENCAR recepcionou amigos dia 9 de agosto em Fortaleza do Abunã para comemoração dos seus 90 anos de vida. As filhas prepararam a festa e ela, animada, como sempre, participou de todos os momentos. D. Santinha foi durante muitos anos administradora da vila. No convite, uma mensagem: “O encanto da vida depende unicamente das boas amizades que cultivamos”
   .
11 - 08 – Na Itália, o padre JOÃO CARLOS ISOARDI, ex-diretor do Colégio D.Bosco ### JOÃO PAULO SARAIVA LEÃO VIANA, cientista político, professor na Escola do Legislativo (ALE).

12 - 08 – CLAUDIO BATISTA FEITOSA leiloeiro, pesquisador, pescador, contador de histórias, leão, escritor, poeta, compositor, autor de vários hinos. ## Sra. SÔNIA VALLADARES, esposa do engenheiro (ex-prefeito) Sebastião Assef Valladares. ## Sra. REGINAMAR VIEIRA MAGALHÃES QUEIROZ, esposa do desembargador Roosevelt Queiroz.

13 - 08 – Desembargador WALTER OLIVEIRA, ex-presidente Tribunal de Justiça. ## BADER MASSUD JORGE, conselheiro (aposentado) do Tribunal de Contas do Estado, ex-prefeito de Guajará-Mirim. ## HELIO MAXIMO PEREIRA, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas.


D R O P S

CHINA - A beleza da festa de abertura dos Jogos Olímpicos é superada em cada realização e a China mostrou a mais bonita de todos os tempos. Entre os 86 chefes de Estado presentes, o presidente Lula, acenou para colegas querendo apoio para a campanha para o Rio ser sede dos Jogos em 2016. Se com o velho Maracanã, ou gastando bilhões com fez a China... É difícil chegar pelo menos perto do que foi feito em Pequim.

CONTRA A CORRUPÇÃO - O presidente da OAB/Rondônia, Hélio Vieira da Costa, conclamou os 15 novos juízes incorporados ao Tribunal de Justiça, a reforçar as ações de combate à corrupção eleitoral, através do “Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e Pela Ética na Política”. A convocação foi feita durante discurso na posse dos novos juízes.

MOMENTO - A revista Momento Brasil edição de agosto está nas bancas com boas matérias. Como em todas as edições saio com duas páginas.

TAMBÉM – Estou, também, no site www.gentedeopiniao.com.br, com coluna semanal.

LEÕES NO DESFILE - Os clubes de Lions de Porto Velho e de Candeias do Jamary participam, mais uma vez, do desfile de 7 de Setembro. Já é tradição. O Lions do Candeias traz sua fanfarra que no ano passado ganhou elogios no desfile.

AUMENTO - A Receita Federal vai aumentar em 30% o imposto de bebidas a partir de outubro. A mudança atinge vinho, uísque, cachaça e vodka, deixa fora a cerveja. Não lamento nem pela minha dose (metade de meio copo) diária de vinho. Tenho garrafas da marca “quemidão”.

CLASSE MEDIA - Li manchetes dizendo que “a classe média cresceu”. Fiquei pensando: os de cima desceram ou os de baixo subiram? Se os da classe alta perderam esse status é triste porque com mais um tempo descem ainda mais engrossando a população pobre; se os mais pobres subiram também não é bom: sendo pobres não têm o que perder, já vivem lascadamente e apenas sobrevivem, acostumados com as dificuldades da vida. Chegando à classe média passam a viver no sufoco, atacados de todos os lados, imposto para pagar, planos de saúde, gasolina do carro, remédio, escola dos meninos, salário pequeno e atrasado e muita coisa mais. 

HOMEM DE DEUS - Carros de som já estão circulando na cidade divulgando candidatos, que cá pra nós, eu, que conheço um bocado de gente nesta cidade, nunca ouvi falar, a maioria. Ontem ouvi este: “Fulano de tal, homem de Deus, filho de Porto Velho”. Com essa propaganda discriminatória dificilmente vai ganhar. Filhos (ou homens) de Deus, todos somos. O candidato quer dizer que é melhor do que as outras pessoas, porque é “homem de Deus”. Filho de Porto Velho, pior ainda. Se a maioria do eleitorado não nasceu aqui, fica difícil o apoio. E está provado que ser portovelhense não é garantia de que o candidato é competente, honesto e tem amor à terra. Temos péssimos exemplos disto.

JUIZES - É de paulista a maioria dos novos juizes empossados dia 3 deste mês pelo TJ. São 6 de São Paulo, 2 do Paraná, 2 do Mato Grosso, 1 da Bahia, 1 do Espírito Santo e, de Rondônia, três.

JERÔNIMO - Em Brasilia, longe das fofocas paroquianas de Rondônia, o ex-governador Jerônimo Santana é muito bem informado, mais do que muita gente pensa, sobre a nossa movimentação política. Se a saúde (ou a falta) não permite seu deslocamento para longas distância (é difícil vir a Rondônia) sua mente está perfeita e isto lhe permite criticar, com a veemência costumeira, tudo o que considera errado no Estado que governou. Recebe o jornal Alto Madeira e vez por outra manda para seu amigo Euro Tourinho jornais de Brasília assinalando matérias mais interessantes.  

 Fonte: Ciro Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)