Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 - 09h40
Ji-Paraná
Estive, há poucos dias, visitando Ji-Paraná, cidade bonita, que há muito tempo eu não via. Minha visita foi de um dia, apenas. Tentei, de carro, percorrer algumas ruas e conhecer alguns locais da cidade e, confesso, não consegui. Perdido, totalmente “ariado” (como falam no meu Ceará) pensei nas outras vezes quando viajava com freqüência pelo interior de Rondônia, a maior parte das viagens nas décadas 70/80, à serviço da Prefeitura de Porto Velho (quando o nosso Município ia até Vilhena), ou do Governo do Território. Numa das vezes lá pelo inicio da década 70, quando a luz apagava bem cedo da noite, eu sai da casa de uma namorada, no escuro a caminho da sede da antiga sub-prefeitura, ou Administração Distrital de Vila Rondônia, mais ou menos três quadras de distância, onde eu pernoitava (em um quarto de hóspedes) nas minhas viagens. Perdido, na escuridão, fui encontrado por funcionários da Emater (tinha outro nome, naquele tempo) em um Jeep, que me levaram ao meu destino. Agora é tudo diferente. Procurei identificar alguns locais antigos e pouco consegui. Uma cidade bonita, bem cuidada, segundo dizem melhor do que Porto Velho. Conversei com um amigo quem morou em Porto Velho e ele disse, com entusiasmo, que não volta, de jeito nenhum. Administrada por dois pioneiros, o prefeito José Bianco, advogado, prefeito pela segunda vez, senador e governador do Estado e o vice-prefeito Assis Canuto, engenheiro-agrônomo, foi prefeito, deputado federal e vice-governador. Ambos têm amor pela cidade. Com certeza vai continuar melhorando. Voltarei mais vezes.
Há mais de 30 anos era assim a sede da sub-prefeitura
Atual Palácio Urupá
ODONTOLOGIA: FORMATURA NA FIMCA
Aconteceu na noite de sexta-feira (15), a solenidade de outorga de grau da sétima turma do Curso de Odontologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA no anfiteatro da Instituição.
O diretor Aparício Carvalho, emocionado, que destacou o momento como muito especial na vida de todos que fazem a Instituição. Falou da grandiosa emoção vivida pela faculdade em cada formatura realizada. “Como diretor de uma faculdade que começou pequena no centro da cidade e que nestes dez anos de atividades acabou se tornando uma das maiores faculdades da Amazônia. Isso nos enche de orgulho. Graças a este crescimento pudemos dar a cada um de vocês a formação necessária para pudessem exercer uma profissão tão bela e gratificante quanto a de cirurgião dentista”.
Aparício também destacou a atuação dos professores e lembrou a importância dos familiares dos formandos que, confiaram na instituição e em seu compromisso de transmitir conhecimento que os capacitasse a ser um profissional qualificado e capaz de atuar em qualquer parte do país. “Temos certeza que a sociedade de Rondônia ganha profissionais gabaritados para exercer suas atividades com ética, responsabilidade e presteza”.
O formando Rudson Freitas Santos proferiu o juramento pela turma que teve dois oradores – Eunira Cristina Silva Souza e Jean José Dunga de Oliveira que contaram um pouco da história da turma que começou em 2004.
No final da cerimônia o diretor Aparício Carvalho pediu que as carteiras provisórias de cirurgião dentista expedidas especialmente para a solenidade pelo Conselho Regional de Odontologia fossem distribuídas aos formandos pelos membros da mesa de honra. “A entrega dos registros durante a cerimônia consolida definitivamente o Curso de Odontologia e a FIMCA como Faculdade cujo nome é referência de ensino de qualidade na formação dos melhores profissionais”, afirmou Aparício Carvalho.
Parabéns
20 - 02 - Aniversário do conselheiro JOSÉ BATISTA DE LIMA (aposentado) do Tribunal de Contas de Rondônia.
JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA ALMEIDA – Diretor Administrativo/Financeiro do SESC- RO
EURIPEDES MIRANDA BOTELHO - Ex-deputado federal e presidente da Ceron.
22 - Engenheiro-agrônomo EURO TOURINHO FILHO, primeiro reitor (instalador) da UNIR e ex-secretario de Cultura do Estado.
23 - UIRANDÊ CASTRO, Empresário, proprietário (com os filhos) do Aquarius Selva Hotel e de outros empreendimentos na cidade.
D R O P S
FRASE ESPECIAL PARA O MOMENTO: “Se quiseres por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder” Abraham Lincolm.
IMPOSSIVEL - Noticia diz que ambulantes da Praça Marechal Rondon querem impor condições à Prefeitura para permaneceram no local. Será moleza muita se a Prefeitura permitir. Não é possível continuar como está, com venda de almoço, churrasco, carne de bode, bebida, uma verdadeira feira livre na principal praça da cidade, onde está o busto do patrono do Estado. Na parte que fica embaixo, na Rogério Weber, até que pode ser. Na praça, não!
RETIRADA - E quero ver quando é que os boxes (já tem até de alvenaria) na frente do Cláudio Coutinho, invadindo a Avenida Pinheiro Machado, vão sair. Com a nova praça Aluízio Ferreira, quase pronta, não é possível. Quem vem do lado do Carmela Dutra, encontra pela frente metade da via impedida, interditada com pedaços de pau (lixo) e o pessoal, cedo da tarde, folgadamente em mesas bebendo cerveja quase no meio da avenida. Com carros estacionados no lado da praça, às vezes é preciso pedir licença para passar.
MONSTRENGO - E a praça Getúlio Vargas? – Com a construção do Centro Cultural (?) no lugar do antigo mercado e a reforma do Palácio Presidente Vargas, é preciso uma praça nova. Sem aquele monstrengo que chamam fonte luminosa que nunca funcionou e só serve como criadouro de dengue e sentina de marginais. Os queridos pioneiros, em vez de querer exigir o cor-de-rosa do palácio, deviam pensar em problemas como esse.
REFORMA DO PALACIO - Alguém deu informação errada ao governador Ivo Cassol. Ele disse que há 50 anos (conforme matéria em jornal) não era feita reforma no palácio. Não é verdade, Foi feita uma boa reforma no final do governo Humberto Guedes, há mais ou menos 30 anos, o que, realmente, é um bom tempo. Nessa reforma os órgãos da Governadoria (inclusive o gabinete do governador) foram transferidos para o prédio onde funciona o Centro da Criança e do Adolescente, na Praça das Caixas D’Água. Mas não é essa diferença de tempo que faz com que o palácio não precise de reforma. Já devia ter sido feita há muito tempo.
NIEMAYER - Já pensaram? Porto Velho com uma obra arquitetônica de Oscar Niemayer? É o que está sendo anunciado pelo professor Hildebrando Pereira, presidente do Instituto de Pesquisas de Patologia e Doenças Tropicais. A futura sede do Ipepatro é um projeto doado por Niemayer, o arquiteto de Brasília, um dos maiores do mundo.
EURO - O jornalista Euro Tourinho foi ao Rio com duas finalidades: a posse do filho Euderson na Academia de Medicina do Rio de Janeiro e o casamento da neta, também médica
É SÓ HOJE - A TAM realiza neste final de semana a campanha "Ofertas TAM", com passagens a partir de R$ 99,00 (ida e volta) para diversos destinos domésticos operados pela companhia. A promoção vale para viagens realizadas entre 28 de fevereiro e 29 de abril. Para aproveitar as tarifas promocionais, é necessário comprar os bilhetes de ida e volta no período até as 23h59 deste domingo (17/02).
CONTRA QUEM? - Enquanto o ministro Nelson Jobim se deslumbra com os armamentos franceses e russos, que quer comprar, a nossa Marinha vai gastar US$ 35 milhões na modernização dos seus submarinos de combate. Para combater com quem? É esta a pergunta do brasileiro.
INVERSÃO DE VALORES - Não quero dar uma de moralista nem fazer pensar que não gosto de admirar o que é belo mas, concordem ou não, dou minha opinião: inaceitável a onda que imprensa (especializada) vem fazendo em torno da mulher que desfilou pelada no Carnaval do Rio de Janeiro. Virou celebridade em poucas horas, saiu nos jornais e revistas mais importantes do Brasil e até foi manchete em de Paris. É mole?
Fonte: ciropinheiro@bol.com.br
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)