Domingo, 18 de maio de 2008 - 17h15
LEIS INJUSTAS
A prisão especial de um criminoso que, de acordo com conclusões da polícia, matou barbaramente a própria filha, é inaceitável, apesar da lei que dá essa mordomia aos detentores de curso superior. E aqui vai a pergunta: de quem foi a culpa maior, do pai que jogou a menina pela janela do sexto andar, ou da madrasta que agrediu a criança? Ela, a infeliz madrasta, não está tendo a mordomia do marido porque não estudou. Muito pelo contrário, está sofrendo bastante. Merece isto, é verdade.
No meu entendimento de leigo, acho que seria justo para aqueles que estudaram uma pena até mais severa. Esses que mostram um anel no dedo e um diploma na moldura dispõem de melhores condições de discernimento sobre o que é certo e o que é errado. Estas proteções constitucionais têm que ser abolidas, pois além de tudo elas desmoralizam a nossa Justiça. Se há necessidade de separar presos, acho que essa providência não depende de lei.
O foro privilegiado para autoridades nos casos de crime comum é outra imoralidade, é outra vergonha nacional. Está na Câmara dos Deputados emenda à Constituição que acaba com essa proteção injusta que contradiz um dos primeiros artigos da nossa Carta Magna, o quinto, onde é dito que todos são iguais diante da lei sem distinção de qualquer natureza.
Será que aprovam? É difícil porque é lá, na Câmara que "se esconde" boa parte dos privilegiados dessa lei esdrúxula. A prisão em cela especial seria mais justa se favorecesse pessoas idosas e doentes. O foro privilegiado para a autoridade que comete crime comum deveria, simplesmente, acabar.
Há, ainda, muita coisa errada no reino da Justiça. É o caso das liminares, das indenizações por dano moral e o instituto do hábeas corpus. Podem até não acabar, mas merecem um estudo muito sério sobre a aplicação.
PARABÉNS
BERENICE – Dia 17- 06 a professora (Unir) Maria Berenice Alho da Costa Tourinho recebeu parabéns pelo dia do aniversário. Com o marido Dr. Eudes Tourinho, reúne a família hoje para comemorar.
ANA LUIZA – Também dia 17 com beijos e abraços a pequena Ana Luiza comemorou o aniversário, 3 anos. Os pais, Marilda e Rochilmer Filho fizeram a festa.
LABIBE QUASE CEM
D. Labibe Bártolo completou 99 anos dia 13 de maio. Mãe de Walter Bártolo, Joaquim (Carola), Raquel, Fátima e Rodolfo (Carolinha). A família já pensa na festa dos 100 anos. Ela merece.
D R O P S
SAUDADE - O Sesc Esplanada realizou dia 10 (sábado) o Baile da Saudade, com homenagem às mães. O ponto alto foi o desfile de modas com a participação de idosas de 50 a 80 anos, terceira e até quarta idade, sob os aplausos dos presentes.
MISS CENTENÁRIO – Sábado, 17, no Ibirapuera (SP) foi realizado o Miss Centenário, com representantes de todos os estados (entre elas a Satiê, de Rondônia) apresentado por Kendi Yamai, Sabrina Sato e Amaury Jr, da Rede TV! As candidatas, entre 15 e 30 anos, desfilaram com roupa de gala e também com trajes inspirados em mangá, quadrinho japonês. Os quesitos analisados serão beleza física, elegância, desenvoltura, carisma e simpatia.
TCE COM ANEXO - Terça-feira, dia 20, o Tribunal de Contas inaugura, às 9 horas, o prédio anexo, denominado "Conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta". No anexo funcionarão, além da presidência, os gabinetes dos conselheiros, e o do procurador geral do Ministério Público junto ao TCE. Será inaugurado, também, no anexo, o novo plenário, com capacidade para 56 pessoas sentadas, tendo como patrono o conselheiro Zizomar Procópio de Oliveira. Os conselheiros Hugo Motta, e Zizomar Oliveira, faleceram no ano passado.
FIMCA COM PÓS - Além das inscrições para o processo seletivo unificado vestibular 2008/2 das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA, marcado para o diz 8 de junho, a direção abre inscrições para seis cursos de pós-graduação: enfermagem em centro cirúrgico, gestão de varejo e serviços, gestão de saúde e administração hospitalar, saúde do trabalhador, gestão avançada dos meios de hospedagem e um curso de aperfeiçoamento em dentística. O período de pré-inscrições e seleção vai de maio a junho de 2008 e podem ser feitas na coordenação Pós-Graduação das Faculdades FIMCA no bloco amarelo.
NA MESMA SALA - Odacir Soares ocupará, no Palácio Presidente Vargas, possivelmente, a mesma sala onde esteve há perto de 40 anos. Seu primeiro emprego, quando chegou a Rondônia, foi o de chefe do gabinete do governador, com poderes equivalentes aos do atual chefe da Casa Civil, que no Território não existia.
LOTOU - Nunca um secretário de estado teve tanta gente na sua posse: o auditório da Emater ficou lotado com a presença de prefeitos, deputados, secretários e muitos convidados. Além de Odacir tomaram posse os secretários regionais, cargo novo na estrutura governamental.
CLIMA DE FESTA - O governador Ivo Cassol parecia estar em dia de festa na solenidade de posse. Não perdeu o bom humor, o tempo todo, até mesmo, em um discurso de quase uma hora, quando dirigia críticas a alguns políticos e quando ameaçava usar a mesma caneta da nomeação para demissão do secretário que não "der conta do recado". Chamou Odacir de "jovem experiente" e com o chiado na platéia mudou para "espírito jovem".
VAMOS AO TEATRO - "O teatro, sonho do povo de Porto Velho, tá liberado". Cassol foi aplaudido quando anunciou a retomada das obras do Teatro Estadual. Falta confirmar o nome.
PAIÓIS VELHOS - Disse Cassol: "O novo Centro Administrativo vai sair, logo. Estamos desmanchando os paióis velhos (a Esplanada das Secretarias) para dar lugar às novas Secretarias". As atuais secretarias foram construídas no governo Jorge Teixeira em caráter provisório. Ninguém havia mexido desde a construção.
APLAUSOS "PARA" MARINA - Quando o locutor oficial comunicou, durante a cerimônia, a saída da ministra Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, o governador Cassol e o deputado Neudi puxaram os aplausos em clima de comemoração. A platéia, quase inteira, acompanhou freneticamente. Poucos ficaram parados, entre eles, alguns anotando, ou fotografando.
PODERES JUNTOS - Não teremos Praça dos Três Poderes, mas vamos ter Esplanada dos Três Poderes: o Tribunal de Justiça está quase pronto, a nova Assembléia já tem o terreno e o Palácio do Governo também. Tudo perto do teatro. Vai ficar bonito.
AS ARMAS - Um lembrete: que não esqueçam, na reforma geral do Palácio Presidente Vargas, de retirar as Armas da República, No ponto mais alto da fachada, e colocar o Brasão do Estado. E é bom ficar de olho porque como tem gente modificando a letra do nosso hino (o mais bonito hino de estado), é possível que façam o símbolo de Rondônia diferente. Missão para o Cerimonial.
SOU DAQUI E EXIJO RESPEITO - E esse poeta que fez uma sátira com nova letra para o hino de Rondônia não poderia ter feito o seu "hino" sem usar a música do Céus de Rondônia? Cadê os defensores do nosso patrimônio histórico, que ainda não se manifestaram? Estão mais preocupados com o finado mercado central?... Aí é que cabe o "exijo respeito". Os símbolos do Estado - hino, bandeira e brasão, são intocáveis. É lei e nem o autor pode mexer.
PALAVRAS - Odacir, na posse: "serei o guardião do palácio, o guardião da Bastilha". Sobre o cargo de chefe da Casa Civil: "é a voz do governador".
PALAVRAS II - O deputado Tiziu, discursando na posse de Odacir: "o senhor terá 24 parceiros (os deputados) para conversar todos os momentos". Mais adiante, falando do deputado Neodi: "é o presidente que em todas as épocas ficará na história".
PAPO NEWS - Fui entrevistado no programa "Papo News", de Sérgio Melo, na Record News. O tempo de 45 minutos foi pouco para minhas histórias. Desacostumado com a televisão e preocupado com meu jeito cearense de falar, inclusive com vícios de linguagem incorrigíveis, cometi algumas falhas. Mesmo assim, várias pessoas telefonaram para dar parabéns.
SERVIDORES FEDERAIS - Uma edição extra do Diário Oficial da União publicou a Medida Provisória abrindo crédito de R$ 7,5 bilhões para a reestruturação de cargos e reajuste salarial de várias categorias do funcionalismo público. Na mesma edição, outra MP trata da reestruturação do Plano de Cargos do Poder Executivo, beneficiando 800 mil servidores públicos. Demorou, né?
FATURAMENTO DO BB - O lucro líquido do Banco do Brasil chegou a R$ 2,3 bilhões no primeiro trimestre de 2008. Segundo relatório divulgado pela instituição, esse resultado é 66,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2007. Em relação ao quarto trimestre de 2007, o aumento foi de 92,9%. Que tal construir um elevador para atendimento dos idosos, grávidas, deficientes físicos e doentes no segundo pavimento da agência centro de Porto Velho? - Se o dinheiro é pouco, que atendam velhinhos e doente no andar térreo.
CHEEEEGA! - Ninguém agüenta mais a novela em que a televisão transformou a tragédia que acabou com a vida da menina Isabella, em São Paulo. A mídia criou uma disputa braba para assegurar o lugar de líder de audiência absoluta em horário nobre, todas as noites, desde o dia em que aconteceu o assassinato, no final de março. Pena é que logo, logo, esqueçam tudo e com pouco tempo "provem" que foi suicídio. Pobre Isabella...
Fonte: Ciro Pinheiro
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)