Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Coluna dia 20/01/08


O ANO NOVO É DEZ

Esta é a nossa primeira Coluna redigida, no ano novo, em Porto Velho. Outras matérias, das primeiras semanas 2008, mandei via e-mail lá do meu Ceará, em tempo de mini-férias, respeitando o compromisso de manter esta página semanal (já foi bi) sem falha, o que venho fazendo há quarenta anos e alguns dias. Gastei meu tempo no Ceará em visita à parentada e encontro com velhos (velhos?) companheiros de imprensa, festejos natalinos e de virada do ano. Estou de volta, pois, neste tempo de esperanças renovadas, pensando positivamente em melhores dias para todos, para os bons amigos e também os menos amigos. Que diminua a violência, que os que têm fome e sede sejam saciados, que os que estão perdidos encontrem solução para seus problemas e que os nossos políticos - os que têm a responsabilidade de conduzir o nosso destino, aprendam a falar a verdade e a lidar honestamente com o dinheiro do povo. É isto que desejo a todos neste 2008, que nos números somados é um ano 10. E quero mais: saúde, amor, tranqüilidade e paz no mundo.

Euro Tourinho
Não quer passar do centenário

Completando 86 anos, sempre de bem com a vida, o jornalista Euro Tourinho diz que chegar aos 100 anos será um grande presente do Criador. Não pensa em ir além disto. - Posso dizer que completarei minha missão, é o que diz. Garante que mais 16 anos é um tempo de bom tamanho. “Já fiz tudo o que um ser humano, um cidadão normal, tinha a fazer no planeta terra”. Colocou no mundo uma descendência de nove filhos, 33 netos e 20 bisnetos. “Tudo isto, até agora, porque essa turma aumenta rapidinho”. Plantou árvores frutíferas e o que escreveu nos 61 anos de atividade jornalística daria dezenas de livros. Euro chegou à “nova” idade dia 17 de janeiro e ganhou muitos abraços de amigos, amigas, filhos, netos e bisnetos, numa fila iniciada pela D. Maria no clarear de um novo dia. Diz que como todo mundo, nestes tempos difíceis, tem seus problemas, mas tira de letra na arte de aproveitar o lado bom que a vida oferece. Acorda cedo, sua ginástica matinal é sagrada, dá expediente no jornal Alto Madeira, escreve suas críticas diariamente, e vai levando a vida numa boa, comparecendo a todos os compromissos, contando suas histórias, sorvendo todos os dias boas geladinhas em roda de bom papo. É assim o mais antigo repórter de Rondônia, que vive mais uma etapa de sua longa caminhada.


Ivo Cassol
Uma paradinha para os abraços

Ivo Narciso Cassol, governador de Rondônia, recebe neste domingo (20 de janeiro) os abraços em fila dos amigos e de amigos, dos amigos do Ivo e de amigos do governador. Completa mais um ano de vida, sem dúvida uma vida de muito trabalho, de poucos intervalos, de mais vitórias que tropeços. Um homem simples, de atitudes que às vezes surpreende, arrojado, afoito, teimoso, briguento, pessoa do tipo que não precisa ser anunciado onde chega. Arredio às normas de etiqueta e às regras de cerimonial, Cassol é craque na quebra de protocolo, fazendo valer, quase sempre, o seu estilo e, também, a sua vontade. Está de parabéns por mais um ano de vida.

G E N T E

NO CAMINHO DO PAI - Larissa Mendes da Silva Macedo é a nova médica rondoniense. Formada pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, dia 11, Larissa segue os passos do pai Ary de Macedo Júnior, conceituado neurocirurgião de Porto Velho. Estão de parabéns o amigo Ary de Macedo e sua esposa Maria das Graças pelo sucesso da filha.

EMILY – ESTILO EUDES - A médica Emily Tourinho casa em fevereiro e já toma providências para vir trabalhar em Porto Velho, junto à sua família, na Clínica Maria do Carmo, ao lado do tio Eudes Tourinho. Emily termina residência no Rio e agora parte para frente de trabalho, na sua terra. Pelo que dizem ela é parecida com o Dr. Eudes na forma de atendimento: atenciosa, paciente, interessada. Porto Velho ganha, pois, uma ótima profissional.


Parabéns

20-01 - CECY HELENA COUCEIRO TOURINHO (Cecizinha), médica, filha de Cecy Helena e do professor Euro Tourinho Filho. A mãe, Cecy, aniversariou dia 16.

23 - FLORA VALLADARES COELHO, ex-presidente do BASA, atual secretária de Administração do Governo do Acre.

23 – ODAISA FERNANDES, ex-deputada estadual e ex vice-governadora do Estado.

24 - TULIO CIRO MESQUITA PINHEIRO, publicitário, herdeiro das minhas virtudes e dos meus defeitos. Mora e trabalha em Fortaleza, terra natal da família.


D R O P S

BEM APROVEITEI - Aproveitei bem minhas curtas “férias” em Fortaleza. Os festejos natalinos junto à família, a virada do ano numa fazenda de parentes, encontro com velhos companheiros da imprensa numa mezinha de bar, visita à Secretaria de Turismo do Estado e encontro com o secretário Bismarck Pinheiro Maia e seu assessor especial Everardo Matias; visita à cidade de Uruburetama onde vivi oito bons anos de minha juventude (dos 17 aos 25 anos) e, completando, a praia do Morro Branco, um local imperdível para o turista que gosta do que é bom. Programa completo.

TURISMO - A Secretaria de Turismo do Ceará já conta com 12 milhões de reais para investir em capacitação de pessoal nas cidades turísticas. Segundo o secretário Bismarck Pinheiro Maia o dinheiro é bem maior do que tudo o que a Setur recebeu de orçamento em 2007: 10 milhões.

VERÃO LEGAL – Neste domingo, 20, às 8h30 inicia no auditório do SENAC a Jornada Verão Legal, promoção da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em parceira com o Ministério do Turismo e com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos. De acordo com o superintendente da Setur, Manuel Serra, a finalidade do evento é anunciar programas articulados pelo MinTur visando incrementar o setor em todo o Pais. O encerramento está programado para as 17h30.

BLOCO DOS MIGRANTES - Se o bloco carnavalesco Imigrantes tem alguma coisa a ver com a antiga avenida Costa e Silva está bem equivocado: a avenida é dos Migrantes.

“TURISTA” – O Fernandinho Beira-Mar fez mais uma viagem (a 19ª) de Camnpo Grande ao Rio. Custa 45 mil reais cada passeio do bandido. Sai do bolso de quem? Adivinhem.

TEMPORÃO: SEM SAÚDE - Segundo o ministro Temporão o PAC da Saúde desaparece sem a CPMF. Ficam suspensas a criação de unidades de pronto-atendimento 24 horas, a retomada das obras em hospitais, a compra de equipamentos e a ampliação do atendimento oncológico. 

LOBÃO: COM AUMENTO - O novo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, diz que tarifas de energia podem subir em 2008. Apesar de se mostrar otimista quanto ao pleno atendimento da demanda de energia no país em 2008 e 2009, Lobão não descarta um aumento nas tarifas para o consumidor. “Se houver elevação do preço, será pequena e no final deste ano”. 

SAÚDE: VAI FALTAR CAMISINHA – No Carnaval, é o que anuncia o governo. Não é bem assim. É que vai “sobrar” atividade de quem pensa que o Carnaval só tem essa finalidade.

CALAMIDADE - Protesto de uma leitora da revista Época: “O tempo da boa música se foi. É mais fácil falar das ´bundinhas´ (sic) das cachorras e rimar ´eta, eta, eta´ com o que vier na imaginação. Que Vinícius de Morais, João Gilberto e outros perdoem a falta de bom senso

ENTENDA ESSA - Tem o nome de Movimento Nacional de Luta por Moradia a entidade que está impedindo que a Prefeitura de Porto Velho inicie o projeto da construção de 528 casas que vão beneficiar famílias dos bairros Triângulo, Baixa da União e Santa Bárbara. O tipo de luta desse pessoal é o incentivo à invasão, que eles chamam de ocupação, querendo ter direito a tudo, como bem disse o J.Carlos Sá no seu Banzeiro. Direito que os outros não têm. 

Coluna dia 20/01/08 - Gente de Opinião
Praia do Morro Branco, uma das mais frequentadas nas proximidades de Fortaleza. 

Coluna dia 20/01/08 - Gente de Opinião
 Praça do Ferreira, no centro antigo de Fortaleza, onde foi colocada bonita árvore de Natal. 
Ao fundo, a Casa do Jornalista, o predio/sede da Asscoiacao Cearense de Imprensa - ACI. 

Coluna dia 20/01/08 - Gente de Opinião
 Encontro de velhos companheiros da imprensa cearense - Com Ciro, Ribeiro Neto,
 Gusmao Bastos e Paiva Lima. 

Coluna dia 20/01/08 - Gente de Opinião
Tulio Pinheiro, publicitario, aniversario dia 24 de janeiro. 
Na foto, em Fortaleza, com a avó D. Munda e a mae Penha.
 

Fonte: ciropinheiro@bol.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)