Sábado, 24 de novembro de 2007 - 20h27
Festas no Interior
Os municípios da BR-364 estão comemorando os 30 anos, com muitas festas. Estão de parabéns Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes, os cinco primeiros criados e instalados quando o governador Humberto da Silva Guedes dava passos decisivos para a criação do Estado de Rondônia. Acompanhei tudo isto, bem de perto, como assessor de Imprensa do Governo naquele tempo bom, quando servidores competentes e corretos tinham o reconhecimento dos governantes e eram incentivados a trabalhar com muita dedicação e com um compromisso que era de todos - o Estado de Rondônia que estava nascendo. Muitas vezes fui a Vila Rondônia (Ji-Paraná), Pimenta Bueno e até Vilhena, enfrentando a poeira da bêerre, os buracos, sem asfalto. Vi quando a cidade de Cacoal estava surgindo, vi Ariquemes nascer e participei do entusiasmo dos primeiros moradores destas duas cidades, hoje grandes e bonitas. Levo meus parabéns aos pioneiros que ainda hoje levam adiante o trabalho iniciado por alguns que já se foram. O prefeito Confúcio Moura, que conheci recém chegado, instalando seu consultório em um quartinho de madeira na margem da 364 nas proximidades da vila Ariquemes; o prefeito José Bianco que, também, conheci como um dos primeiros advogados (ou o primeiro) instalado em Vila Rondônia e, em Cacoal, a prefeita Suely Aragão, uma mulher valorosa no comando da bela e grande cidade.
Esta foto mostra a sede da sub-prefeitura de Vila Rondônia (Ji-Paraná), local onde, por várias vezes fiquei “hospedado” (o pernoite), no tempo em que era assessor da Prefeitura de Porto Velho, de onde Vila Rondônia era distrito..
PRAÇAS - Belo trabalho mestá sendo feito nas praças da cidade. O que é preciso é que a população cumpra a sua parte, ajudando na fiscalização, para que os marginais não destruam o que foi feito Para o bem da cidade, com o nosso dinheiro. O exemplo da maldade que campeia é a praça Rondon. Não há uma lâmpada inteira.
DIVIDA DO BERON - O conselheiro Valdivino Crispim, corregedor do Tribunal de Contas do Estado, vai a Brasília, na semana que entra, onde participa de reunião, no Tribunal de Contas da União, sobre a questão da dívida do Beron. Em reunião realizada em agosto o Senado optou por sugerir que o TCU faça uma auditoria no processo, inclusive identificando responsabilidades tanto da administração do Raet/Banco Central quanto, ainda, de outros possíveis envolvidos. Atualmente, números não oficiais, a dívida do Beron estaria em torno de 1,3 bilhões de reais.
SUSTO - Folheando um jornal da cidade li, assustado, a manchete: "Emenda de R$ 100 milhões para marginais". No texto verifiquei que se tratavam de dinheiro destinado à pavimentação de vias ao lado da BR-364. Nesses tempos de assaltos e corrupção em todos os cantos é preciso que tudo seja muito bem explicadinho...
CAIPIRA - Para quem gosta de dar uma saidinha, fora da movimentação da cidade, restaurante Tarumã, ao lado do parque Ecológico (pela avenida Rio Madeira) é um bom local. Tem galinha caipira toda sexta-feira. Com o selo de garantia do Ironildo Távora.
FOLCLORE - A Faculdade Metropolitana comemora dia 27 o 5º aniversário de funcionamento. A parrtir das 19h30, no anfiteatro, aprexsentação de trabalho dos alunos do 3º e 4º períodos de educação física com o folclore – Regiões Brasileiras.
SEMINÁRIO - Será dia 30 de novembro o V Seminário Interncional de Sustentabilidade e Integração Latino Amaricana no auditório da ULBRA, realizaçção da revista Ecoturismo. Hércules Goes anuncia a p´resença de conferencistas ilustres, entre eles o embaixador na Venezuela no Brasil, Julio Motoya.
Parabéns
24 de novembro
MARIA SILVIA – Maria Silvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (que nome!) recebeu parabéns, comemorando o aniversário. Teve homenagem em Cacoal, onde, com o marido Aparício Carvalho, participou do evento Cacau de Ouro, festa da colunista Marisa Linhares.
ROOSEVELT - O desembargador Roosevelt Queiroz Cosrta, corregedor do Tribunal de Justiça.
23 de novembro
MARINHA – A deputada federal Marinha Raupp, ex-primeira dama do Estado, que ao lado de marido, senador Valdir Raupp, bem representa Rondônia no Congresso Nacional.
ANA CRISTINA - Ao lado do marido médico/empresário (e poeta em tempo de recesso) Viriato Moura, Ana Cristina Gondim Moura em dia de parabéns.
ROCHILMER – Conselheiro (ex-presidente) do Tribunal de Contas do Estado, Rochilmer Melo da Rocha, antes advogado e jornalista. Rochilmer teve comemoração em dose dupla, sexta-feira, com a nora Marilda Tourinho Rocha, decoradora já famosa pelos trabalhos na área, em Salvador (BA) e Porto Velho. A mansão do Rochilmer Filho/Marilda com decoração nova, recente, esteve repleta de amigos para o jantar e os parabéns à Marilda e Rochilmer.
ÉRIKA - Senhora Zuza Carneiro, mãe do Johnny e da Sabrina a bela Érika Grazilio Carneiro, teve dia de parabéns.
26 de novembro
MARIANA – Soma mais um ano de vida movimentadíssima, Mariana Carvalho, 21 anos, que cursa o sexto período de Direito e Medicina, com tempo para presidir a turma jovem do PSDB e fazer coluna social na Revista Jovem. Mariana foi destaque de uma página na revista nacional dos Tucanos que destacou o seu trabalho e sua visão correta de questões nacionais.
PAT ROLIM – Patricia Rolim, advogada, comemora com o carinho dos pais Marlene e Geraldo Rolim.
Conheça Cacoal, Governador
Ciro Pinheiro *
A "cidade" está a 470 quilômetros da capital, na BR-364. Quase 500 casas de madeira formam um aglomerado composto de gente de todos os recantos do Brasil, que ali chega, com um só pensamento, um só objetivo: trabalhar, produzir.
Aproximadamente três mil habitantes constituem a comunidade que cresce a cada dia que passa, com uma média de cinco famílias chegando diariamente. Quase meia centena de casas comerciais, três drogarias, padaria, serraria, sorveteria, uma escolinha com quase 400 alunos, um posto do Mobral, com mais de 100 alfabetizandos.
Isto é Cacoal, ou Nova Cassilândia – como chamam os moradores da localidade, que, ainda, discutem a decisão sobre o nome. Uma vila, um povoado como outro qualquer, mas... com com uma diferença: a "cidade" tem pouco mais de CINCO meses de vida.
Uma explosão em plena selva. A terra é fértil e dá tudo para o sustento dos que lá habitam.
Vimos, em nossa visita (em retorno de Vilhena), famílias "hospedadas" junto as árvores, enquanto terminavam o barraco. O rio Machado está "bem ali" (700 metros) com muita água e fartura de peixe.
Agora, eis o problema: senaamento, zero. O Incra que "segurar", mas já não pode. Quer disciplinar, mas é dificil.
Assis Canuto, agrônomo responsável pelo Projeto Ouro, diz que o Incra foi surpreendido: "Mas temos que planejar. Isto não pode ficar assim". O prefeito de Porto Velho, Jacob Atallah, viu de perto. Sentiu o problema, andou rua por rua (aquilo que estavam chamando de rua), subindo e descendo, conversou com o povo. Quer ajudar.
O professor Jesuino, um dos líderes da localidade, é quem diz: "A luta compensa, vamos continuar crescendo".
E a explosão continua. O embrião: uma cidade nasce no coração de Rondônia. Sua visita, é importante, governador. Todos aguardam.
* Matéria publicada no Alto Madeira (capa) em 16 de dezembro de 1972, quando foi escrito em jornal, a primeira vez, o nome Cacoal).
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)