Voltando
Estive ausente do gentedeopiniao durante alguns dias. Fui ao meu Ceará para as despedidas ao Túlio, meu filho, que já está em Barcelona, onde cursará Mestrado em Publicidade, profissão que abraçou com paixão e na qual vem ganhando prestígio graças à sua competência e a vontade de crescer. Fisicamente, não: um metro e 90 já deixa o pai em plano bem inferior. Estou voltando a este espaço com um pouco do Ceará e matérias locais. A todos, dias de paz e de felicidade.
SEREIA DE OURO EM FORTALEZA
Em Fortaleza, quatro personalidades cearenses que conquistaram destaque em âmbito nacional e internacional foram homenageados na 39ª edição do Troféu Sereia de Ouro. O desembargador Fernando Ximenes, a escritora e historiadora Isabel Lustosa, o padre Fred Solon e o empresário Honório Pinheiro receberam os Troféus em solenidade realizada no Theatro José de Alencar, que estava especialmente decorado para a ocasião. O Troféu Sereia de Ouro tem sido conferido pelo Sistema Verdes Mares (Rádio e Televisão), ao longo de 39 anos, a quatro personalidades cearenses (quatro a cada ano), que se destacam por seus méritos nas diversas áreas da atividade humana. Ao instituir a comenda, o chanceler Edson Queiroz estabeleceu como critérios para escolha dos agraciados a honradez, o talento e o sucesso profissional, qualidades que constituem um modelo cívico para novas gerações.
Valorização
A comenda Sereia de Ouro que o Sistema Verdes Mares entrega anualmente (desde 1971) a pessoas consideradas merecedoras, em Fortaleza, é bem diferente dos troféus que são entregues aqui, no que se refere à quantidade. Entre eles a maior comenda de Rondônia, a Medalha do Mérito Marechal Rondon, que está perdendo o seu valor, distribuída na capital e no interior, em boa quantidade, sem uma cerimônia à altura da sua importância, como se distribuem presente de natal, ouvi alguém dizer. O troféu Sereia de Ouro tem uma entrega a quatro agraciados, apenas, a cada ano, desde a sua criação, e cada homenageado tem direito a 25 convidados para o evento, em cerimônia de organização perfeita, no Theatro José de Alencar. Entre os que já receberam (a maioria ilustres cearenses), a escritora Rachel de Queiroz, a atriz Florinda Bulcão, o cardeal Aloysio Lorscheider, o humorista Renato Aragão, o humorista Chico Anísio, banqueiro Jaime Pinheiro, poeta Patativa do Assaré e cantor e compositor Luiz Gonzaga, alguns dessas já falecidos.
EM BARCELONA
Este casal bonito já está em Barcelona (mandaram esta foto) e no inicio de outubro os dois começam a freqüentar aulas (ele publicidade, ela psicologia) para o Mestrado em suas respectivas áreas. Túlio Pinheiro e Germana Queiroz viajaram, de Fortaleza, dispostos a realizarem o projeto de cada um e para isto contam com o apoio de suas famílias. Túlio antes de viajar esteve em Porto Velho durante uma semana, para despedidas dos pais, da irmã e de amigos que aqui deixou quando saiu, com 17 anos, para cursar publicidade na capital cearense. Deverão permanecer na Espanha durante dois anos, no mínimo.
|
Túlio e Germana
|
HOMENAGEM
Sexta-feira, dia 25, o Hospital de Guarnição de Porto Velho comemorou, com formatura matinal os 23 anos de funcionamento. Foram homenageados com o titulo de Amigo do Hospital 16 instituições e pessoas consideradas merecedoras da homenagem. O diretor, tenente coronel Acioly fez a saudação e a entrega do diploma. Os homenageados: 17ª Brigada de Infantaria de Selva (representada pelo cel Moraes); 5º Batalhão de Engenharia de Construção (comandante, cel Viana); 17 Base Logística (cel Eduardo); 31ª Circunscrição do Serviço Militar, Base Aérea de Porto Velho (cel Hipólito); Procurador Jansen Alberto da Gama Barroso (Procuradoria Geral da União); Secretario Milton Moreira (Secretaria de Estado da Saúde); secretario Willames Pimentel (Secretaria Municipal de Saúde); Diretor Amado Ahamad Rahhal (Hospital de Base Ary Pinheiro); Secretario Adjunto da Saúde (Município, Luiz Eduardo Maiorquin; Maria Silvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (diretora das Faculdades Integradas Aparício Carvalho), João Bosco Oliveira de Almeida (diretor administrativo do Sesc), Omar Miguel da Cunha (Jornal O Estadão); Horácio Batista Guedes (presidente do Clube Ferroviário) e Manoel Costa de Mendonça (Manelão – Banda do Vai Quem Quer).
|
Homenageada, Maria Silvia, ao lado da filha Mariana (vereadora). O diretor do Hospital, Cel. Acioly, entrega o dipploma.
|
Rochilmer
Rochilmer Mello da Rocha, conselheiro, completou 22 de atividades no Tribunal de Contas de Rondônia, dia 18 e já está arrumando as gavetas para a aposentadoria, que se dará no mês de outubro. Na última sessão plenária o presidente José Gomes de Melo fez um pronunciamento enaltecendo as virtudes do colega e o seu trabalho durante esse tempo, inclusive o exercício da presidência em três oportunidades. Advogado e jornalista, Rochilmer, terá, agora, como voltar a exercer essas atividades, delas há muito tempo afastado. Ganham, pois, se isso acontecer, a advocacia e a nossa imprensa.
|
Rochilmer, com Margarida e os filhos
|
Tristeza
Se valesse minha vontade, neste nosso espaço, somente apareciam noticias boas, coisa que levassem satisfação e felicidades aos leitores. Isto, entretanto, não é possível, no nosso tempo. Basta ver na televisão o Jornal Nacional, que às vezes dá vontade de chorar, com tanta noticia desagradável. Ao retornar de Fortaleza, encontrei duas noticias tristes na cidade. Três, aliás, uma de âmbito nacional, que entristeceu o meu Ceará: o falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo, que foi, em tempos antigos, o mais jovem prefeito de Fortaleza e, até morrer, presidente do Condomínio Diários Associados ao qual pertenceu o jornal Alto Madeira. Aqui, duas pessoas queridas deixaram uma lacuna impreenchível na cidade. Doralice Pereira Lira e Frederico Monteiro Álvares-Afonso. Dona Dora, já bem idosa, leva boa parte da nossa história. Frederico faleceu em Brasília, onde morava ultimamente, depois de uma temporada morando em Fortaleza, no melhor local da cidade, em um apartamento na praia de Iracema. Engenheiro-agrônomo, foi o implantador da Ceplac em Rondônia tendo realizado um grande trabalho no cultivo do cacau no nosso Estado ao lado de Assis Canuto, Euro Tourinho Filho e de outros técnicos. Faleceu aos 77 anos.
|
Frederico com a esposa Magnólia, em foto que fiz em Fortaleza em 2008
|
MAIS VEREADOR
Câmara dos Deputados aprovou, de forma definitiva, a criação de mais 7.709 vagas de vereador em todo o País. A decisão, tomada terça-feira, 22, vai na contramão do que pede a população brasileira, que cada vez mais se decepciona com a política e com os políticos. Mas há uma esperança: o Supremo Tribunal Federal já entrou na questão para adiar para a próxima legislatura a vigência da decisão, que, para ser transformada em lei, ainda terá de ser sancionada pelo Presidente da República. Como 2010 será um ano de eleição, o presidente Lula dificilmente vai opor seu veto ao que decidiram os deputados. Conseqüência prática: 7.709 atuais suplentes de vereadores serão imediatamente efetivados como vereadores (se o STF não decidir o contrário), onerando, e muito, os gastos públicos.
D R O P S
COMPENSAÇÃO - A Prefeitura de Porto Velho lançou sexta-feira (25) o Projeto de Construção de Sarjetas, Meio-fios e Calçadas no Sistema Viários Principal da cidade, num investimento em torno R$ 1,6 milhão, como compensação das usinas do Madeira. Mais de quarenta avenidas receberão o serviço o que vai permitir melhor acessibilidade ao pedestre bem como ajudar na fluidez do trânsito, perfazendo cerca de 40 quilômetros de vias principais dotadas com a estrutura.
CALÇADAS - O projeto começa a ser executado pela avenida Rio de Janeiro entre a Guaporé e Mamoré, com duas frentes de trabalho. Paralelo a isso, afirma o prefeito, “estamos intensificando a fiscalização com relação aos terrenos baldios. Estamos notificando os proprietários quanto à necessidade de manter esses terrenos limpos, murados e com calçada no passeio. Todos nós devemos ter o compromisso de tornar Porto Velho melhor estruturada e mais bonita”, conclama Roberto Sobrinho. Até que enfim nossa capital poderá ter uma nova cara. O problema de calçada há muito tempo deveria ter tido uma solução, pois na verdade calçada não existe e a culpa deve ser debitada, também, à população que não cuida de melhorar a cidade.
EMPRESAS FECHADAS - A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) está comunicando às empresas que o prazo para a Comunicação de Funcionamento, Paralisação Temporária de Atividades ou Alteração Contratual termina no próximo dia 7 de outubro. De acordo com a Jucer, 41.402 empresas de Rondônia poderão ser canceladas se não cumprirem essa obrigação, como prevê Lei Federal.
CANTAR O HINO - As escolas terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada dia 21 pelo presidente em exercício, José Alencar, logo após receber alta médica dia 19. A letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, está completando 100 anos. Antigamente nas escolas os alunos cantavam o hino nacional diariamente. Atualmente – como constatei numa escola estadual em Candeias do Jamari, há perto de um ano os alunos não cantam o hino. Certamente já esqueceram a letra.
RARIDADE - Recebi carta de agradecimento da diretoria das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - Fimca, pela presença na solenidade de inauguração do Hospital Escola Madre Mazzarello e pela cobertura dada ao evento. Faço questão de destacar o fato, pois raramente isto acontece. As colunas sociais divulgam pessoas que, em muitos casos, nem tomam conhecimento e se sabem, não dão a menor importância ao serem promovidos.
Fonte: Ciro Pinheiro - ciropinheirojornalista@hotmail.com - (Jornal Alto Madeira)
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/