Domingo, 31 de agosto de 2008 - 07h59
Julia Robazzi
Julia Robazzi, modelo internacional (da Ford Models), veio passar uma semana em Porto Velho e neste domingo (31) viaja de volta a Milão, ao trabalho na Italia, em Londres, Paris e outros grandes centros europeus. Julia veio visitar o pai, médico Murilo Valente Aguiar, a avó Luiza Celeste e a bisavós Ivone Valente. Aproveitou e fez poses para fotos do pai, no seu moderno estúdio fotográfico, na rua Rafael Vaz e Silva, onde ele curte sua grande paixão (além da medicina) a fotografia. Nas fotos com o pai Murilo e com a avó Luíza.
Unir e Sesi realizam Congresso
Pan-Amazônico de Educação Fisica
A Universidade Federal de Rondônia, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), realiza de 11 a 14 de setembro o I Congresso Pan-Amazônico de Educação Física e Esporte em Porto Velho. O evento faz parte de uma proposta pedagógica que se impõe frente aos grandes desafios para uma universidade da região amazônica considerada periférica como a Unir e objetiva oferecer à comunidade cientifica, acadêmica e profissional a oportunidade de refletir sobre as temáticas voltadas à educação física e esporte tanto no contexto local como numa perspectiva internacional. O Congresso Pan-Amazônico de Educação Física discutirá tanto as questões relativas ao conhecimento cientifico produzido como aquelas voltadas às experiências cotidianas. Em ambos os casos, pretende-se fomentar uma atuação nas áreas de educação física e esporte com base em uma práxis voltada ao desenvolvimento humano e social. O evento contará com uma série de atividades, dentre conferências, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas e apresentações de trabalhos. As inscrições já podem ser feitas e custam 50 reais para acadêmicos, 70 reais para professores e 60 para provisionados. As informações mais detalhadas estão no site panamazonico.unir.br.
Jornada de Economia e Cultura
Dia 12 de setembro de 8 às 17h30 acontece no Teatro Um do Sesc (Esplanada) a 1ª Jornada de Economia da Cultura de Rondônia, um evento pioneiro na região norte. Com o patrocínio é de Madeira Energia S.A. (Mesa) a Jornada tem, entre outros objetivos lançar os alicerces de um programa de economia da cultura em Rondônia, em sintonia com áreas afins como turismo, meio ambiente e educação. Já confirmaram presença os seguintes palestrantes: Frederico Barbosa, antropólogo e pesquisador do IPEA; Goya Lopes, designer e estilista; Heliana Marinho, gerente da área de desenvolvimento de economia criativa do SEBRAE-RJ; Pablo Capilé, coordenador de planejamos do Espaço Cubo;Vlad Iglesias, designer com foco no estudo da sustentabilidade e Ana Carla Fonseca Reis, economista e consultora internacional. O evento é aberto para gestores públicos e privados, artistas, produtores culturais, economistas, arquitetos, designers, urbanistas, turismólogos, estudantes e interessados em geral. O ingresso é a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis para a campanha Dia do Bem, promovida pela Rede TV Rondônia. A realização é de Fred Perillo Comunicação e Cultura e curadoria da empresa Garimpo de Soluções.
190 milhões em ação...
... pra frente Brasil! - A população brasileira é de atualmente 189,6 milhões de pessoas, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã de sexta-feira, 28. O número se refere à população residente nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008, incluindo o novo município de Nazária (PI). São Paulo é o município mais populoso, com 10,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,1 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Belo Horizonte (2,43 milhões), que estava em quarto lugar em 2000 e caiu para sexto em 2008, foi ultrapassado pelo Distrito Federal, que chegou em 2008 com uma população de 2,5 milhões de habitantes. O município de Fortaleza manteve sua posição anterior no quinto lugar, com 2,47 milhões de habitantes.
Imortais não querem palácio azul
A Academia de Letras de Rondônia decidiu, encaminhar aos responsáveis pela obra que vem sendo feita no Palácio Presidente Vargas protesto contra a escolha da cor do prédio, azul e branco, "fora de sua cor original", conforme a historiadora e acadêmica Yeda Pinheiro Borzacov. A recuperação do prédio foi elogiada pelos acadêmicos, mas eles não concordam com a mudança de padrão na cor, que seria rosa-salmão e não azul-e-branco como está sendo pintado. Durante reunião ficou decidido que, daqui para a frente, a Academia vai se posicionar com relação a todas as reformas de prédios ou locais históricos, cobrando sempre o respeito pelas origens. Certamente não querem substituir as Armas da República (do tempo do Território), na parte mais alta da fachada do prédio pelo Brasão do Estado.
Não vi ninguém reclamar, ainda, contra essa placa, onde colocaram “Pal.G.Vargas” em vez de Palácio Presidente Vargas. |
Feira das Américas
O Congresso da Abav 2008 – Feira das Américas, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro, já está movimentando empresas de turismo do mundo todo. A adesão antecipada desse segmento é fator indicativo da importância crescente do evento aos olhos do mundo. O fato de a Abav haver se tornado exclusiva ao público profissional aumenta a expectativa de sucesso no campo dos negócios na ampla cadeia do setor. Uma das principais novidades da Abav 2008 é o Pavilhão das Américas, de número 2, que vai abrigar com exclusividade a exposição dos países das Américas e Caribe. A organização do evento Abav trabalha com a expectativa de receber cerca de 25 mil visitantes, superando os mais de 23 mil presentes no congresso de 2007. A representação da Abav/Rondônia já está preparando as malas para participação.
Sem a Taba
A Taba do Cacique, quando cheguei a Porto Velho, há 41 anos, era local de encontro de notívagos, de boêmios, pessoas conhecidas na sociedade portovelhense. Os membros da Maçonaria, do Rotary e do Lions (homens) saiam de suas reuniões e a maioria, obrigatoriamente davam uma passadinha na Taba, para um papo regado a uma geladinha e, para variar, uma olhadinha nas meninas que faziam ponto no local. O tempo passou e a Taba a caminho jubileu de ouro, sob o comando do Carmênio, não resistiu às mudanças do tempo e parou suas atividades. Era local de bailes à moda antiga, boleros, tangos, de tranqüilidade, naquele tempo em que a Pinheiro Machado com Marechal Deodoro era considerado um lugar afastado do centro tradicional, distante. O fogo destruiu tudo e deixou somente o esqueleto. Da Taba, só a lembrança dos que ainda estão por aqui, os seus antigos frequentadores.
ALBERTINO LOPES - Com 95 anos de idade, faleceu, dia 23, na cidade de Vila Velha (Espírito Santo) o ex-comerciante Albertino Lopes, que há vários anos havia saído de Porto Velho para morar naquela cidade com a família. Albertino foi presidente da Associação Comercial de Porto Velho, membro da Maçonaria, sócio número 01 do Ypiranga Esporte Clube. Na foto (antiga) Albertino Lopes quando era empossado na presidência da Associação Comercial. Quem segura o microfone é o jornalista Petrônio Gonçalves, também já falecido.
D R O P S
MUITO PRAZER - Uma das coisas mais esquisitas no horário eleitoral gratuito (será?) - são aqueles candidatos de quem a gente nunca na vida ouviu falar, que fazem questão de abrir seus discursos nada atraentes dizendo: "Você já me conhece”. Muitos dos que conhecem, vota em outro e quem não conhece com certeza não faz questão de conhecer.
PROJETOS QUE NASCEM MORTOS - Já nasceu morto o projeto do deputado Clodovil Hernandez que propõe redução do número de deputados federais dos atuais 513 para 250. E em sendo do Clodovil, nem chega a ser levado a sério. Há mais de 20 anos foi apresentda igual proposta, arquivada sem qualquer discussão. Outra proposta, louvavel, mas inviável é do presidente da OAB/Rondônia, Helio Vieira, que sugere mandato sem remuneração para nossos legisladores. Não interessa a ninguém.
CANDIDATO BOM DA PESTE - Em Recife o candidato a vereador Vozinho de San Martin (PTC) faz sua propaganda numa tosca gravação em áudio em que pede apoio dos eleitores. O que o diferencia dos demais postulantes é seu atual “endereço”: o presídio Professor Aníbal Bruno. O candidato é processado pela morte de uma mulher e por tentativa de homicídio ocorridas em 2006, outro assassinato em 2005 e tráfico de drogas. Mesmo assim tem campanha na rua, com direito a santinho.
NO CEARÁ - Quem esteve em Fortaleza e voltou empolgadíssimo com o tamanho da capital cearense, foi Euro Tourinho Filho. Eurinho participou do 2° Congresso Nacional de Médias e Pequenas Empresas que reuniu gente de todos os estados brasileiros. Fortaleza acaba de ser confirmada pelo IBGE como a quinta capital brasileira em população. Dr. Euro Filho está certo.
NO BREJO - Tem candidato que, com o horário gratuito (rádio e a tevê), está perdendo voto. Para vereador e até prefeito, com a imagem piorada, depois do horario do TRE. No rádio, o candidato se comunica com o eleitor pelo ouvido, e na tevê, com os olhos, cara a cara, o que na maioria dos casos,é um desastre. Resultado: quem tinha pouco voto ou, já não tinha mesmo sem aparecer, agora, aparecendo, a vaca já está no brejo.
VESTIBULAR NA FIMCA - Estão abertas nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana as inscrições para vestibular 2009/1 para preenchimento de vagas para os Cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física (Metropolitana), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Hospitalar, Medicina Veterinária, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Turismo Ambiental e Zootecnia. As inscrições podem ser feitas até 26 de setembro de 2008 na secretaria da FIMCA.
Fonte: Ciro Pinheiro
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)