Ouvi toda a entrevista do médico/apresentador Viriato Moura
(CLIQUE E ASSISTA NO OPINIÃOTV) com o também médico e, também, Moura (parente muito distante), Confúcio, um dos pretensos candidatos ao cargo de governador de Rondônia. Dr. Confúcio Moura aproveitou bem o seu tempo para falar de sua história e dos seus projetos, do que pretende realizar se chegar à cadeira número um do executivo rondoniense na próxima eleição. Iniciou a história de sua chegada na Rondônia contando um de seus primeiros contatos com alguém do Território, no caso este repórter de notícias quase sempre sociais, em um local distante, na BR-364 (naquele tempo, 1975, em cascalho), nas proximidades da antiga vila Ariquemes Ao lado da pista de pouso onde estava o avião monomotor em que viajava o governador Humberto Guedes, eu e mais outras pessoas do governo, não estou lembrado quem, aconteceu o nosso encontro. Ao chegar da vila, onde permanecia o governador, encontrei aquele cidadão (jovem, ainda), sentado em um toco de castanheira, olhando a passagem dos carros e pegando poeira na cara. Depois do “boa tarde” iniciei uma conversa com aquele estranho, meio desanimado, com cara de preocupado. Disse ele: “Sou médico, estou chegando a Rondônia, instalando um “consultoriozinho” neste barraco, onde pretendo atender a população deste local e, aqui, construir meu futuro, como profissional.” (Muita gente estava chegando atraída pelo projeto Burareiro, de implantação de cacau, e havia muita malária na vila). Era, realmente, um galpão de madeira, um depósito abandonado por uma mineração, onde ele estava montando divisórias para o seu consultório. (Confúcio falou no programa do Viriato que estava abandonado, desprezado, na beira da estrada). Apresentei-o ao governador e ele viajou, de carona, no avião, até Porto Velho, iniciando, daí, sua trajetória vitoriosa. O resto, todos sabem: Confúcio, foi secretário de Saúde (no governo Jerônimo Santana), deputado federal em três legislaturas, e duas vezes prefeito da grande e bonita cidade de Ariquemes. Está saindo da Prefeitura (dia 31 de março) para entrar na campanha, ao lado de vários outros pretendentes, visando chegar ao cargo de governador deste Estado que ele adotou como seu, há 35 anos. Entre outras virtudes é um candidato que não fala mal de ninguém e, vice-versa, ninguém fala mal dele. Nem os adversários.
(Nota do repórter: pretendo contar um pouco, aqui, da história de todos os candidatos).
HOMENAGEM
A desembargadora Zelite Andrade Carneiro recebeu parabéns quarta-feira, 24 , dia do seu aniversário. Dois dias antes ouviu quase uma dezena e discursos, em fila, na Assembléia Legislativa, homenageada, que foi, com o título de Cidadã Honorária de Rondônia. Todos os oradores exaltaram suas virtudes e sua competência como servidora da Justiça. Nas fotos, durante coquetel em sua homenagem, no salão nobre da Assembléia, com Sânia Miranda e Magda Chaul (assessora jurídica do TJ); Marinede Castro (chefe do Cerimonial do TJ) e Fátima Gonçalves (do Cartório de Protestos).
O PAKAAS É ATRAÇÃO TURÍSTICAS
O hotel Pakaas Palafitas Lodge é, realmente, o que há de melhor como atração para o turista que visita Rondônia, de modo especial o visitante estrangeiro. Apesar do aspecto rústico, o conforto está efetivamente presente nas 28 cabanas independentes, dispostas em formato de uma aldeia indígena, o que faz do Pakaas um ecolodge com características únicas. Mais de dois quilômetros de passarelas, distribuídas no nível das copas das árvores, interligam as cabanas, proporcionando uma visão aérea privilegiada da selva.
Erguidas sobre palafitas a 4 metros de altura, as cabanas com varandas privativas, rusticamente decoradas com artesanato nativo, têm cerca de 70 metros quadrados cada. Apresentam cobertura em palha caranaí, paredes em madeira de paxiúba e o piso em azulejo boliviano. São divididas em três categorias: Cabana Standard, Cabana Luxo, Cabana Luxo Superior, que dispõe de decoração rústica, e varanda para o rio. As passarelas ligam as 28 cabanas ao complexo central, que reúne restaurante panorâmico com capacidade para até 300 pessoas, piscina suspensa, salas de TV, serviços de internet, salas de jogos, ecobar com sua pista de dança e salas de reunião.
O acesso ao hotel pode ser feito de barco (12 minutos da cidade de Guajará-Mirim, no Rio Guaporé) ou de carro (18 quilômetros). A distância de Porto Velho é de 348 quilômetros.
|
Piscina suspensa parece estar no nível do rio
|
|
Cabanas independentes, interligadas, por passarelas.
|
|
Paulo Saldanha apaixonado pela região, pela natureza
|
|
D R O P S
MASCARAS - No dia 3 de abril a Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec) realiza
1º Baile Beneficente de Máscaras. O evento vai acontecer no Kabana’s; os kits têm ingresso e máscara, que garante a participação. A animação será por conta da banda Groove Bom, que vai brindar os foliões com marchinhas de Carnaval, axé e ritmos dançantes para animar o Sábado de Aleluia. Com o baile de máscaras, a Amatec quer resgatar as marchinhas carnavalescas e arrecadar fundos para a manutenção e fortalecimento da associação para executar seus projetos. A Amatec é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e sua missão é realizar ações e atividades voltadas à promoção humana.
VOTO DO PRESO - O Tribunal Regional Eleitoral firmou Convênio de Cooperação Técnica com entidades públicas e civis, ligadas ao sistema prisional e socioeducativo, visando implementar o voto do preso provisório e dos adolescentes internados, nas próximas eleições. A assinatura do termo aconteceu no gabinete da Presidência do T.R.E, conduzida pela desembargadora Zelite Andrade Carneiro. O objetivo é assegurar o direito de voto, através de ações que garantam condições indispensáveis à segurança e à cidadania dos eleitores presos provisoriamente, ou seja, que não possuam condenação criminal transitada em julgado, bem como dos adolescentes internados que cumprem medida socioeducativa ou internação provisória.
CADÊ A FAIXA? Leio notícias dizendo que dia 31 o governador Ivo Cassol vai “passar o chapéu” ao seu vice João Cahula. Não acho nenhuma graça nisto. O chapéu pode ser símbolo do político Ivo Cassol, mas o símbolo do importante cargo que ele ocupa, outorgado duas vezes pelo povo de Rondônia, é a faixa com as cores da bandeira, criada por ele mesmo, na atual administração. João Aparecido Cahula já passa para a história como o mais prestigiado de todos os vices-governadores de Rondônia. Um espirro seu, não é gripe, vira manchete. Cahula deve receber a faixa, símbolo do poder estadual e não o chapéu ou a caneta com tinta. Nossos símbolos devem ser respeitados. Se existe a faixa, como nos outros estados, símbolo do cargo, ela deve ser usada na transmissão do cargo.
MEDALHA - O governador Ivo Cassol e a primeira dama Ivone Cassol entregaram a comenda Medalha do Mérito Marechal Rondon à secretária de Assuntos Estratégicos, Jacqueline Cassol agraciada pelo mérito do competente trabalho desenvolvido nas duas gestões do governador Cassol, seu irmão, na primeira gestão, como diretora do Detran.
DIMAS EM BRASILIA - O desembargador
Dimas Fonseca está em Brasília, pronto para recebe, dia 29 homenagem do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, no qual serviu no início de sua carreira, atuando no Ministério Público. No dia do aniversario, 25, recebeu as homenagens de amigos e da família.
Fonte: Ciro Pinheiro
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)