Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

... E um novo tempo começou


 
 
O ano 2010 chegou ao seu final e nestes primeiros dias do ano 11, depois de uma retrospectiva da nossa vida, com uma reflexão quanto ao que fizemos ou o que deixamos de fazer, vale a pena projetar o futuro, para que possamos atravessar esse novo tempo sem traumas, apesar dos grandes problemas que há algum tempo colocam em risco a nossa tranquilidade e a paz da nossa família.

Com certeza no ano que passou as amizades que conseguimos foi a maior das conquistas. Os sonhos que ainda queremos realizar não ficaram perdidos, e no momento certo vamos agradecer a Deus por mais uma conquista.

O ano novo chegou cheio de novidades - governo novo, aqui e no Brasil - e mais do que nunca temos que acreditar na Paz, no Amor, na Felicidade, acreditar que é possível a boa convivência entre todos. Que é possível dar um bom dia a qualquer pessoa, mesmo ao estranho, e ser correspondido com um sorriso. Vamos nos comunicar mais e melhor e deixar o silêncio para o momento de agradecer a Deus por cada dia em que acordamos e para cada noite antes do sagrado repouso.

Acreditemos que é possível um mundo mais justo, mesmo sabendo que para isto teremos que ser, cada um de nós, cada vez melhor. Vale lembrar que já somos felizes por termos a vida, um presente que Deus nos deu, mas que só depende de nós, como pessoa, fazer o melhor para dessa forma valer a pena nossa passagem por este mundo.

  

... E um novo tempo começou  - Gente de Opinião

 

DILMA PRESIDENTE DO BRASIL

Tivemos um fim de semana movimentadíssimo no país inteiro: coincidindo com a entrada do ano novo, a posse dos eleitos nas últimas eleições gerais: presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais e dois terço dos senadores. A mudança também alcançou as câmaras municipais, que iniciaram o ano com novas mesas diretoras, frutos de eleições internas.

A posse da nova presidente da República, Dilma Vana Rousseff, foi um acontecimento marcante, não apenas por ser a continuidade, o terceiro governo consecutivo de um projeto amplamente avalizado pelas urnas mas, pelo ineditismo de se ter, pela primeira vez na história do país, uma mulher à frente do governo federal.

COMPROMISSOS

A presidente Dilma divulgou como compromissos principais do seu governo - a erradicação da pobreza absoluta, uma solução para a saúde, a educação e a segurança. Pontos principais do seu discurso. A eles se juntaram pontos importantes para o aperfeiçoamento de nossa democracia.

LEGADO DO LULA

Em seu discurso de posse, a presidente Dilma Rousseff falou, principalmente, do legado deixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e destacou que sua missão no cargo será ampliar as conquistas dos oito anos de governo de seu antecessor.

PRIMEIRA MULHER

Logo no início do discurso, ela foi interrompida por aplausos no Plenário do Congresso Nacional, ao fazer referência ao fato de ser a primeira mulher eleita para a presidência da República. “Será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Sinto imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico dessa decisão”.

COMIDA NA MESA

 A presidente reafirmou um compromisso de campanha: erradicar a miséria no Brasil. “Não vou descansar enquanto houver brasileiro sem comida na mesa”. Em seguida, abordou a preocupação com o crescimento econômico e a estabilidade da economia. Caminhos, segundo ela, para sua meta de erradicação da miséria. “É com crescimento que serão gerados os empregos necessários para as atuais e novas gerações, é com crescimento que venceremos a desigualdade de renda e desigualdade de desenvolvimento regional. Isso significa manter a estabilidade econômica como valor”.

 

CONFÚCIO PROCLAMA NOVA RONDONIA

Em Rondônia o mesmo enfoque do discurso da presidente Dilma Russeff, foi dado pelo novo governador Confúcio Moura: saúde, educação, segurança.

“A base do meu trabalho já foi definida - a saúde deve melhorar, a educação é o meio mais eficiente de transformação de uma sociedade e a redução da criminalidade no Estado”. Disse o governador Confúcio.

“Para que tudo bom nos aconteça há necessidade da convergência de forças e de pensamentos. A criação no Estado de um clima favorável, com base na esperança, com a premissa de que tudo pode melhorar ainda mais. Só assim e com o apoio popular as coisas podem dar certo”.

 

SEM SEGREDO

Num discurso entrecortado pela emoção, pelo bom humor, e pela devoção a sua família, Confúcio falou de sua trajetória e de seus objetivos no novo governo. Conclamou a todos para os grandes desafios de seu governo. Confúcio que se declarou desarmado, buscará um grande diálogo com a imprensa, pediu apoio da classe política e dos meios representativos da sociedade, garantindo que terá as portas abertas para impulsionar os pequenos e médios produtores, comerciantes, produtores em licitações abertas e transparentes. “Quem contar seus segredos vai se arrepender. Tudo vai ser negociado para todo mundo ouvir”, assegurou. Foi aplaudido durante todo o discurso.

MOGNO – O SIMBOLO

A solenidade de posse, em sessão solene do Legislativo, que durou quase duas horas e ao final, o novo governador saiu aplaudido pela multidão que lotou o grande salão de festas da calorenta casa de shows Nautilus. Como símbolo do seu projeto para uma “Nova Rondônia” o governador Confúcio anunciou em seu discurso, o plantio de mudas de mogno, uma árvore nobre, ameaçada de extinção na Amazônia. Isso será feito em todos os órgãos públicos estaduais a começar neste dia 4 de janeiro, durante as festividades do aniversário do Estado, defronte o Centro Administrativo Rio Madeira.

ESTOU PREPARADO

“Eu estou aqui, hoje, dia 1 de Janeiro de 2011 para ser  Governador deste Estado e posso dizer a todos vocês, que estou preparado para o cargo, estou com vontade de trabalhar, tenho na minha cabeça tudo desenhado, até mesmo o futuro, tenho na minha cabeça um projeto mental de Estado diferente e que vou perseguir este sonho como se fosse plena realidade. Mas, para que a minha vontade possa se estabelecer de fato, eu preciso de você, de você mesmo, para somar comigo o seu pensamento positivo e aí sim tudo dará certo e os acontecimentos serão todos favoráveis.” (Escrito no blog).

SEM MEDO

No discurso da posse, emocionado, declarou estar alegre e disse que a vitória não veio à toa, mas da soma de resultados. Em tom de euforia reafirmou não ter medo de governar Rondônia, não ter medo de desafios, pois se considera militante e pioneiro que valoriza o Estado passo a passo. Agradeceu a expressiva votação que recebeu no município de Guajará – Mirim. O governador ressaltou que "nasce uma nova Rondônia". E mandou um recado a quem deseja investir no estado, afirmando “que esses novos investidores serão bem tratados e que o jogo no Poder Executivo, a partir de agora, será outro, jogo limpo”. Afirmou que vai trabalhar para colocar Rondônia no mundo. Vai unir força política com os deputados estaduais e o novo governo federal. Sobre o meio ambiente, disse que vai pregar desmatamento zero, sem prejudicar madeireiros, natureza e empresários. “Abaixo a propina para a liberação de processos”.

TENHO PRESSA

Para a saúde pública sobraram as maiores críticas de Confúcio Moura. Declarou que as primeiras ações serão para tirar os pacientes do chão dos hospitais públicos e só depois fazer asfalto e inaugurar obras. Encerrou o pronunciamento conclamando todos para o trabalho. “Vamos pensar grande, vamos começar pequeno, que eu tenho pressa” finalizou.

DILMA: NO MEU CORAÇÃO

 “Presidente Dilma não irei a sua posse, mas, estarei presente aqui dentro do meu coração. Ficarei por aqui, pra ver se de amanhã em diante eu inicie o meu trabalho para tirar os meus doentes que estão internados e no chão e sobre macas, sob macas. Farei a minha parte para que o Brasil seja efetivamente um país de todos. Ainda bem que a senhora não tem estes problemas por aí. Gracias!”

 CONFÚCIO NO BLOG

 “Sou médico e escritor. Casado com Maria Alice, pai de Bárbara e Débora e avô de Isadora, Beatriz e Rebeca. Fui deputado federal e prefeito de Ariquemes. Governador eleito em 2010 para construir, junto com vocês, uma nova Rondônia”. É assim que Confúcio Aires Moura faz sua apresentação no “blog” que ele atualiza todos os dias, quase sempre na madrugada e que é lido por muita gente, como eu, diariamente. Escrito na madrugada, o que ele escreve, é possível notar, de vez em quando é traído pelo sono. Cansaço, talvez. Na apresentação ele diz tudo pouco.

 MAIS O QUE

 Admirador de Juscelino Kubitschek, Confúcio Moura nasceu em Dianópolis, Estado do Tocantins (Goiás, naquele tempo), foi sargento da Polícia Militar e professor. Formou-se em Medicina em 1975, pela Universidade Federal de Goiás. No ano seguinte (76), veio para Rondônia e foi o primeiro médico a se estabelecer em Ariquemes. Foi nesse ano que conheci o Dr. Confúcio, na antiga vila de Ariquemes, quando instalava seu consultório em um desconfortável barraco de uma mineradora, perto do campo de pouso. Foi secretário de Saúde no governo Jerônimo Santana (quando eu era chefe do Cerimonial), deputado federal de 1994 a 2002 (três mandatos) e prefeito de Ariquemes de 2004 a 2010 (reeleito), quando renunciou para ser candidato a governador de Rondônia. Como escritor, possui quatro obras publicadas.     

 DOMINGO: PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

 “Hoje, domingo, é o primeiro dia útil do meu governo e eu vou tratar de me movimentar. Cedinho vou receber alguns prefeitos e depois conversar com o pessoal da saúde. Levar amigos e parentes ao aeroporto. Subir ao palácio para dar o que fazer aos novos indicados e dizer pra eles, você fique aqui, faça isto e aquilo, para que amanhã, segunda-feira, o pessoal inicie o novo trabalho menos tonto. Porque é assim mesmo, quando se inicia um trabalho desta dimensão, o pessoal fica meio abobalhado, receoso em tomar decisão, perguntando demais e o dia passa e aquele converseiro de corredor, todo mundo falando entre os dentes e é isto aí. É por isto que vou trabalhar (do blog, domingo).

 

... E um novo tempo começou  - Gente de Opinião
Governador Confúcio Moura com a família em momento de descontração. A esposa Maria Alice, as filhas Bárbara e Débora, as netas Isadora, Beatriz e Rebeca

Gente de Opinião

Fonte: Ciro Pinheiro - ciropinheirojornalista@hotmail.com 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)