Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Habemus Cahulla


 
 
 
Habemus Cahulla
 
                                                                               
João Cahulla: com H e com dois Ls (diferente do humilde comerciário José Caúla que deu nome a uma importante avenida da cidade) é o novo governador do Estado de Rondônia. O ex-agricultor, ex-comerciário e ex-cerealista João Aparecido Cahulla, chega ao mais alto cargo na hierarquia do Estado pelas mãos de um padrinho forte, uma amizade plantada no início da vida pública (dos dois), na muito falada Rolim de Moura. Ivo Narciso Cassol, o criador. O outro, “seu Caúla”, o da avenida, fundou o Sindicato dos Comerciários, ciente de que nada, além disto, podia pretender, consciente, na sua santa humildade, que suas condições não lhe davam o direito de ir além da liderança de um pequeno grupo, gente simples, de pouca força, naquele tempo. Nem barulho fazia, nem greve, como outros estão fazendo, atrapalhando festas, nestes novos tempos. O novo, quase xará, de nome mais pomposo, mesmo não somando na curta biografia, nenhum título elevado de cultura, afirma que está pronto e preparado para levar adiante a obra e o trabalho do seu agitadíssimo padrinho, de currículo pouco diferente. 

Filho de agricultor e de dona de casa, 56 anos, nascido na pouco conhecida Astorga, no Paraná, é casado com a professora Marli Fernandes de Oliveira Cahulla desde 1981, tem três filhos. O novo governador de Rondônia, João Aparecido Cahulla, fica por nove meses na cadeira pouco esquentada do seu grande amigo Ivo Cassol e quer continuar morando na cobertura do “Palácio das Pedrinhas”, se estiver pronto, à partir de janeiro. Durante a infância, Cahulla ajudava os pais e avós na plantação de café da família. Ao perder o pai, passou a ser o responsável da casa. Meses depois sem o avô, Cahulla decidiu ir atrás de novos desafios. Foi para São Paulo em busca de trabalho, e lá começou a vender máquinas de costurar. Numa loja de móveis e eletrodomésticos fez sucesso como vendedor e por isto chegou a ser gerente. Em 86 veio para Rondônia, aqui, como cerealista. Em Rolim de Moura conheceu Ivo e, com ele, formou uma dupla de amigos inseparáveis. Cassol prefeito (96), Cahulla secretário; Cassol governador, Cahulla junto, na casa civil; Cassol de novo, Cahulla seu vice. Cassol fora, Cahulla no seu lugar. Aí estão alguns detalhes da história do novo governador dos rondonienses. Se ele vai continuar depois de janeiro, quem vai dizer é o povo. Mas uma coisa é certa: Cassol não sairá de perto, não lhe dará sossego e fará o impossível para que o amigo fique no alto do novo palácio, até 2014, preparando uma passarela larga e bem pavimentada para receber, de volta, seu criador, em retorno triunfal. Guardará o trono com o chapéu na mão para devolver ao amigo. É esse o projeto. Dos dois.
 
 
Habemus Cahulla - Gente de Opinião
 
 
 
 
Dia de Reflexão
 
Compareci quinta-feira ao Jardim da Saudade para as despedidas ao amigo Eduardo e aproveitei a oportunidade para momentos de reflexão junto ao jazigo de alguns amigos que deixaram a vida nesse mundo velho louco, para o repouso eterno na morada tranqüila, sossegada, porém indesejada, do chamado campo santo. Tive uma sensação indescritível de que estava pertinho conversando com gente inesquecível, como o professor Lourival, Dr. Cezar e D. Hilda Queiroz; Chiquilito, Reginaldo Mendes, Floriano Riva Filho, Cloter Mota, Armando Veiga, Zizomar, Márcia Sadeck, Dr. Abílio Nascimento e outros que “encontrei” naquele local onde, apesar de triste e pouco atraente, sempre deveria ser por nós visitado para dedicar uma oração aos amigos que não voltam mais e, também, para alguns minutos de elevação do nosso pensamento para fora das coisas terrenas, na maioria das vezes, insignificantes para nossa alma. Quem sabe, com esse pequeno gesto de solidariedade  consigamos reordenar nossas vidas e dar maior contribuição para um mundo melhor.  
 
 
Sem Eduardo
 
Partiu, deixando saudade e muita falta, Eduardo Constantino Borzacov, nascido na Argentina (em Córdoba), de pais russos, brasileiro desde a década 50 e rondoniense desde 1960. Eduardo Borzacov deixou inconsoláveis a esposa Yedda Pinheiro Borzacov (filha única do Dr. Ary Pinheiro, um dos primeiros médicos de Porto Velho); os filhos Eduardo Jr (formado em educação física), Ary (geógrafo), Cristina Helena (advogada e pedagoga) e Lourdes Maria, médica; os netos Amanda, Aryadne, Lílian e Eduardo. Tradutor público das línguas inglesa, espanhola e russa, Eduardo era uma pessoa muito ativa e colaborava com a esposa no seu trabalho como escritora com vários livros editados. Faleceu repentinamente quarta-feira, dia 31 de março, às 13h30, e foi sepultado quinta, dia (1/04) no cemitério Jardim da Saudade com acompanhamento de muitos amigos
 
 
Casaram
 
Tânia Garcia e Alexandre Santiago, ambos promotores de Justiça, casaram dia 3 (sábado), às 21 horas, em cerimônia religiosa realizada na sede social da AMERON - Associação dos Magistrados de Rondônia. Tânia é filha de Maria Perpétua e Wilson Garcia, residentes na cidade de Rolim de Moura; Alexandre é filho de Maria Júlia de Queiroz Santiago e Antônio Gomes Santiago. Estiveram presentes inúmeros convidados, a maior parte colegas do Ministério Publico e amigos das cidades de Rolim e Moura e Espigão D’Oeste. A cerimônia, que teve 1 hora de duração, foi celebrada pelo pastor Carlos de Carvalho, da Primeira Igreja Batista de Rolim de Moura.
 
 
Habemus Cahulla - Gente de Opinião
 
 
 

D R O P S
 
 
ACADEMIA É PRATA – Durante um ano, período de 10 de junho deste ano a 10 de junho de 2011, a Academia de Letras de Rondônia vai realizar uma série de eventos para marcar a passagem dos 25 anos de sua fundação. Serão realizadas diversas atividades, em parceria com Academias do interior.
 
APARICIO - O Dr. Aparício Carvalho, que esteve mais de 15 dias no Hospital 9 de Julho,  em São Paulo, retornou a Porto Velho, quase pronto para voltar à atividade normal na direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana. Está em casa, repousando mais um pouco, por recomendação médica. . 
 
O VER-O-PESO um dos principais atrativos turísticos de Belém, completou 383 anos de existência no dia 27 de março. O complexo arquitetônico e paisagístico é formado pelos Mercados de Ferro e de Carne, pelas praças do Relógio e do Pescador, pelo Solar da Beira e pela Feira do Açaí, compreendendo uma área total de 35 mil metros quadrados.
 
A TAM vai celebrar, no dia 13 de maio, sua entrada oficial na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais. Com o ingresso, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a aliança opera atualmente.

CASA NOVA - A ministra Dilma Roussef e pré-candidata à sucessão presidencial estreará casa nova em Brasília. Muda da Península dos Ministérios para ocupar a mansão que pertence ao ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, localizada no cenário nobre e belíssimo do Lago Sul. Toda mobiliada, a casa será alugada pelo valor de R$ 10 mil por mês
nada? 

Fonte: Ciro Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)