Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 - 06h43
De quem menos se esperava partiu a primeira e única homenagem a Sra. Gilsa Auvray Guedes, esposa do coronel Humberto da Silva Guedes, governador de Rondônia de 1975 a 1979, falecida há três meses, em Brasília, residência da família. A iniciativa da atual primeira dama, Ivone Mezzomo Cassol, merece todos os aplausos dos rondonienses, de forma especial das pessoas que conheceram e conviveram com D. Gilsa Guedes, testemunhas do seu trabalho em prol das famílias carentes de Rondônia, naquele tempo. O seu nome foi dado ao auditório da sede da Uveron – União dos Voluntários de Rondônia, entidade que tem como presidente de honra D. Ivone Cassol. A solenidade de descerramento da placa foi realizada quarta-feira, dia 5, Dia Internacional do Voluntário, na sede da Uveron, nas proximidades do Palácio Presidente Vargas. Estavam presentes auxiliares do governo Guedes e amigos da sua família, entre eles, D. Conceição Teixeira (ex-chefe do gabinete), Dr. Jacob Atallah (que foi chefe da Casa Civil depois ter sido prefeito), Dra. Auri-Stela Atallah, Walter Bártolo (que exerceu vários cargos), Luiz Carlos Coelho de Menezes (foi secretário da Agricultura), Cláudio Batista Feitosa, Maurílio Galvão, que foi administrador de Ariquemes (antes de ser prefeito) Álvaro Costa e muitas outras pessoas. Tânia Terezinha, diretora da Uveron e principal assessora de D. Ivone, transmitiu emoção a todos os presentes, ao falar de D. Gilsa, por quem Tânia foi protegida quando ainda jovem e sem recursos para cursar uma faculdade. Tânia foi quem mais falou, mas chorou mais do que falou. Dr. Jacob discursou representando a família Guedes. Disse que o governador Humberto Guedes foi um dos mais dignos e competentes governadores e o que plantou as bases do Estado. Discursaram, também, Walter Bártolo e Luiz Carlos Menezes, ambos cumprimentando a primeira dama Ivone Cassol pela iniciativa da homenagem à D. Gilsa Guedes. D. Ivone, no final, disse que leu matérias e ouviu pessoas sobre o trabalho de D. Gilsa “uma guerreira do bem, protetora das pessoas humildes”.
Jacob Atallah: “Guedes plantou as bases para o Estado”
D. Ivone: “Uma mulher guerreira” Ao lado de Tânia e D. Conceição D. Ivone entrega uma réplica da placa pra que Dra. Auri-Stela mande para a família de D. Gilsa Guedes.
TCE – José Gomes mais uma vez
José Gomes de Melo, bom paraibano, mais da metade dos 63 anos morando em Rondônia, foi eleito quinta-feira (dia 6), para presidir, mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado (2008/2009), no lugar do outro José, também Melo, o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, que terminou sua missão, com elogios. O conselheiro José Gomes de Melo que é o único remanescente da composição inicial do TCE-RO, já dirigiu a instituição em dois períodos: julho a dezembro de 2001 e janeiro de 2004 a dezembro de 2005. Antes de assumir o cargo de conselheiro do TCE, a convite do governador Jorge Teixeira, José Gomes, que tem curso da Escola Superior de Guerra (1980), exerceu os cargos de assessor técnico do Governo do Território, diretor administrativo-financeiro e presidente da Ceron (77/80); presidente do Conselho Territorial de Rondônia (1981) e chefe da Casa Civil do Estado (1982/1983). A solenidade de posse será dia 12, quarta-feira próxima.
Mesa Brasil 2007
Colaboradores e parceiros do programa Mesa Brasil participaram de coquetel em comemoração as conquistas realizadas em 2007. O evento aconteceu na praça de alimentação do Sesc Esplanada, na noite de quarta-feira (05), com homenagem aos participantes do programa. O Mesa Brasil atua em Rondônia desde 2003 e tem como principal objetivo erradicar a fome, através de ações promovidas pelo Sesc em parceria com seus colaboradores. Em Porto Velho 38 entidades já são assistidas pelo programa que conta atualmente com 22 parceiros. 250 toneladas de alimentos foi o total arrecadado e distribuído em 2007 e a meta, segundo o diretor regional Cláudio Ramalhaes Feitosa, é superar essa marca em 2008 possibilitando o atendimento a mais entidades. O presidente da Fecomércio, Francisco Linhares, em seu discurso, disse que a fome é o pior dos problemas atuais e o Mesa Brasil vem cumprindo a mais nobre das missões, minimizando a miséria, colaborando para melhorar a vida de famílias carentes.
Prefeito quer mais música
A importância da música no processo de ensino foi um dos assuntos destacados pelo prefeito Roberto Sobrinho, na solenidade de inauguração das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Música Jorge Andrade, quinta-feira, dia 6, à noite, encerrando com apresentação da mostra anual de música. Ao cumprimentar pais e alunos, o prefeito fez a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova escola de música na zona leste da cidade, anunciando novos investimentos na área cultural. A escola de música Jorge Andrade, que desde 2006 é administrada pela Secretaria Municipal de Educação, ganhou três novas salas de aula – duas para aulas de teclado e violão e outra onde serão instalados 30 computadores. A escola, que atende a mais de mil alunos, recebeu também novos instrumentos musicais.
Quinto Bec: do Ceará ao Maranhão
O ten. cel. Washington Machado de Figueiredo, cearense, apresentou, em almoço de confraternização no “Recanto dos Pioneiros”, o novo comandante do 5º Bec, seu substituto, o maranhense Paulo Roberto Viana Rabelo que receberá o comando dia 14, em solenidade marcada para as 19 horas. Entre os presentes, o prefeito Roberto Sobrinho, o presidente da Câmara, vereador Hermínio Coelho, o desembargador Gabriel Marques de Carvalho (presidente do T.R.E), os escritores Yedda Borzacov, Antônio Cândido, Francisco Matias, Matias Mendes; o diretor da TV Rondônia, Antônio Campanari; o diretor do Sistema Gurgacz de Comunicação, Sergio Demomi, outras pessoas da Imprensa e várias autoridades, além das já citadas. O novo comandante veio de Brasília e o coronel Figueiredo, de quem ele foi aluno, vai passar um bom tempo em Paris, participando de cursos (altos estudos) na área militar.
Os que saem e os que chegam: o novo comandante, ten. cel. Viana, com as filhas Natalia e Marina e a esposa Valdeci, têm à sua esquerda a família do comandante Figueiredo (na margem): a esposa Cleoneide e as filhas Vanessa e Amanda.
No meio o Sr. José Figueiredo (militar da reserva do Exército) e a esposa Iracilda, pais do Cel. Figueiredo, que vieram de Fortaleza para as despedidas do Comandante.
D R O P S
CAUSA JUSTA - O presidente Lula comprometeu-se com as principais lideranças sindicais a enviar ao Congresso Nacional projeto de lei ratificando decisão da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que cria embaraços e dificuldades à demissão sem justa causa. A intenção é estabelecer um conjunto de normas que os empregadores terão de seguir, ao cogitar da demissão de um empregado. O projeto regulamentando a matéria será elaborado conjuntamente pelo governo e as centrais sindicais, conforme o entendimento de Lula com os dirigentes sindicais, em reunião realizada, quinta-feira última, no Palácio do Planalto.
FIMCA COM CACAU - As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA foram homenageadas com o troféu Cacau de Ouro 2007, evento anual organizado pela colunista social, Marisa Linhares, de Cacoal, que homenageia personalidades, empresas e Instituições que realizaram trabalho de destaque durante o ano. Segundo Marisa Linhares, a FIMCA está entre as Instituições que são exemplo de crescimento e desenvolvimento em Rondônia. Os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho e Maria Silvia, participaram da festa, sábado, dia 24 de novembro.
APLAUSOS - Soou bem a homenagem dos deputados aos jornalistas da Assessoria de Imprensa da Assembléia, vencedores do Prêmio Sinjor de Jornalismo. Wagna Vieira, Nelson Townes e Ademilde Correia, fizeram por merecer. Foi feita justiça à competência dos três. Os dois haviam sido exonerados em julho e retornaram ao trabalho há poucos dias.
RADIO E TV - Aconteceu eleição no Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Rondônia. Antônio José Campanari foi eleito presidente para um mandato de quatro anos.
DEFENSORIA – O defensor João Sismeiro foi eleito presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, sem opositor, com 75 por cento dos votos.
SÓ RICO - O presidente Lula na sua luta em defesa do CPMF disse (vi, triste, na televisão) que só os ricos pagam esse imposto, que foi criado para melhorar a saúde do povo mas que está sendo considerado indispensável para sustentação do pesado Estado brasileiro, enquanto a Saúde vai cada vez pior. Só os ricos pagam, né? - Eu e a dona Maricota que vende brôa na esquina da José de Alencar, por acaso, somos ricos, meu Presidente?
JUSTIÇA – O Judiciário de Rondônia muda de direção dia 17, com a desembargadora Zelite Andrade Carneiro na presidência do Tribunal de Justiça. Dia 17, às 17 horas. Como no meu aniversário: 70 anos, dia 7, do mês 07, de 2007, no sétimo dia da semana (sábado) para 70 convidados. Ah, nasci em 37.
CENAS DE NOVELA - A TV Globo teve que responder ao Ministério da Justiça sobre reclamação de cenas da novela “Duas Caras” impróprias para a faixa de 12 anos no horário, com exibição da atriz Flavia Alessandra. Acho exagero, quando coisas muito mais impróprias são mostradas nas novelas, bem cedo, com o sol presente, no Acre e até mesmo em Rondônia e em outros estados, com as crianças de olho nas novelas e em outros programas realmente impróprios.
SÓ A COCA-COLA – Os colunistas esquecem, a Coca-Cola, não. É o Grupo Simões que no dia 8 de dezembro, dia do Colunista Social, manda um brinde para todos esses divulgadores das coisas boas da vida. “Com vocês nossas marcas brilham muito mais !!”, é a mensagem assinada pelo gerente-geral da Rondônia Refrigerantes, Helio Lins Ferreira. Na cesta não faltou nem o Tuchaua, o meu refrigerante preferido. Meu e do diretor Euro Tourinho.
TRÂNSITO - “Capital tem quase 10 acidentes por dia”. Manchete alarmante, mas verdadeira, numa cidade do tamanho de Porto Velho. Ontem, na Presidente Dutra com Calama, uma moto cruzou na frente do meu carro com o sinal aberto (para mim) em alta velocidade, com meio minuto (ou meio palmo) para um acidente. O deputado Ribamar Araújo tem razão quando diz que Porto Velho tem o pior trânsito do Brasil. É preciso uma providência urgente!!!
?????? – Para Zé Carlos Sá pesquisar: vi, numa lista de escolas da capital, uma escola com o nome de “Jornalista Fernando Escariz”. Sinceramente, não sei quem é, ou quem foi. Outra com o nome de “Dr. Tancredo de Almeida Neves”. Por que não apenas “Escola Tancredo Neves”?
Parabéns
CIDADÃO – O pecuarista ELECTO AZEVEDO SOARES recebe amanhã às 20 horas o título de Cidadão Honorário de Porto Velho, concedido pela Câmara Municipal. Será no templo da Loja Maçônica Estudo e Trabalho, na rua José Bonifácio.
DE FÉRIAS - Estão de parabéns Fátima e Chico de Santa Maria, com a chegada da filha RENÉE MICHELLE (terça-feira) que mora na Inglaterra. Michelle fica mais de um mês por aqui. OUTRO: De São Paulo, onde cursa Engenharia de Computação, chegou DONER ALHO TOURINHO, filho de Berenice e Eudes Tourinho.
CUBANAS & CUBANOS - Marcou data nova dia 6 (quinta) ANSELMO FERRER HERNANDEZ, professor de química na Faculdade São Lucas. Reuniu um belo grupo de amigos e amigas, cubanos (que moram aqui) e brasileiros, em torno de geladinhas “Bohemias” e leitão à moda culinária cubana, saborosíssimos.
HONRA AO MÉRITO - O escritor/poeta MATIAS MENDES foi agraciado pela Assembléia Legislativa com o título de “Honra ao Mérito” por incrementar e fomentar a literatura brasileira sendo autor de várias obras amplamente divulgadas pela imprensa nativa e órgãos culturais fora do Estado. A data para entrega do honroso título ainda não foi marcada.
ANIVERSÁRIO - O político RAIMUNDO INÁCIO, da velha guarda e da linha de frente do PMDB (do tempo em que não tinha o P), completou 78 anos dia 3, segunda-feira. Muda de idade e de outras coisas, mas não muda de partido. Fidelidade absoluta.
Fonte: ciropinheiro@bol.com.br
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)