Terça-feira, 25 de janeiro de 2011 - 19h17
A felicidade veio pra ficar |
NASCE NOVA MUTUM
A inauguração, quarta-feira, dia 19 de janeiro, de uma nova cidade em Rondônia, teve um dia inteiro de festas: a vila Mutum Paraná, renasce com o nome de Nova Mutum (como nasceu a Nova Ariquemes, há 36 anos). Rondônia é assim. Enquanto no meu Nordeste cidades centenárias encolhem, aqui vemos cidades que nascem e crescem bonitas e com atrativos que em outras regiões não vemos.
MAIS UMA VEZ TESTEMUNHA
Há 44 anos em Rondônia vi, de perto, o nascimento de cidades que hoje orgulham o nosso Estado. Acompanhei o desenvolvimento de Vila Rondônia (atual Ji-Paraná) desde o final da década 60; vi Pimenta Bueno ainda pouco importante; conheci Vilhena, bom clima, ainda pequena; Presidente Médice começando, quase nada; Ouro Preto, ainda projeto, chefiado pelo Dr. Canuto. Ariquemes, eu estava lá, quando caiu a primeira árvore na mata virgem e, vi crescer, bonita, bem de perto. Cacoal vi nascer, com a chegada dos primeiros moradores e, se não fosse minha intromissão na história, teria outro nome. Coisas bem antigas. Tempo bom, que guardo na lembrança. Naquele tempo não percebia o momento histórico do qual estava participando. Rondônia crescendo para ser Estado. - Agora, vem Nova Mutum Paraná que, emocionado, conheci na inauguração, há cinco dias. Mais uma página da minha história desde a chegada a Rondônia. Mutum, Nova, veio diferente das outras cidades nascidas no outro lado de Rondônia. Cacoal surgiu de uma ocupação. Ariquemes, de uma decisão planejada. As outras de nascimento normal. Mutum, no inicio não contava com a simpatia dos moradores da antiga vila, mas lá está, uma cidade nascendo bonita, bem projetada, sem problemas, com gente feliz.
UM BOM LUGAR
“Um lugar bom para morar, realizar negócios, produzir e gerar riquezas. Assim foi apresentada Nova Mutum Paraná, que marca a história do estado de Rondônia, como exemplo de sustentabilidade e aplicação das mais modernas tecnologias da construção civil mundial”. Assim disseram as notícias sobre o empreendimento inaugurado oficialmente com uma série de atividades, incluindo celebração religiosa e shows musicais com artistas da região. Logo cedo a cidade foi abençoada e os comerciantes receberam, em ato simbólico, as lojas do Centro Comercial, espaço que possui 16 salas para negócios diversificados. Doze já funcionam com lojas de confecção, telefonia celular, produtos e serviços de informática, farmácia, sorveteria, lotérica, agência bancária e salão de beleza.
Integração: entre o comandante da Policia Militar, coronel Paulo Cesar, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Caetano, o secretário de Segurança, Marcelo Bessa |
SEGURANÇA INTEGRADA
No final da tarde foi entregue ao Governo do Estado, na presença do governador Confúcio Moura, pelos diretores da concessionária Energia Sustentável do Brasil, a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), espaço estruturado para o funcionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Para construir e equipar a Unisp foram investidos R$ 2.657.882,46 (dois milhões, seiscentos e cinquenta e sete mil e oitocentos e oitenta e dois reais). A Energia Sustentável do Brasil entregou, também, na ocasião, cinco ambulâncias com estrutura de UTI ao Corpo de Bombeiros, para auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência.
BOMBEIROS: PROJETOS SOCIAIS
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel BM Lioberto Caetano, destacou que a estrutura que está sendo colocada à disposição da população, através das compensações sociais da Usina Jirau, tem ajudado a corporação em sua missão de salvar vidas. “Nosso compromisso também é manter e ajudar no desenvolvimento do Estado, com projetos sociais que possam desenvolver o lado cidadão”.
POLICIA MILITAR: BUSCANDO RESULTADOS
O comandante geral da Polícia Militar, Cel. Paulo Cesar de Figueiredo, disse, em seu discurso, que uma cidade planejada facilita a missão do policiamento de preservar. “Temos que estar próximos, juntamente com a comunidade”. Acrescentou: “Estamos aqui com a missão de exercer o nosso papel social, levando segurança a todos. Buscando resultados”.
SEGURANÇA PUBLICA: PROJETOS PARA CRIANÇAS
O secretario de Segurança, Marcelo Bessa, falou de compromissos e de projetos sociais para crianças. Disse que a segurança da população é prioridade de sua pasta.
O governador Confúcio Moura entre José Lucio de Arruda (diretor institucional) e o presidente da Energia Sustentável, Victor Paranhos, descobriu a placa de inauguração da nova cidade |
VIEMOS PARA FICAR
O diretor presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, assegurou: “Nosso governador pode contar com o nosso trabalho, sempre estimulando o crescimento desta cidade. Não é só uma fase, o crescimento veio para ficar. Estamos no Estado que mais contrata com carteira assinada no Brasil. Rondônia tem vontade de crescer, o povo é empreendedor e tem força de crescimento. Estamos aqui, participando da história deste Estado”
CONFUCIO: BENEFICIOS DO RIO MADEIRA
O governador Confúcio Moura, destacou que Nova Mutum Paraná é um exemplo de desenvolvimento econômico, social e principalmente sustentável. “Rondônia mostra, neste momento, todo o seu potencial como um gigante gerador de riqueza e renda. Hoje vemos o resultado dos benefícios que o rio Madeira nos oferece e reafirmamos que é possível aliar crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade”.
Centro comercial funcionando |
Ruas, avenidas, praças e muito espaço |
NOVA MUTUM
Construída na margem esquerda da BR-364 (PVH – Rio Branco), Nova Mutum Paraná está localizada a 100 quilômetros da cidade de Porto Velho. O projeto urbanístico, que dispõe de uma área de dois milhões de metros quadrados, conta com 1.600 casas, com capacidade para seis mil moradores e o Pólo Industrial Porto Velho, preparado para instalar 26 novas indústrias. Nova Mutum foi planejada pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, com o objetivo principal de atender os moradores da antiga vila de Mutum Paraná - única área a ser atingida pela formação do lago do futuro reservatório da UHE Jirau. A nova cidade possui ruas asfaltadas, tratamento de água e esgoto, rede de telefonia fixa e móvel, acesso à internet banda larga, coleta seletiva de lixo, praças e áreas de lazer, escolas de ensino fundamental e médio, terminal rodoviário, Correios, agência bancária, posto de saúde, central de abastecimento, além de setor para instalação de indústrias de médio e grande porte, centro comercial e feira livre dos produtores rurais. Atualmente o local conta com 156 famílias remanejadas de Mutum Paraná, além de parte dos profissionais da Usina Jirau.
Carlinhos e Marquinhos nasceram na vila Mutum e estão felizes na Nova Mutum. “A gente tem lugar pra brincar e estudar” |
A EMPRESA
A Energia Sustentável do Brasil é formada pela Eletrobrás Eletrosul, Eletrobrás Chesf, Camargo Corrêa e GDF Suez Energy, a majoritária do grupo empreendedor, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau. Com 50 turbinas, a hidrelétrica terá capacidade instalada de 3.750 MW e é a maior obra em construção no Brasil. A previsão para início da geração é no primeiro semestre de 2012.
Fonte: Ciro Pinheiro - ciropinheirojornalista@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)