Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA


 
O ponto alto da noite de posse de novos membros da Academia de Letras de Rondônia foi o discurso da acadêmica Sandra Castiel Fernandes, que falou em nome dos três novos membros da ACLER  -  Sandra, efetiva e os jornalistas Euro Tourinho e Ciro Pinheiro, honorários.

A professora Sandra Maria Castiel Fernandes, rondoniense, nascida em Porto Velho, casada com o advogado Dílson Machado Fernandes, é uma das sete filhas da professora Marise Magalhães Costa Castiel, que foi vereadora e secretaria de Educação, falecida há mais ou menos 10 anos. Sandra é mestre em Educação, professora de língua portuguesa, literatura brasileira, literatura infantil, folclore e teatro.

Euro Tourinho é diretor-geral do jornal Alto Madeira, tem 88 anos (o Jornal 93), ainda em plena atividade, o mais antigo profissional de imprensa de Rondônia.  No passado foi colunista social e uma das personalidades de maior destaque na sociedade rondoniense, um cidadão respeitado e muito ativo. É o primeiro que chega ao jornal, diariamente, antes das 8 horas e um dos últimos que saem, noite, quando o Jornal desce para impressão. Euro participou efetivamente de momentos históricos de Rondônia como Território e Estado, como lembrou o acadêmico Pedro Albino de Aguiar em sua saudação aos novos acadêmicos.

Pedro Albino destacou, em seu pronunciamento, a necessidade do compromisso real dos membros da ACLER para com os objetivos da entidade, além da responsabilidade que a Academia tem perante a sociedade.

Ciro chegou a Rondônia em 1967, com mais ou menos cinco anos de atividade na imprensa do Ceará. Falta pouco tempo para chegar aos 50 anos de profissão, quase 44 no jornal Alto Madeira, como redator e colunista.  Foi o primeiro jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho, na DRT Rondônia. É colaborador do site gentedeopiniao e da revista Momento Brasil.

Falando em nome dos empossandos, a professora Sandra Castiel lembrou a importância que uma Academia de Letras tem perante a comunidade, ressaltando também a figura do patrono de sua cadeira, seu professor Enos Eduardo Lins “um dos mais importantes intelectuais entre tantos, que, no passado, viveram em Rondônia”. Homenageou seus pais, de modo especial a mãe, professora Marise Magalhães Costa Castiel “um exemplo que inspirou muitos jovens entre os quais me incluo a dedicarem-se à educação e à cultura”.

A parte musical da solenidade ficou por conta do compositor e músico Sílvio Santos, acompanhado de seu filho, ao violão. Silvio cantou duas músicas, a última lembrando a figura da professora, política e folclorista Marise Castiel, o que emocionou a platéia. A sessão solene foi realizada na noite de quinta-feira, 20, presidida pelo acadêmico Lucio Albuquerque, no plenário da seccional da OAB, com a presença de convidados dos novos acadêmicos e da maioria dos membros da Academia de Letras.
 

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Euro Tourinho conduzido ao auditório pelo acadêmico (desembargador) Dimas Fonseca. Sandra Castiel Fernandes conduzida pelo acadêmico Abnael Machado de Lima.
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião

Ciro conduzido pela acadêmica (escritora) Yedda Pinheiro Borzacov.

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Juramento dos novos acadêmicos
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Ciro, Sandra, Euro.

HOMENAGEM À PADROEIRA

Apesar dos 10 discursos, quase todos dizendo a mesma coisa -  louvores à Maria, mãe de Jesus -  foi uma comemoração bonita, a homenagem da Câmara de Vereadores, à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Município. De todos os discursos dei maior nota a três: da vereadora Mariana Carvalho (autora da proposta juntamente com o vereador Ramiro Negreiros); do vereador Zequinha Araújo e do ex-vereador Mário Jorge, todos dando testemunhos da proteção de Nossa Senhora em momentos de aflição, quando nada não mais a quem recorrer.  Além desses, discursou Anísio Gorayeb (Anisinho), que relembrou pessoas tradicionais da cidade, figuras históricas, algumas que já deixaram a vida entre nós e que estão apenas na saudade. Um numeroso grupo de alunos e de ex-alunas esteve presente além de diversos convidados.  

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Grupo de ex-alunas do Auxiliadora com o padre Rui Feitosa (vigário geral), Ir Maria José (diretora), a Sra. Oneida Guzmam, que veio de Belém, para uma temporada em Porto Velho ao lado da família,  Mariana e convidados
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Anísio Gorayeb com Mariana. Anisinho recebe parabéns no dia do seu aniversário, 23 de maio.
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião

Vereadora Mariana Carvalho fez saudação à Nossa Senhora Auxiliadora.

 
 

Casamento: Cristilene e Salem

Cristilene Alves e Salem Sadeck casaram sexta-feira (21), às 20 horas, na catedral do Sagrado Coração de Jesus em cerimônia celebrada pelo padre Emílio La Noce, na presença de muitos parentes e amigos, que lotaram a  igreja.  O tenor Marco Dall’Acqua deu maior brilho à cerimônia, com Raquel, Márcia (violino), Mauro (teclado) Hile (flauta) e João César (violão). Algumas músicas: Ave Maria de Gounod, Oração da Família, Família do Brasil e Oração de São Francisco, roteiro bem selecionado.  A recepção aos convidados aconteceu nos salões do Casablanca Cerimonial e Eventos.  

NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Os noivos com os pais de Cristilene: Adão da Penha Alves, Carmelita de Farias Alves.
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião
Com os pais de Salem: Frederico Sadeck e Elna Thadeu de Castro Sadeck.
NOVOS IMORTAIS NA ACADEMIA - Gente de Opinião

Descontraído grupo de amigos.

 


D R O P S

TURISMO- Se for cumprida, a promessa do governador João Cahulla, o Turismo em Rondônia vai, finalmente, ter vez. Na posse do novo superintendente de Turismo, Heitor Luiz Costa Júnior, Cahulla disse que  pretende criar a Secretaria de Turismo e que Heitor entra com a missão de preparar o setor para que isto de torne realidade. Nenhum dos superintendentes que estiveram no cargo conseguiram fazer um bom trabalho porque até para comprar um lápis era (ou é, ainda) preciso autorização da Secretaria de Desenvolvimento Social. E o Turismo continuará só nos projetos, se a mudança não vingar. Que Deus ajude ao Heitor, é o que desejamos.

GOSTAR DE LER- Muito boa a idéia do projeto “Para gostar de ler”, do curso de Letras e Pedagogia da Faculdade Metropolitana, lançado semana passada.  O hábito da leitura é fundamental para que se tenham o domínio da informação, apesar da televisão e do rádio. A prova do que faz a falta da leitura são as mensagens (comentários) feitos por internautas no pé das noticias dos sites, verdadeiras agressões à língua portuguesa.

TERGON EM FESTA- O colunista Tergon movimenta a sociedade de Ji-Paraná com promoções como o “Oscar Mulher”, que neste ano está previsto para o dia 29 próximo, no clube Vera Cruz. Na mesma festa haverá a homenagem “Notável 2010”, que distinguirá os dez melhores profissionais do Estado de Rondônia. Sempre uma grande festa.  Bonita, elegante e bem organizada.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)