Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Seminário da Acler empolgou


 

Li a coluna do Zekatraca, de sexta-feira, com relato sobre o Seminário “50 anos da Br-364”, promovido pela Academia de Letras, com o apoio do Departamento de História e Arqueologia da Unir.

Ele descreveu, com alguns detalhes, a chegada do navio Tubarão com máquinas pesadas na margem do Rio Madeira, e fez comentários sobre a palestra do presidente (da Acler) Lucio Albuquerque, que, segundo o jornalista Euro Tourinho, fez a melhor palestra da noite, com o roteiro cronológico perfeito dos eventos históricos, sem precisar de consulta escrita. Euro acha que essa palestra do Lucio deveria ser repetida, inclusive, “para que essa gente que se intitula defensora de Rondônia possa conhecer um pouco de nossa história”. Quase 200 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de ensino médio e universitário, além de pesquisadores da história local participaram do seminário, na tarde de quarta-feira, no auditório do Teatro Banzeiros.

Foram feitas duas homenagens póstumas: ao autor de "Ferrovia do Diabo", Manoel Rodrigues Ferreira, pela acadêmica Yedda Borzacov, e ao Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago pelo acadêmico William Martins. Foram aplaudidos pela platéia, que não perdeu um só detalhe.

Os aspectos históricos da BR, tema do acadêmico Lúcio Albuquerque, foram seguidos dos depoimentos do jornalista Euro Tourinho (sobre a presença do presidente JK em Vilhena a 4 de julho de 1970); do funcionário aposentado Gervásio Feitosa e do empresário Roberto Cazenave, os dois últimos, sobre a Caravana Ford. Euro disse que subiu no tronco da faveira, derrubada por Juscelino, para entregar ao presidente a edição do dia do Jornal Alto Madeira com reportagem sobre o histórico acontecimento. “Um puxa-saco quis impedir minha aproximação de JK, mas não conseguiu”. Gervasio contou muitas histórias sobre a Caravana Ford e disse que foi uma viagem muito problemática mas foi, também, divertida. Disse que nas paradas o pessoal fazia forró, mesmo sem mulher pra dançar. Perguntei: mas como? Cazenave contou parte de sua história e de sua entrada na Caravana, uma verdadeira aventura. Confirmou as palavras do Gervasio, mas disse que o sofrimento era maior do que a diversão. Disse que viu muita gente chorando e até fugindo, desertando da missão.

Os depoimentos de Gervasio e Cazenave emocionaram a platéia pela narrativa das dificuldades enfrentadas pelos participantes da caravana, com destaque às figuras do mecânico Eduardo Lima e Silva (Dudu), que chefiou a comitiva a partir de Pimenta Bueno, e do governador Paulo Nunes Leal, que deu total apoio à viagem.

A última palestra foi do professor Antônio Cláudio Rabelo, da Unir, muito elogiada pelo seu conteúdo com o tema “A BR-29 e o desenvolvimento: periferia do Brasil ou Sudoeste da Amazônia”?”.

Seminário da Acler empolgou - Gente de Opinião

Auditório lotado

Seminário da Acler empolgou - Gente de Opinião

Lucio contou a história com detalhes

CEARENSE VISITA - Nilton Oliveira (sub-tenente e relações públicas do 5º Bec) comemorou aniversário dia 7 (quarta) com jantar no Don Giovanni, com alguns amigos e, a presença especial de seus pais, Maria Hilma e Antônio Marques, que vieram de Fortaleza, para visitar o filho, a nora e o neto Artur Bruno, de 3 anos. Nilton, aproveitando o período de férias, viajou sexta-feira com os pais e a Consuelo para conhecer Rio Branco e dar uma esticadinha até Cobija (Bolivia), de onde retornam na tarde de hoje. O simpático casal cearense, volta a Fortaleza dia 20. Na foto Nilton, com a Consuelo e com os pais Hilma e Antônio.

Seminário da Acler empolgou - Gente de Opinião
Nilton e Consuelo com o casal visitante

O futuro governador está aqui

Um desses candidatos será o novo governador de Rondônia a partir do ano 2011. O povo vai decidir pelo melhor, se votar conscientemente. Todos eles estão mostrando que têm ficha limpa, que não têm nada a temer. Como vêem apenas um é rondoniense (exatamente o que está mais longe de chegar ao trono, conforme as pesquisas); um é do Paraná, um de Tocantins, um paulista, um carioca; três, dos cinco, têm curso superior completo. O mais novo tem 45 anos e o mais velho 62. Todos são casados.

Confúcio Aires de Moura

Data do nascimento 15-05-48, em Divinópolis – Tocantins.

Curso superior: médico

João Aparecido Cahulla

11-02 – 54 – Astorga Paraná.

Curso médio – ocupação atual: governador

Eduardo Valverde Araújo Alves

19-02-57 – Rio de Janeiro

Curso superior – servidor público

Expedito Gonçalves Júnior

10-06-63 – Gurarapes – SP

Curso superior incompleto – professor

Marcos Augusto Gomes (Susuarana)

16-12-65 – Porto Velho

Curso Superior: professor 

 Fonte: Ciro Pinheiro 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)