Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 19h40
Com a participação já confirmada de 12 companhias aéreas, nacionais e internacionais, 35 operadoras de turismo, 38 empreendimentos hoteleiros e 30 delegações internacionais, o 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2007, que será realizado de 24 e 27 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro, reafirma sua posição de maior evento de turismo das Américas.
O TEMA CENTRAL
Mais uma vez a ABAV acompanha os temas que são destaque no cenário do turismo e possibilita o debate e a discussão de entraves para a busca de soluções no Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, este ano em sua 35º edição. Turismo: a força da reação
é o tema central do evento.
O PATRONO
Antenado com a preocupação mundial em torno do meio ambiente, o 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas ABAV 2007 terá como estado patrono o Estado do Amazonas. Por meio de uma parceria com a AmazonasTur, o Estado apresentará suas potencialidades no maior evento de turismo das Américas. A escolha do Amazonas vem ao encontro das preocupações ambientais que afetam o mundo e, em conseqüência, as atividades turísticas. A idéia é mostrar ainda como o turismo pode ser um importante fator de preservação ambiental
COMITIVA
A ABAV-Rondonia no Congresso de 2006 mandou sua maior representação ao Rio de Janeiro. Para no próximo Congresso o presidente Alessandro Macedo quer repetir a dose. Já está convocado os agentes para a inscrição, considerando, também, as vantagens de quem se inscreve mais cedo.
CHEGA A RONDONIA
O CONVENTION VISITORS BUREAU
Foi dado o primeiro passo para criação, em Porto Velho, de uma das mais importantes organizações voltadas para o desenvolvimento do segmento turístico, o Convention & Visitors Bureau, entidade de nível internacional e que funciona em quase todas as capitais e grandes cidades brasileiras. A primeira providência foi a oficialização pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, da associação Madeira-Mamoré de Turismo e Eventos, entidade mantenedora da CVB. Em reunião realizada no Aquarius Selva Hotel, um grupo de empresários deu o chute inicial, tendo em vista a fundação da CVB que, com certeza, vai incrementar o desenvolvimento do Turismo em Porto Velho (e no Estado), por considerarem que o Turismo não pode mais continuar sendo um setor quase ignorado quando o Estado (e a cidade) entra em uma fase de grandes conquistas, um tempo de grandes realizações. Uma comissão foi formada para cuidar das providências iniciais, tendo na coordenação o arquiteto Alessandro Macedo (atual presidente da Abav) e formada, também, por Jun Alex Yamoto (da Faculdade São Lucas), Maria Silvia Carvalho (Faculdades Integradas Fimca), Pedro Teixeira Chaves (Sebrae), Paulo Haddad (Sindicato das Empresas de Turismo), Ananias Filho (Sindihotel), Rafael Piewak (Guia Ro), Alery Rute Santana. Aristides Cury La Plata, consultor da Federação Brasileira de Convention foi uma explanação sobre a atividade turística mostrando a necessidade do fortalecimento da divulgação de nossas potencialidades turísticas e do incremento a essa atividade no âmbito regional. Na reunião falaram o secretario de Desenvolvimento Socioeconômico, José Carlos Gadelha; o secretário de Esporte e Lazer, Emerson Castro; o superintendente do Sebrae Pedro Teixeira e o coordenador da comissão, Alessandro Macedo. Ficou marcada uma reunião no dia 7 de novembro, onde cada associado fundador levará mais um empresário para que seja efetivada a fundação do Rondônia Convention & Visitors Bureau.
Novos médicos rondonienses
Três portovelhenses, filhos de médicos, receberam grau em Medicina pela Universidade de Cuiabá UNIC, dia 30 de agosto: Reinério Gimenez Neto, filho do médico pediatra Teófilo Gimenez e de Ana Estela Couceiro Gimenez; Floriano Rodrigues Riva Neto, filho do médico cardiologista Floriano Rodrigues Riva Filho (in memorian) e de Ancy Lidionete Zaparole Riva, e Oadmil Monteiro da Silva Filho, filho do bioquímico Oadmil Monteiro da Silva Filho e de Emily Correa de Arruda Monteiro.
O baile oferecido aos pais no dia 29, no salão nobre da Associação dos Criadores de Mato Grosso, foi homenagem de confraternização dos formandos com suas família e é tradição da INUC desde sua fundação. A colação de grau dos formandos em Ciências Médicas foi realizada no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Mato Grosso. O Baile de Formatura aconteceu no salão de festas do mesmo hotel, no dia 1º de setembro, ontem.
Os pais do novo médico Reinério Neto, Teófilo e Ana Estela, de férias, foram para as solenidades de formatura, em Cuiabá, com a filha Juliana Couceiro Gimenez, médica, também formada pela UNIC, residente do Hospital da UnB em Brasília. Ana Luiza, a irmã caçula, por estar em período de provas do curso de Direito (último período) da Ulbra, não foi à Cuiabá participar da festa do irmão, mas por telefone desejo todo o sucesso do mundo para aquele que daqui para adiante vai procurar salvar vidas.
Adeus a Hugo Mota
Traídos pela fragilidade da peça que sustenta a vida da máquina humana, o coração, pessoas úteis à sociedade rondoniense foram embora, sem volta, últimos dias de agosto. Antônio Morimoto, Ricardo Santana (advogado), João Valério e Hugo Parra Mota, deixaram muita falta e, sem dúvida, muita saudade. De Hugo Mota posso dizer que a indesejável surpresa me deixou muito triste. De todos, era o que mais eu tinha amizade, pelo muitos anos de convivência, apesar da pouca aproximação, ultimamente. Com todos da família, os irmãos Zora (arquiteta, ex-vereadora) Selma, Sulamita, Branco (Moacir), Saka (Ruy), Carlinhos e, a mãe, D. Zoraida. Hugo, como muitos falaram durante o velório no Tribunal de Contas, era uma pessoa muito tranqüila, equilibrada, serena, amiga. Como conselheiro do TCE era sempre elogiado pelos colegas, pela forma técnica como dava seus pareceres, e pelo seu espírito conciliador, sempre defendendo o entendimento, a harmonia. No Cemitério Jardim da Saudade, para onde foi acompanhado por uma fila de carros de tamanho nunca antes vista no trecho, o irmão Rui, emocionado, pouco conseguir expressar sua mensagem de despedidas. Zora (Zoracy) apenas falava baixinho, parece querendo que suas palavras fossem dirigidas só para ele: "Huguinho você estará sempre vivo para nós. Vá querido, até breve, meu irmão". Os filhos Hugo, Daniel e Cyntia, inconsolável, pareciam não acreditar no que estava acontecendo. Nem eles nem os inúmeros amigos que Hugo deixou, com muita saudade.
Na Pátria Amada
Até que enfim acertaram no local ideal para o desfile da Independência, a Avenida dos Migrantes. Perto da área centraL da cidade, uma via ampla em duas pistas, com espaço para o desfile e para o povo. Só um detalhe precisa ser revisto: acho que deviam inverter a ordem, partindo da Av Rio Madeira para a Av. Jorge Teixeira (no sentido bairro centro). Partindo da Jorge Teixeira, a Migrantes tem aclive, pior para a caminhada, enquanto vindo da Rio Madeira, com pequena descida, fica mais confortável. Descendo é melhor. Outro grande problema é o estacionamento. Foram interdidadas, proibidas para para estacioamento, todas as ruas paralelas à avenida Jorge Teixeira, dela até a Rio Madeira sem deixar espaços suficiente para os veículos em outros locais. Muita gente que colocou o carro nos espaços de retorno dos canteiros centrais da Tiradentes, sem encontrar outro lugar, foi surpreendida, na volta, com o papelzinho cor de rosa da multa no para-brisa. Bastava um pouco de compreensão, de bom senso, para que isto fosse evitado. Não houve má fé e essa inciativa das pessoas que foram assitir ou desfilar, não causou nenhum problema. Era um motivo especial, e mesmo ficando na Tiradentes já era uma boa distância até o desfile para ir a pé. Merece uma coreção no próximo ano, pois não há necesidade de interditar todas as ruas para concetração. Algumas podem ficar para estacionamento, sob controle. Para concluir: espero, mais uma vez, que os orgãos oficiais aprendam que o nome da avenida não é "Imigrantes" nem "Costa e Silva". É avenida dos Migrantes, conforme a lei nº 300, de 16 de junho de 1989. Tenho dito.
D R O P S
TV ALE: NEUDI QUER VERDADE - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neudi Carlos, anunciou a criação da TV Assembléia, canal aberto, com a finalidade de levar ao conhecimento da população tudo o que acontece no âmbito do Lergislativo. Neudi vê a necessidade de mostra o lado positivo da Assembleia, porque o lado negativo, bem ampliado, é o só o que chega ao povo. "O que queremos é dispor de um canal através do qual possamos prestar contas ao povo de nossas ações, sem que nada seja distorcido, com vem acontecendo", afirma o presidente.
O GATO COMEU - Existem, no Brasil, dois mil hospitais públicos. Nas filas ouvem-se a paciente dizer: "A gente chega aqui doente e sai mais doente ainda". Pura realidade. O ministro da Saúde, Dr. Temporão, pelo menos é sincero, ao afirmar que " a Saúde brasileira é um modelo em fase terminal". E os brasileiros, nós, contribuntes, que vêm a continha magra do banco cada vez mais raquítica a cada cheque, fazem em coro a pergunta: "Para onde vai o dinheiro da CPMF?"
SOPÃO DE LEÃO - Os Clubes de Lions não estão parados, em Porto Velho: Os quatro (Lions Centro, Rio Madeira, Príncipe da Beira e Rio Guaporé), têm um bom programa de trabalho para o resto do ano. Sábado a casa do presidente do Lions Rio Madeira, Antônio Wilson (Fiat) foi ponto de preparado de sopão para crianças carentes de bairros distantes. Márgara, a dona da casa, coordenou um grupo de domadoras no pé do fogão.
POLÊMICA FEITA - ...e a previsão do autor Antônio Cândido de que o seu livro "Enganos da nossa História" daria muita polêmica veio mais cedo do que ele esperava. Partiu de um contestador que não dorme no ponto, Matias Mendes, que colocou em dúvida o roteiro das andanças de Rondon, afirmando que o patrono de Rondônia conheceu o Forte o Príncipe da Beira bem antes do que Cândido escreveu no livro. Yedda Borzacov, também, já discute enganos na história contada pelo Cândido.
SESC 30 ANOS - Começou o programa comemorativo dos 30 anos do Sesc em Rondônia. O início foi um espetáculo teatral e exposição que conta sua história. A abertura do programa foi dia 1º no Teatro 1, Sesc Esplanada.
PRÊMIO SINJOR - O Sindicato dos Jornalistas está acertando as providências para realização dos 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo, programado para 1º de dezembro. Lançamento foi dia 29, às 20 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e o presidente Marcos Grutzmacher já viajou para o lança,mento em Ji-Paraná e Cacoal.
CVC CRUZEIROS - Natal, Réveillon e Carnaval. A CVC, a maior operadora de turismo da América Latina, está programando desde agora, em Cruzeiros que leva grátis o terceiro passageiro nos seus cinco navios exclusivos, com piscinas, bares, restaurantes, cassino, teatro, musicais, fitness center, salão de beleza e muita coisas mais. O Pacific é o mais conhecido e divertido navio do litoral brasileiro, com roteiro entre Fortaleza, Natal, Recife e Fernando de Noronha. Saída a partir de outubro.
TV ASSEMBLEIA VEM AÍ - A TV Assembléia (canal aberto) será realidade antes do fim do ano. A informação do presidente da ALE, deputado Neodi Carlos tem base na palavra do ministro das Comunicações, Hélio Costa (ex-reporter), em audiência com uma comissão de deputados estaduais de Rondônia em Brasilia. Bons profissionais é o que não falta na Assessoria de Imprensa da ALE para realização de um bom trabalho na emissora do Legislativo que terá como finalidade maior mostrar ao povo, em forma de prestação de contas, o trabalho de seus representantes e, tambem, apoiar tudo o que se refere à cultura, ao folclore e ao turismo, entre outros.
DOIS EXEMPLOS - O jornalista Nelson Townes e o radialista Arlindo Xavier foram premiados no lançamento do Prêmio Sinjor de Jornalismo com rasgados elogios do deputado (radialista) Euclides Maciel que citou Nelson como dono do "melhor texto que conheço" e, os dois, como exemplo a ser seguido pelos mais jovens. Depois disto os dois ganharam muitos abraços.
ABAV AMAZONAS PATRONO - A preocupação mundial com o meio ambiente fez com que o Amazonas fosse escolhido patrono do 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - Abav 2007, que será realizado de 24 a 27 de outubro, no Riocentro. Os amazonenses levarão para dentro do centro de convenções do Rio de Janeiro os bois de Parintins e kits com cheiros e sabores da floresta que serão distribuídos entre os agentes de viagens.
MULHERES - As mulheres invadiram o plenário da Assembléia para propor um envolvimento maior da sociedade na campanha de prevenção do câncer de mama e incentivo à amamentação. A proposta da sessão especial foi da deputada Daniela Amorim, que contou com o apoio dos deputados e de entidades que tratam da política voltada para as mulheres. Entre as presentes a primeira dama do Estado, Ivone Cassol e a vice-prefeita Claudia Carvalho, que até hoje não sabe a cor da cadeira onde senta o prefeito da cidade.
NO CEARÁ É ASSIM - Na Secretaria do Turismo do Ceará, está em fase de conclusão o projeto de mídia nacional para ser acionado a partir novembro, visando à alta temporada de final de ano. O secretário Bismarck Pinheiro Maia informou que o investimento será de R$ 4 milhões e envolverá veiculação em emissoras de TV, revistas, jornais e outras mídias nos principais mercados emissores de turistas, especialmente São Paulo. "Será uma ação forte para retomar a imagem turística do Ceará", disse Bismarck. Ele esclareceu, ainda, que os recursos serão rateados entre o Governo Estado, a hotelaria, Beach Park e a Prefeitura de Fortaleza.
CVC DÁ AÉREO GRÁTIS - Para dar uma recuperada nas vendas dos pacotes nacionais, a CVC criou para o mês de agosto (que terminou) e setembro a "Promoção de Arrasar da CVC": na compra de um pacote CVC em vôos regulares da TAM (não vale para fretamentos), o segundo passageiro ganha a parte aérea e só paga a hospedagem e taxa de embarque. A informação é de Alexandre Pereira, representante da CVC.
Fonte: ciropinheiro@bol.com.br
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM
DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -
Nova prefeitura na margem do Madeira
A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic
Nome de rua em Porto Velho é um caso sério
O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)