Sexta-feira, 2 de janeiro de 2009 - 16h05
QUEBRANDO A HEGEMONIA
Por todo o Brasil ontem (1°) o clima era de festa com a posse dos eleitos (prefeitos e vereadores). Em Rondônia, para desesperos dos que querem manter a hegemonia ou dos que se revezam no poder, foram empossados Padre Franco (Cacoal) e Rover (Vilhena), só para lembrar que um dia a casa cai, e que o povo só é massa de manobra enquanto faltar educação e liberdade.
NOMEAÇÃO CERTA
Em Porto Velho, muito concorrida, como não podia ser diferente, a cerimônia de posse do prefeito reeleito, Roberto Sobrinho (PT), revirou o ambiente político, dando a impressão de que agora “estamos mais unidos que nunca”. Contudo, a medida mais significativa para a adequação da gestão, certamente foi no âmbito administrativo, com a efetivação da técnica Cricélia Fróes, como titular da Controladoria-Geral, uma estudiosa funcionária de carreira da Prefeitura – ela contadora, advogada e pós-graduada em administração pública – que no meio é considerada uma das profissionais da área de auditoria mais bem preparadas em Porto Velho.
NOMEAÇÃO INTERESSANTE
Não causou espanto, mas será interessante ver o relacionamento do prefeito com o seu novo auxiliar na área da Saúde, Williames Pimentel. Dizem que o novo secretário é capaz, mas só trabalha com plena autonomia, e que ninguém apita na pasta que estiver sob seu comando. Ocorre que Roberto Sobrinho, que demonstra ser um administrador moderno, que descentraliza atividades e compartilha responsabilidades e resultados, gosta igualmente de ter o controle sobre tudo. Então, que Deus os ajude.
ROBERTO OU FÁTIMA?
Politicamente, na solenidade, o que menos importava eram as nomeações. É que este é um momento em que se começa a desenhar o ambiente para 2010, onde os mais afoitos esboçam suas preferências, para marcar suas posições, e neste ponto muitos têm a necessidade de deixar bem claro “com quem estou andando”, nem que mais à frente tenham que demonstrar disposição para empunhar uma bandeira que não seja aquela que desejavam. E por isso muitos daqueles “entendidos” (também politicamente) procuravam, durante o ato, se aproximar de Roberto Sobrinho, enquanto se distanciavam de Fátima Cleide, como se adivinhassem que haverá grande disputa interna para a indicação ao Governo, ou que ela tivesse sido acometida de algum mal grave (contagioso). Espera pra ver.
INVESTIMENTOS
Certamente mais importante que as disputas e as nomeações, foi o anúncio dos investimentos feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, que passam pela construção de sete elevados (viadutos), que vão dar dinâmica ao já conturbado trânsito da Capital, pela recuperação do patrimônio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e pela construção de 2.500 moradias para a comunidade de baixa renda, entre tantas igualmente importantes, obras e serviços que vão possibilitar a criação de emprego e renda na Capital, espantado qualquer resquício de crise na economia estadual.
OBRA ESSENCIAL
Com certeza, ainda mais importantes que tudo isso são os serviços de drenagem, saneamento, e tratamento de água em 100% da Capital, que têm uma execução difícil e que meche com a vida das pessoas, mas de caráter essencial pelo bem que dela resulta, e que vai colocar Porto Velho em pé de igualdade com qualquer cidade desenvolvida, e no topo entre as grandes da Amazônia.
PONTE SOBRE O MADEIRA
(Quem mais pode, Roberto Dorner ou Roberto Sobrinho?)
A outra obra sumamente importante anunciada pelo prefeito é a construção da ponte sobre o Rio Madeira, na BR-319, ligando Porto Velho a Humaitá (AM), o sonho mais antigo da população dos dois estados, e que é um gargalho. Mas agora há uma expectativa grande pela importância que o prefeito a ela dá e pelo momento. O único entrave é o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e Roberto Dorner, os donos das balsas e dos rios da Amazônia. “Se eles deixarem a obra sai”. Eles nunca deixaram. Pelo menos duas ou três vezes esta obra foi licitada, mas o procedimento sempre esbarrou em algo suficiente para cancelar o certame. É o TCU que acha alguma coisa errada, o IBAMA que não dá licença, ou o DNIT que cria alguma situação, e então o lobby vence. Que Deus esteja com o prefeito Roberto Sobrinho, e vamos construir nossa ponte.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru