Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 03/05/08


 

 

BADERNA

 

Há pouco mais de uma semana o presidente empossado do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, depois de criticar a intromissão do Chefe do Poder Executivo nas atribuições do Legislativo e Judiciário nacionais, foi ainda mais incisivo na crítica ao Movimento dos Sem Terra (MST), pela conduta ilegal e irresponsável que adota nas invasões de propriedades privadas e de órgãos públicos, e responsabilizou o Poder Público pela omissão e inércia, visto que não toma qualquer providência para resolver o problema ou coibir os atos ilegais.

 

 

MINISTRO

 

Em outras palavras, o ministro quis dizer que o presidente Lula deixa de cumprir as obrigações que são de sua alçada, para interferir naquelas decisões que não lhe dizem respeito, que não são de sua responsabilidade. É como se um estranho chegasse em sua casa, leitor, e reclamasse o atendimento de sua esposa, seja no que for, "me faça um cafezinho, ou preciso de uma toalha e uma cueca sequinha". A comparação não foi das melhores, mas esse exagero é só para dar a dimensão da importância da independência entre os poderes, uma regra legal que exige obediência.

 

 

DEPREDAÇÃO

 

Ontem nas Minas Gerais (BHte), as instalações do INCRA foi invadida e depredada pelo MST, e como previu o presidente do Supremo, a baderna não teve controle. Há pouco tempo o prédio também do INCRA no Recife experimentou o horror - ficou dias ocupado pelo MST que depredou e saqueou equipamentos e suprimentos da instituição. E em Porto Velho? Alguém já viu como está a sede do órgão responsável pela reforma agrária? A cena é degradante: Onde havia executivos trabalhando, hoje se vê crianças nuas e pouco asseadas correndo, mulheres e homens de barba, sentados ou deitados – pessoas que não sabem a relação que existe entre a mandioca e a farinha, que não sabem o que é ou qual a utilidade de uma enxada. Elas só conhecem a foice, que em suas mãos mão tem a função de roçar, mas de armar.

 

 

OURO PRETO DO OESTE

 

Dizem que na base daquela grande pedra que existe na entrada da cidade de Ouro Preto do Oeste existe uma cabeça de bode – pai de chiqueiro - enterrada, que tem determinado o destino político do maravilho povo daquela linda cidade. E dizem os especialistas em coisas do outro mundo que não tem testa que dê jeito – nem testa de carneiro mocho. Agora, contudo, dizem que um Testoni que desbancou o outro Testoni vai dar jeito, e vai se tornar prefeito. Para isso já determinou sua assessoria o cadastramento de todos os criadores de bode da região, para descobrir que fez a mandinga contra o Município. Agora vai !!!

 

 

ELEIÇÕES

 

Enquanto as dificuldades (políticas) se propagam em várias partes do Estado, Ariquemes e Porto Velho passam ao largo dos grandes embates, e parecem querer ensinar aos demais municípios a importância da maturidade. Em Porto Velho o PT aposta todas as suas fichas no prestígio da gestão de Roberto Sobrinho que, dizem, não tem adversário. É o nome para continuar. Já em Ariquemes, o equilibrado Confúcio Moura, com toda sua elegância e bom senso, parece ter encontrado a tampa de sua panela, e é quase certo que vai às eleições ao lado de Adelino Follador, como seu vice, contra a até aqui combalida campanha dos Amorim.

 

 

AS FORMIGAS E O FENÔMENO

 

As pessoas que vivem no campo aprendem muito com a natureza. É uma escola fantástica. Quando era criança na Fazenda Nova Barra, em Montalvânia, nas Minas Gerais, ouvi e aprendi muito com a sabedoria dos mais velhos. Dizia–me Seu João Rodrigues que, quando a formiga quer morrer ela cria asas e, então, vira alimento para os pássaros. Só me lembrei desta história para citar o caso do Ronaldo Fenômeno e seus três homossexuais. Será que é desespero ou ele realmente quer acabar de morrer. Na verdade, até que provem o contrário, ele é uma grande personalidade, mas como atleta já está morto. Então para que se sacrificar mais? O que ele fez não deu para entender. Não deu, não.

 

TIZIU

 

O deputado Tiziu Jidálias (PMDB) sucumbiu-se ante a descompostura que recebeu do líder de seu partido, deputado Chico Paraíba, que não aceitou as bravatas que ele assacou contra a agremiação que o acolheu. Em discurso no parlamento Tiziu fez duras críticas ao velho combativo PMDB, porque teria perdido prestígio nos diretórios Municipal (Ariquemes) e estadual, desde que se tornou aliado e líder do Governo na Assembléia Legislativa. O certo é que o deputado Chico Paraíba, com toda sua experiência, suportou enquanto foi possível, mas como tudo tem limite, fez ver seu colega que ele deveria se calar. E ele se calou, na hora.

 

 

NACIONAL

 

O Bairro Nacional continua às escuras. Desde março a comunidade espera pela ação da Prefeitura /EMDUR que prometeu a troca das lâmpadas, o que não foi feito até hoje. A promessa foi feita pelo ex-presidente da empresa, Mário Sérgio, que se desincompatibilizou do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Talvez no Legislativo o homem cumpra melhor suas promessas. Será?

 

 

GALO MINEIRO

 

Ah !!! Deixa pra lá. Na copa do Brasil ele vai bem. Saudações para todos. Agradeço os telefonemas e as mensagens recebidas.

 

 

Contatos: cleuber57@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)