Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 10/12


CONTAS DA CPMF (I)
O senador Expedito Júnior me confirmou durante vôo de Brasília para Porto Velho que o Palácio do Planalto sabe muito bem que a CPMF não passa na Casa se suas lideranças não começarem a trabalhar e negociar com fatos e dados concretos.Cochá News 10/12 - Gente de Opinião

CONTAS DA CPMF (II)
De acordo com o senador, o que os descontentes querem é o compromisso do Governo de que os recursos gerados pela CPMF serão todos aplicados rigorosamente na Saúde Pública.

CONTAS DA CPMF (III)
No caso especial de Rondônia, o senador lembrou que precisa muito mais que a destinação pura e simples dos recursos. Rondônia quer a transposição dos servidores para o quadro da União (cerca de 16 mil funcionários), e o fim da sangria do cofre do Estado em nome da dívida do Beron que, na verdade, é do Bacen e de seu RAET.

CONTAS DA CPMF (IV)
Até ontem à noite (10.12) as contas do Governo não fechavam. Contra a manutenção da CPMF eram 02 senadores do PR, 02 do PTB, 01 do PSOL, 13 do PSDB, 14 do DEM e 03 senadores do PMDB. A esta altura esses números já não devem ser os mesmos, mas o Governo sabe que vai precisar trabalhar muito para conter o avanço dos descontentes, e por isso deve prometer muito.

FORO PRIVILEGIADO
Já que estamos falando em Congresso Nacional, saiba leitor, que um grande movimento nas duas Casas (Câmara e Senado) atua em surdina para acabar com o foro privilegiado – o que era um horror agora é a saída para os desonestos -, só para salvar a pele dos deputados e senadores mensaleiros. No Supremo eles (os 40) não têm chance, mas em seus Estados tudo é possível, inclusive postergar “ad eternum” qualquer decisão. Cunha Lima está fazendo escola.

NORTE DE MINAS (I)
Quero fazer um agradecimento a todos quanto me ligaram para se solidarizar e compartilhar da opinião da Coluna em protesto contra o descaso das autoridades em relação ao Norte de Minas. Gente de Porto Velho, de Brasília, de São Paulo e gente de Minas Gerais. Este é o propósito desta Cochá News, que está aberta à sugestão.

NORTE DE MINAS (II)
Aliás, falando em Norte de Minas, e o tremor de terra? Era só o que faltava. Não bastasse os 250 dias de seca feroz – que matou gado, pequenos animais e até gente -, e depois o dilúvio se abateu sobre a região nos últimos 15 dias, que rompeu barragens, destruiu estradas e isolou comunidades, agora é a vez do terremoto. “Se eu não te amasse tanto assim, te abandonaria”.

CINTA LARGA (I)
Impressionante! Os acontecimentos na Reserva Roosevelt, dos povos Cinta Larga, é o desfecho de uma tragédia anunciada, por enquanto sem maiores danos. Os fatos (crimes) se sucedem ali, mas as autoridades passam ao largo desses acontecimentos, como se eles fugissem ao seu domínio, jurisdição ou responsabilidade. Quando uma catástrofe irromper vamos prestar bem atenção em quem eles vão colocar a culpa.

USINA DO MADEIRA (I)
Os céticos agora podem abrir os olhos. Saiu o leilão da Usina de Santo Antonio, e do consórcio vencedor nomes de Cochá News 10/12 - Gente de Opiniãoempresas nacionais muito conhecidas, como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e a própria Furnas.

USINA DO MADEIRA (II)
É preciso acreditar que este é um investimento fundamental, importante para nosso desenvolvimento, mas cabe a todo cidadão fiscalizar e exigir o cumprimento da agenda de compromisso em defesa do meio ambiente, e se opor a qualquer ato ou fato que possa representar algum tipo de perigo à causa ambiental. Tudo isso é simples e pouco, mas cabe a cada um defender o meio ambiente com os recursos de que dispõe.

AMPRO
O promotor de justiça, Marcelo Lima de Oliveira, assume no próximo dia 14 a presidência da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), para um mandato de dois anos, tendo como vice Amadeu Sikorski Filho, secretário-geral Fernando Ferrari de Lima, tesoureiro Renato Grieco Puppio, e diretor social Marcos Valério Tessila de Melo. A Associação, que é um exemplo de entidade de classe, estará ainda mais bem servida com o talento e a lisura do promotor Marcelo e da nova diretoria. Sucesso!!!

CASSOL (I)
O governador Ivo Cassol sinalizou com a possibilidade de se filiar ao velho PTB de guerra (rondoniajurídico, 10/12). O convite a Cassol foi feito à cerca de três meses pelo ex-deputado cassado Roberto Jéferson, o homem que detonou o mensalão porque teveCochá News 10/12 - Gente de Opinião interesses contrariados.

CASSOL (II)
Na verdade, o interesse do governador não se deve a Roberto Jéferson. Pelo contrário o ex-deputado até atrapalha o projeto de Cassol. A possível decisão pela sigla certamente será em função dos espaços que se abrem ao governador para, inclusive, acomodar seus correligionários.

CASSOL (III)
Jéferson, na verdade, nada tem a oferecer a Cassol. Pelo contrário, veio a Rondônia fazer seu carnaval, para tirar proveito do prestígio do governador. Político que vive da esperteza como Jéferson, não pode perder um holofote, uma câmera ou um flash, e naquele momento, ao lado de Cassol, era tudo que precisava para sair do ostracismo a que se sucumbiu. A política é muito dinâmica, né?

Contato: cleuber57@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)