Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 19h31
FHC, LULA E SEU LUNGA
Não é preciso entrar no mérito da discussão para saber das razões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando analisa e compara sua gestão com a do presidente Lula da Silva. É que há pessoas que trazem consigo a boa sorte – que não pode ser confundida com sabedoria ou inteligência. O presidente Lula é um homem de sorte; pegou o País praticamente sarado de suas feridas econômicas e com um potencial de crescimento “nunca visto antes na história deste País”. Ciro Gomes pode até ter razão, quando fala da inveja, mas peca, e peca muito, como economista, quando tenta desqualificar as verdades de Fernando Henrique sobre os fatos. Creio que o misto de cearense com paulista (celista) perdeu muita credibilidade com essas suas incursões político-filosóficas. Acho até que ele deveria ser candidato ao cargo que Seu Lunga (NE) ocupa há muito tempo. Vai ser pessimista e mal humorado assim bem longe.
RAUPP, CASSOL E JÚNIOR
(Rolim de Moura, terra boa)
Enquanto os debates sobre sucessão se avolumam no centro do poder (Brasília), Rondônia mostra uma dinâmica invejável para qualquer raposa (por mais felpuda que seja), quando leva Expedito Júnior a ocupar páginas de jornal para enaltecer o nome do senador Valdir Raupp, pela eleição de vice-presidente da Comissão Executiva Nacional do PMDB, ao lado de Michel Temer. Em troca, Raupp enumerou os feitos de Expedito, ressaltando que seu empenho é que tornou possível a aprovação da PEC da Transposição, em detrimento do papel que a senadora Fátima Cleide desempenhou como autora da proposta. Tudo isso seria “normal”, sei lá, talvez “anormal” se não tivesse sido publicado com destaque no jornal Folha de Rondônia, certamente com a benção do governador Ivo Cassol. Tente entender !!!
LIÇÃO DE MAGALHÃES PINTO
O mineiro Magalhães Pinto, como na tradição política de Minas Gerais, era de uma sabedoria a toda prova quando discorria sobre política e tudo que envolve este tema – os conchavos, as trocas, os favores, as compensações, os riscos, a derrota e a vitória -, e por isso era sempre sereno e contido nas discussões, e quando lhe pedia uma opinião sobre um pleito, ele mansamente respondia –“eleição e mineração, meu amigo, só depois da apuração”. Isso indicava que aquele aparecia como certo, eleito, poderia perder, e na política, às vezes, aquele que perde uma eleição, na verdade, é o que ganhou (pois depende do que ele vai ter para administrar). Mas o contrário também.
OS CANDIDATOS
Por todas essas lições é que praticamente já estão perfilados no páreo das eleições para governador este ano, o médico Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB), Eduardo Valverde (PT), João Cahula (PPS), Acir Gurgacz (PDT) e Doutora Rosângela de Cacoal (PSOL) e, ainda, correndo por fora, as raposas José de Abreu Bianco (DEM) e Melkisedek Donadon (PHS). A candidatura da Doutora Rosângela foi considerada um bálsamo para os ouvidos do povo e de tantos que trabalham na TV, pois não terão que ouvir um velho discurso manjado, repetitivo e irreal de certo candidato do PSOL. Já desponta com algum mérito o partido de Heloisa Helena em Rondônia. Adiantou bem.
ACIR E VALVERDE
(Palácio Getúlio Vargas tem dono-ocupante)
Mas a grande discussão do momento - contrariamente a tudo que estava prevista – gira em torno da possível ou quase certa dobradinha que farão Acir Gurgacz e Eduardo Valverde. Assim, como num enunciado científico, cai por terra a teoria de amor e cumplicidade do PMDB e PT. E pior, o que dizem por aí é que, com a união das forças e dos recursos desta dobradinha, ninguém poderá fazer frente a este projeto político que emergiu de um dos salões íntimos do Palácio do Planalto. Segundo o que se comenta o Palácio Getúlio Vargas já tem certo o nome do próximo ocupante, com a torcida, a vibração e o aval de Lula e Dilma Roussef.
PONTE DA BALSA
Empresários, políticos e a comunidade em geral aguardam com ansiedade a decisão sobre concorrência pública para construção da ponte sobre o Rio Madeira (BR-319), projetada para ser construída na área de travessia do porto da balsa. Algumas fases da licitação já ocorreram, e a expectativa é de que após o carnaval seja divulgado o nome do consórcio vencedor do certame. De qualquer modo, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda analisará o procedimento, o que deve ser bem mais rápido desta vez.
UM PROJETO DO BRASIL
A expectativa é grande em virtude dos entraves que três empresários inescrupulosos chegaram impor com objetivo de “melar” (anular) a licitação, adotando providências, com mentiras, compra de opiniões e do silêncio de muitos, para protelar a decisão de construção da ponte, tudo para manter o serviço de balsa. Mas o povo, Rondônia e o Brasil vão construir a ponte do Madeira. Esta garantia é do engenheiro Miguel de Souza, diretor do DNIT, que está totalmente empenhado neste projeto, com o apoio do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do presidente Lula da Silva, pois este é um projeto do Brasil, que independe da vontade de três empresários que só vêem o próprio umbigo.
USANDO OS POLÍTICOS
Com esse objetivo esses três empresários usaram irresponsavelmente os nomes de alguns políticos para dar suporte, legitimidade à sua sanha voraz pelo domínio do sistema de balsa no Madeirão, assim como fazem nos demais rios da Amazônia. Mas pelo menos um corajoso vereador da Capital, Cláudio da Padaria, procurou esta coluna para dizer que “sempre estive ao lado do povo pela construção da ponte e pelo o desenvolvimento regional, o que só será possível com a construção da ponte e da BR-319, que vai promover nossa integração, progresso e oportunidades para todos”, disse, esclarecendo que seu nome foi usado por essa gente (um dos três empresários) irresponsavelmente e fora do contexto, pois sua opinião sempre foi pela construção da ponte na área da balsa.
VEREADOR EXIGE INDENIZAÇÃO
Como era de se esperar, o vereador Cláudio da Padaria, assim como todos os políticos sérios de Rondônia, defendeu, sim, que todas as pessoas residentes na área de influência da obra e que vão ser desapropriadas, sejam rigorosamente indenizadas. As comunidades dos bairros da Balsa e Nacional e os produtores rurais de toda BR-319 e adjacências não podiam esperar outra atitude do vereador, visto que ele é um político muito prestigiado na região.
SOLIDARIEDADE DA APROCOM
A Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), maior entidade de produtores rurais de toda a região, que sempre defendeu a obra da ponte na área da balsa, fundamentando seu posicionamento no importante projeto de integração e desenvolvimento do Governo Federal para a região, manifestou solidariedade ao vereador Cláudio da Padaria, por entender que seu nome foi usado ilegalmente neste episódio.
SÓ CRISTO FICOU INTACTO
(Valeu Dates)
A marca e o que restou da Cadetral de Port au Prince (Porto Príncipe, Capital do Haiti) soam como um chamado, um apelo àquele povo e ao mundo, para a importância da solidariedade, do amor e da paz, como quem diz que os conflitos, a guerra, a corrupção e todos os males modernos – doenças, drogas, etc – são frutos da intolerância, da ambição desenfreada, do poder e da tirania. A história do Haiti – o país mais pobre das Américas – é um exemplo para governos e povos mesquinhos e egoístas que não objetivam a prosperidade e a paz. Viver atolado em conflitos internos e na corrupção sem fim é como andar na mão inversa do progresso, e a única República totalmente negra neste lado do mundo, no Continente Americano, poderia ter ido bem melhor com o remo.
O crucifixo de Cristo nesta foto, caro leitor, como tudo que restou da Catedral de Porto Príncipe, certamente quer nos chamar a atenção para a verdade de que mais importante que o prédio, as vestes e outras coisas mais, é o sentimento que cada homem carrega dentro de si. O homem precisa entender que ele é a obra máxima de Deus, e adotar a estratégia da disputa entre irmãos é como submeter-se ao autoflagelo, mesmo inconscientemente.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru