Sábado, 12 de março de 2011 - 16h26
TRANSPOSIÇÃO EMPERRADA
Como era de se esperar, os servidores ficaram esperando a decisão anunciada pelo senador Valdir Raupp sobre a Transposição, e nada. Naturalmente há muito que conversar em Brasília longe das vistas e ouvidos dos servidores de Rondônia. Pelo menos é o que se depreende dessa embromação.
O PRESTÍGIO DE RAUPP
Com todo respeito ao senador Raupp – visto que foi ele quem chamou para si toda a responsabilidade sobre o processo da Transposição - é bom lembrar que o senador é hoje o nome de maior prestígio de Rondônia em Brasília, ostentando o privilégio e desfrutando das prerrogativas de ser o presidente nacional do maior partido de sustentação do Governo (PMDB).
REFAZENDO PLANOS
Por tudo isso acredita-se que Valdir Raupp deve estar muito preocupado, e por isso deve estar trabalhando muito para dar uma resposta ao Estado. A Administração Estadual e os servidores já fizeram e refizeram planos enquanto aguardam uma solução definitiva.
DE OLHO
O deputado Nilton Capixaba (PTB) integra a Comissão de Orçamento da Câmara Federal. Por oportuno, cabe lembrar que ele é o mesmo que foi denunciado na Câmara por corrupção, justamente pela inserção de emendas ao Orçamento da União que só beneficiava a ele mesmo, no rumoroso Escândalo das Sanguessugas (Ambulâncias).
CÓDIGO FLORESTAL
Os deputados estaduais de Rondônia fizeram fila nos gabinetes das lideranças de bancadas na Câmara, na tentativa de sensibilizar os parlamentares de outras regiões sobre a proposta de alteração do Código Florestal Brasileiro que, pelo andar da carruagem, vem carregado de restrições sobre o uso de recursos naturais, e principalmente sobre a limitação das áreas de produção agropecuária.
PLANO SÓCIO ECOLÓGICO
A missão dos deputados de Rondônia em Brasília foi mostrar aos parlamentares da Câmara e do Senado, que o Estado foi o único da Amazônia Legal que conseguiu elaborar um completo e detalhado Plano de Zoneamento Sócio Ecológico, definindo a aptidão de cada área e sua limitação de uso. Para o deputado Adelino Follador (DEM) este é um fator que precisa ser observado, pois segundo ele, foram anos de estudos e pesquisas, tudo custeado com recursos do Banco Mundial (BIRD), que precisa ser levado em consideração.
COMO PENSA LUIZ FUX?
A imprensa e a sociedade brasileiras aguardam com relativa ansiedade, a exposição do pensamento do 11º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista Luiz Fux. Esta aflição se justifica porque a Corte praticamente parou em virtude da discussão dos grandes temas nacionais, entre eles a definição de quem assume em caso de vacância na Câmara e no Senado – a vaga é do suplente ou da coligação? – A extradição do italiano Cesare Battisti; o novo partido de Cassab (tem cabimento legal?); a Lei do Ficha Limpa, e o julgamento do mensalão, etc. É bom lembrar que, dependendo que posição de Fux em relação ao Ficha Limpa, pode haver significativas mudanças na composição do Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativa de todo o País.
PAULO QUEIROZ
Como tudo já se falou do jornalista Paulo Queiroz, que nos deixou prematuramente, quero apenas afirmar aos seus descendentes de como foi bom ter conhecido e convivido com PQ. Um mestre como profissional e como ser humano. Um homem que enfrentou grandes temas e muitas dificuldades, mas que sabia a medida exata de seu papel de formador de opinião, e o que seus atos representava para a coletividade. Formamos a primeira Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia, e tive o prazer de desfrutar de sua amizade, e a chance de aprender muito com ele, o mestre.
EDUARDO VALVERDE
Antes de se recuperar do abalo provocado pelas mortes de Paulo Queiro e Manelão Mendonça, Rondônia é de novo sacudida com a morte trágica do ex-deputado Eduardo Valverde, que ao lado de Odair Cordeiro (falecido no final do ano passado), a meu ver, eram os grandes políticos do PT de Rondônia, homens idealistas, comprometidos, íntegros e coerentes. Ambos faziam política por vocação, pela causa do povo, sem jamais perder de vistas o objetivo fim do partido. Relembrando meus tempos de A TRIBUNA, tirando do baú as lembranças das lutas e as marcas que ambos deixaram na formação do partido, posso afirmar que o PT rondoniense está sem esteio, e alguém precisa trabalhar muito para amparar a legião de companheiros militantes que carecem de orientação e direção.
LEMBRANÇAS DE DEIXA VIM
Recebi do meu amigo Horácio Salles a edição da Revista “... E Agora – Deixa Vim ...” (fac-simile), produzida por Antônio de Paiva Salles, seu filho de 15 anos, menino que demonstrou toda sensibilidade do letrado homem cochanino, para contar, em tiras, a história do mito Deixa Vim. A revista conta a história do cavalo chamado Deixa Vim, um raro exemplar de raça mista, mas que trazia no sangue fortes vestígios da espécie Campolina, raça mineira de origem. Confesso que, ao ler, fiz uma grande viagem, e pude visualizar cenas de Seu Manoel Vicente gesticulando e balbuciando palavras desconexas, como se Deixa Vim as entendesse. A produção, antes de ser apenas uma tira interessante de passa tempo, resgata aspectos importantes da cultura, dos costumes e até da fé do povo de Montalvânia, assim como presta homenagens a pessoas igualmente importantes da região, como Seu Manoel Vicente, Vá Rodrigues, o lendário vaqueiro Cristo, e principalmente, como não podia ser diferente, fala de Seu Edmê Salles, o patriarca da Família Salles, copiado e admirado pelo seu caráter, e por sua importância para a economia local. Parabéns Horácio e Carminha pelo rebento.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru