Sexta-feira, 12 de setembro de 2008 - 14h08
DESEMPENHO DA UNIR
Os intelectuais, os estudantes e a comunidade de Rondônia têm pelo menos um motivo para continuarem ativos, pesquisando, produzindo e trabalhando por uma universidade que seja um núcleo de idéias e projetos capazes de formar cultura e transformar a vida para melhor. É que esta semana o MEC divulgou o resultado da primeira avaliação feita no Brasil no Índice Geral de Cursos, e nossa Unir ficou em 68º lugar no ranking nacional. Pode parecer muito pouco, mas é o primeiro lugar na Região Norte do Brasil. Parabéns!
UNIR LIVRE
Apesar de todas as dificuldades, inclusive a falta de professores, a falta de diálogo (em alguns casos) e outros probleminhas mais, a comunidade pode comemorar, mas também deve protestar por melhorias – claro, que sem perder a ternura jamais. Adotando uma postura sábia e equilibrada nas discussões sobre os interesses e necessidades dos estudantes, comunidade e universidade, essa performance da Unir certamente será ampliada e todos ganham. Autonomia com planejamento e controle, e liberdade são instrumentos essenciais para a construção de uma universidade adiantada, sem fronteiras e livre para pensar e crescer.
CÔMICOS NA TV
Ao contrário do que a maioria pensava, o horário eleitoral gratuito está bem prestigiado e, pasmem, está batendo recorde de audiência. É que o inusitado, o ridículo, o cômico está ganhando de todos os programas humorísticos da TV. Claro, que os papéis de cara-de-pau atrapalham um pouco esta audiência. A mentira e as promessas inexeqüíveis correm soltas, e neste ponto parece que ninguém barra Alexandre Brito e Garçon, assim como a falta de assunto de Adilson Siqueira. Para muitos parece que está sendo muito difícil ser candidato, apesar dos três meses de papo por ar. Como dizia Seu João Rodrigues, da Nova Barra, “em política, às vezes quem perde uma eleição é quem mais ganha”. Então eu me calo.
RESGATE EM GUAYARAMERIM
Virou moda o resgate de autoridades bolivianas pela PF para a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim. A situação política da Bolívia, cujo condutor (Evo Morales) tenta imitar Hugo Chaves, da Venezuela (um péssimo exemplo), vai de mal a pior. O presidente boliviano está perdendo o prestígio junto ao povo e o controle do poder. Morales foi o primeiro a ser resgato pela PF da fúria dos bolivianos do outro lado do Rio Mamoré, nas cidades de Guayaramerim e Riberalta (Beni). Ontem (11) um grupo de sete deputados e um oficial da Força Aérea Boliviana foram igualmente resgatados pela PF e mantidos em segurança em Guajará-Mirim, enquanto do outro lado do grande Mamoré a população enfurecida tomou o aeroporto e protestou no centro de Guayaramerim.
GUERRILHA NO CAMPO
Pelo menos sete homens foram presos tentando invadir a Fazenda Mutum (Jaci-Paraná) usando armas de grosso calibre em nome da Liga dos Camponeses Pobres (LCP). A coluna já falou muito sobre este assunto e até nem gostaria de voltar a ele, mas o acontecimento desta semana levou as autoridades de Rondônia, mais uma vez, admitirem sua própria incompetência. O setor de segurança informou que a quadrilha presa integra um grupo altamente organizado, inclusive treinado por guerrilheiros narcotraficantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Segundo declaração do INCRA, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) é apenas um dos cerca de cem grupos organizados de sem-terra atuantes em todo o Brasil. “A Liga propala abertamente que não quer a reforma agrária. Quer uma revolução agrária. E vem desenvolvendo atividades neste sentido. Pessoas já morreram e pessoas vão morrer”, alerta o site “Brasil acima de tudo” (Estado do Norte, de 11.09.08). O que dizer às nossas autoridades?
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru