Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 12h20
PONTO ELETRÔNICO
(medida inócua de Sarney)
O presidente do Senado Federal, senador José Sarney, do alto de sua experiência - ele foi até presidente da República, num golpe exemplar do destino - decidiu que vai implantar um sistema de ponto eletrônico para os servidores da Casa. Ora, esta é uma medida inócua, visto que o servidor comum, que trabalha e que tem a obrigação de assinar a folha de ponto, não recebeu nenhum centavos de hora extra durante o período de recesso. Os R$ 6,2 milhões gastos nesta rubrica, com raras exceções (e nelas está Agaciel Maia), praticamente destinaram aos assessores de gabinete dos senadores, muitos deles, inclusive, sequer conhecem Brasília ou recebem o salário integral.
ILÍCITOS DOS SENADORES
É uma pena que aqueles que foram eleitos para defender o povo e em seu nome legislar, cometam os maiores ilícitos e, mesmos expostos, ainda tentam remendar com manobras complexas e engenhosas, capazes de confundir aqueles que lhes garantem mandato. O episódio das horas extras, como tantos outros levados a efeitos na surdina, generalizou a delinquência dentro do Senado, o que tipifica um grave irregularidade, passível, inclusive, da perda da função, naturalmente se a lei fosse um instrumento para uso interno (dentro do Senado). É preciso esclarecer que no Serviço Público só se pode executar um ato se ele tiver previsão legal, isto é, ninguém pode fazer algo que não tiver previsto em lei, e pior que isso é contrariar a lei. Em outros lugares isto dá justa causa, sem prejuízos de outras cominações, mas no Senado ... ah, deixa pra lá.
TRAÇO CULTURAL
No campo político o povo brasileiro, na ânsia de acertar, comete um engano atrás do outro. Na verdade, ele pensa que errou, mas o problema da corrupção no Brasil é uma coisa maior, já está no inconsciente coletivo – claro que existem grandes nomes na política brasileira, como Pedro Simom, Heloísa Helena, Eduardo Suplicy, etc, mas não têm espaços e são taxados de doidos, porque querem fazer a coisa certa -, aliás, a ciência tem tentado demonstrar (provar) que no Brasil corrupção é um traço da cultura do povo. Mas não podemos concordar com isso, em que pese todas as evidências. O Brasil é o melhor País do mundo, e seu povo também.
ESPERANÇA
A esperança é algo maravilhoso, e o que seria do povo essa grande virtude? Lembro que depois de Collor e Fernando Henrique, empenhei-me pessoalmente para demover muitos amigos e conhecidos da idéia “errônea” que nutria contra o PT e seus dirigentes. Consegui convencer amigos, familiares e outras pessoas – gente capaz -, de que finalmente o Brasil encontraria seu destino, sob o comando de um homem do povo, e que saíra do povo. Mas os escândalos do PT e de seus altos dirigentes apagaram meus argumentos e por isso, hoje, eu estou com Carlos Vereza e não abro.
FESTA EM PORTO VELHO
(contraste com as três mil famílias abandonadas na BR-319)
Foi tudo festa ontem (12) em Porto Velho, com a presença do presidente Lula. Foram grandes discursos ressaltando a importância e grandiosidade das obras das usinas, viadutos, saneamento básico, água tratada, etc. Realmente tudo isso é muito importante e o povo de Rondônia (Porto Velho) está muito agradecido, mas ninguém falou da tristeza das mais de três mil famílias de produtores rurais da BR-319, que há quatro anos esperam pela energia do Luz para Todos. Ninguém falou, também, das escolas do Km 46 e do Km 70, que amargam a falta de energia, e vivem à míngua sem a merenda escolar, visto que sem energia não se pode estocar nada.
CARREGARO E APROCOM
(reunião vai definir ações da entidade para 2009)
Falando em Luz para Todos (LPT), o coordenado estadual do programa, economista José Carlos Carregaro, marcou para a próxima quarta-feira (18), na sede do LPT, uma reunião com a diretoria da Associação dos Produtores e Comunidades do BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM). O presidente da entidade, o agricultor Salvador Sebastião Fagundes (Gaúcho) pretende ouvir do coordenador explicações sobre o andamento do processo licitatório dos serviços de extensão da rede de energia para a região.
PLANEJANDO AÇÕES
De acordo com Gaúcho, 2009 será o ano das transformações para os agricultores de todo o eixo da BR-319 e suas linhas transversais, e essa reunião de quarta-feira com o LPT vai definir muitas das ações a serem implementadas durante o ano. Segundo ele, de posse das informações do coordenador estadual, será marcada uma assembleia com todos os associados “para definirmos já algumas ações, e planejarmos as atividades do exercício em curso”.
CREA COM A PALAVRA
Na semana passada a coluna chamou a atenção dos dirigentes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) em Rondônia, que sempre foram muito rigorosos na periferia, embargando a execução de pequenas construções, e até multando “esses construtores de barracos”, ao mesmo tempo em que libera a construção de obras de grande envergadura, sem a competente fiscalização – ou esses prédios não estariam caindo. O CREA e os responsáveis técnicos dessas obras devem uma explicação para a sociedade e para os empresários que investem grandes somas de dinheiro nesses projetos. O que está acontecendo? Estão dimensionando mal? E os cálculos? Que material está sendo empregado na execução dessas obras? Tem qualidade? A sociedade merece uma resposta do CREA, pois do contrário vão continuar caindo passarelas, shopping, edifícios residenciais, galerias como a da Farquhar, e assim por diante.
Fonte: Cleuber Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru