Sábado, 16 de fevereiro de 2008 - 08h28
CASSAÇÃO
Mais um político de Rondônia foi cassado, só que desta vez por abuso do poder econômico (dos outros, supostamente). Foi o vereador Chiquinho da Funai, da Câmara Municipal de Cacoal, acusado pelo Ministério Público Estadual de distribuir combustíveis aos eleitores durante a campanha de 2006. Mérito do Judiciário e Ministério Público, e sorte do povo e Cacoal/Rondônia.
FALTA DE DECORO
Em General Salgado (SP), a Câmara Municipal foi igualmente exemplar, e cortou o mal pela raiz. O vereador Célio Gambi (PDT) foi processado e teve o mandato cassado por falta de decoro parlamentar. Motivo: Ele chamou seu colega Marcos Alencar (PTB) de Clodovil, comparando o parlamentar ao deputado federal Clodovil Hernandes. Dizem que o que pegou foi a expressão que ele fez ao nominar o colega – conotação pejorativa. Em Brasília o deputado Clodovil se negou a comentar o fato.
RIQUEZA I
O fluxo de carretas de soja, milho e arroz na BR-319 – perímetro urbano de Porto Velho -, se intensificou ultimamente neste período de colheita da safra, congestionando a dita rodovia e até o porto. Muitas são as balsas encostadas à espera da hora de carregar. É a riqueza de Rondônia e Mato Grosso que singra o Madeirão.
RIQUEZA II
As carretas que transportam nossas riquezas são as mesmas que destroem nossas pistas de rolamento urbanas, geram imundice e muitas doenças com a proliferação espantosa de ratos ao longo de toda rodovia. Pode parecer piada, mas a proliferação decorre da enorme quantidade de grãos que se acumulam nas sarjetas das Avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes. Esta é uma situação grave, pois com tanto alimento os ratos se reproduzem com muita rapidez, e por isso o Serviço de Saúde ou Vigilância Sanitária deve adotar alguma medida de controle ou esclarecimento, pois o Madeirão subiu muito e já tomou parte dos bairros Milagres e Nacional, e o risco de uma epidemia não é de todo improvável.
LUZ PARA TODOS I
Ninguém entende os motivos que levam o tal Comitê Gestor do Programa Luz para Todos a abandar a região mais populosa da margem esquerda do Rio Madeira, para continuar o trabalho de extensão da rede além do Joana D’arc, numa região pouco habitada, onde segundo relatos, a Ceron tem que desbravar para a população ir entrando. Enquanto isso na BR-319, centenas e centenas de famílias aguardam a energia prometida há mais de 10 anos.
LUZ PARA TODOS II
Nesta região da BR-319, no Km 46, numa pequena vila habitada por muitas famílias de trabalhadores rurais já existem implantados um posto de saúde e uma escola municipal, que muitas vezes dispensa os alunos por falta de condições (energia) ao aprendizado. Naquela comunidade urbana ninguém pode ter uma geladeira ou um ventilador. O fato é estarrecedor, mas ninguém se move para apresentar uma solução, nem mesmo o Gestor do Município de Porto Velho, Roberto Sobrinho, sobre quem recai a responsabilidade de zelar e promover o progresso de todas as comunidades municipais.
ESTRADA DO BELMONT
Um outro logradouro público que está pedindo socorro é a Estrada do Belmont. A via está toda esburacada e o tráfego de carretas continua intenso em virtude de ser a única alternativa para entrar ou sair do bairro Nacional. O tráfego das carretas e o péssimo estado de conservação desta estrada geram todos os anos várias mortes de crianças que estudam nas duas escolas do bairro. A comunidade também aguarda uma solução definitiva.
DELINQUENTE
Quem acompanhou ontem o noticiário pela TV ficou estarrecido com a entrevista do advogado do professor monstro, Eugênio Miranda (Recife – PE), que estuprou a nadadora brasileira Joana Maranhão, quando ela tinha apenas 9 anos de idade. O não menos monstro advogado (desdentado) afirmou que já estava tomando as providências para processar a atleta brasileira por calúnia. Só que o tiro saiu pela culatra, pois uma nova denúncia, nos mesmos termos, tomou o noticiário do Recife e do Brasil. Tudo isso deve servir para reflexão dos pais. É preciso saber com quem nossas crianças estão ficando.
AUMENTO SALARIAL
O prefeito de Cacaulândia, Adelino Follador, envia nesta segunda-feira (18), à Câmara Municipal, mensagem concedendo reajuste salarial de 10% para todos os cerca de 300 servidores municipais. Follador se notabilizou na vida pública como um homem de visão, capaz de tomar decisões antecipando aos fatos. Certamente foi esta característica que fez dele o maior líder político da Capital do Cacau. Ao anunciar o aumento, Follador disse que conhece a necessidade de seus servidores, e que por isso vinha fazendo economia para atender esta necessidade antes que a reivindicação lhe chegasse à porta.
CACAULÂNDIA
Falando em Cacaulândia, a Prefeitura e a comunidade estão preparando uma grande festa para celebrar o 16° aniversário do Município. A festividade começa na sexta-feira (22) com um culto ecumênico, atravessa o sábado com torneios esportivos, homenagens, e termina no domingo com um grande almoço e o tradicional pega de motocross, sob o comando do Rondo Cross Clube de Ariquemes e Rondo Motos. A coluna e o Gente de Opinião agradecem ao convite para a festa de Cacaulândia.
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru