MEU GAROTO
Ir de um extremo a outro com rapidez e dinamismo, principalmente em se tratando de um presidente da República, pode ser atitude de um verdadeiro estadista (situação e exceção), ou de um político sul-americano tradicional, que vê na esperteza a possibilidade de agradar um companheiro ou um filho com dinheiro público. Certamente foi isso que levou o escritor, o super jornalista Elio Gaspari a se lembrar desta história antiga. Leia a seguir a mensagem que chegou a esta coluna:
DOIS PRESIDENTES NORDESTINOS
“Ao ver Lula defendendo seu filho que recebeu R$ 15 milhões de reais da TELEMAR para tocar sua empresa, Élio Gáspari publicou essa história buscada no fundo do baú:
Em 1966 o presidente Castelo Branco leu nos jornais que seu irmão, funcionário com cargo na Receita Federal, ganhara um carro Aero-Willys, agradecimento dos colegas funcionários pela ajuda que dera na lei que organizava a carreira.
O presidente telefonou mandando que ele devolvesse o carro. O irmão argumentou que se devolvesse ficava desmoralizado em seu cargo.
O presidente Castelo Branco interrompeu-o dizendo:
- “Meu irmão, afastado do cargo você já está! Estou decidindo agora se você vai preso ou não”.
RAUPP E A TRANSPOSIÇÃO
E a PEC da Transposição ??? Se nela existe o “pulo do gato”, está na hora do senador Valdir Raupp demonstrar toda sua capacidade e espírito público, pois se foram aprovadas as duas propostas – uma que abrange os servidores admitidos até 1987 e outra que alcança os admitidos até 1991 – cabe ao nosso senador unir o útil ao agradável, ou seja, unir os interesses políticos com os do Estado, e construir (elaborar) um relatório rápido, mas preciso e completo, sem deixar margem para interpretações dúbias. Deixa o senador trabalhar, gente.
INDEFINIÇÃO
(eleição de 2010 reserva muita surpresa)
Falando em senador Raupp, já está na hora de o eleitor de Rondônia começar a analisar o quadro político, pois nos bastidores da campanha eleitoral de 2010, há muita conversa e muita negociação (dizem que há até traição, política). Mas o certo é que nada está certo. Por isso, aqueles que afirmam não ser candidato ao Governo, na verdade, usam a técnica da frigideira com certos “companheiros”, para depois aparecerem como única salvação do partido. O PMDB, por exemplo, que parecia definido e unido em torno da candidatura de Confúcio Moura, pode apresentar muitas surpresas, entre elas o próprio senador Valdir Raupp ou sua esposa, a deputada federal Marinha Raupp. Na verdade, nenhum partido, por enquanto, pode afirmar que seu candidato está definido, que já tem um nome.
ROLIM E SEU ESTIGMA
Para alguns impressionados analistas de plantão, contudo, não vai dar para fugir ou desamarrar o nó do destino. Mais uma vez a Zona da Mata (Rolim de Moura), vai dar as cartas nas eleições de 2010, e é provável que dê, também, como nas últimas eleições, o nome do futuro governador. Neste mesmo templo (a cidade de Rolim de Moura), estariam na luta com todo aparato da guerra eleitoral, João Cahulla, Expedito Júnior, Marinha e Valdir Raupp. Se tiver algum azarão lá, correndo por fora, me avisem. Isto é muito perigoso.
SEMINÁRIO DO SUCESSO
Um grupo de 11 homens da Associação Fraternidade da Seicho-No-Ie do Brasil (Rondônia) embarca na próxima sexta-feira (23) para São Paulo, para participar do Seminário do Sucesso (só para homens) que vai reunir nos dias 24 e 25, na Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna, cerca de 1.200 homens de várias partes do Brasil, sob a liderança e orientação do professor Luiz Hideo Tamaru, presidente Nacional da Associação Fraternidade. Os grandes homens de Rondônia e Acre que estarão presentes neste Seminário do Sucesso são: Carlos Joel Castro Alves, Salvino José dos Santos Medeiros, David Sá Júnior, Flávio Costa de Menezes, Brazilino de Carvalho Viana, Antonio Marcos Ângelo, Jobel Beserra de Oliveira, Bruno Alexandre Laborda Rodrigues, Lenilson Alves Sena, Raulino Pereira e Cleuber Rodrigues Pereira.
DIGNIDADE
(Rondonienses indicados ao Prêmio Betinho)
Reconhecer e premiar pessoas que trabalham para a promoção da vida, contra a fome e pela cidadania. Esta é a proposta do Prêmio Nacional Betinho, que este ano tem três candidatos rondonienses fortes, entre eles Luiz Carlos Marques (Luiz Marques), muito conhecido em Porto Velho pela dedicação e seriedade que imprime no trabalho de recuperação de apenados do Sistema Carcerário do Rondônia. E também as não menos conhecidas e dignas Auxiliadora Esteves de Souza e Maria das Graças Pereira Cruz Obrigon.
QUEM É LUIZ
Luiz Carlos Marques, economista, nascido em Belo Horizonte (MG), desenvolve projetos sociais que atendem adolescentes infratores, presidiários e ex-presidiários. Para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, ele fundou em 2001 a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – ACUDA. O economista lidera projetos de recuperação através do teatro, atendimento médico para presidiários, reinserção do preso no convívio social e capacitação de jovens. Através de oficinas de capacitação profissional com o ensino de artesanato em madeira, cerâmica, tear, artes plásticas e plantio de hortifrutigranjeiros, Luiz Carlos pretende incentivar os adolescentes a desenvolverem ações para geração de renda. Essas atividades são realizadas em três complexos penitenciários: o Complexo Penitenciário Ênio dos Santos Pinheiro, englobando a Casa de Detenção Urso Branco, o Presídio Masculino e Feminino e a Colônia Agrícola Penal; a Casa do Adolescente e a Colônia Penal Ênio dos Santos Pinheiro.
COMO VOTAR
O leitor que se interessar pode participar da eleição. Acesse as páginas
www.coepbrasil.org.br e
www.mobilizadores.org.br, e obtenha todas as informações sobre o prêmio, os candidatos e forma de votar. Prestigie quem você conhece. A causa é de todos.
RECLAMAÇÃO
A propósito da mensagem (reclamação) do estudante Bruno Cordeiro, sobre o atraso na execução da obra de canalização do Igarapé Poções, que interditou por mais de um ano a Rua Elias Gorayeb, o secretário adjunto de Obras do Município, engenheiro civil Sebastião Valadares, informou ontem (15), que a galeria já está sendo concretada, e brevemente a pista será liberada ao tráfego. O secretário explicou que a Prefeitura teve muito trabalho para negociar com os proprietários de imóveis da área, que envolvia casas, barracos e até piscinas, mas que tudo foi resolvido e que a obra já está bem adiantada.
OBRA DA FARQUHAR
Da mesma forma o secretário Sebastião Valadares garantiu que estão bem adiantados, também, os serviços de reparo e reconstrução da galeria da Avenida Farquhar (Bairro Nacional), que se rompeu no ano passado ao receber o aterro. Segundo ele, todo o trabalho em relação a projeto que precisava fazer foi feito e agora está sendo executado. Sua expectativa é de entregar a obra da pista pelo menos em condições de trafegabilidade, mesmo sem o asfaltamento das vias, antes das chuvas, para evitar qualquer tipo de dificuldade para a comunidade do Bairro Nacional. “O ideal seria se pudéssemos entregar já a obra pronta e acabada, mas isso só deve ocorrer mesmo no ano que vem”, disse.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/