Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 17/06/09


 Cochá News 17/06/09 - Gente de Opinião

A PONTE VAI SAIR

Felizmente o prefeito Roberto Sobrinho, do alto de sua responsabilidade como prefeito da Capital de Rondônia, e o diretor técnico do DNIT, engenheiro Miguel de Souza, deram um tom adequado, profissional, e de homem público, para a esdrúxula proposta dos donos de balsas para mudança do local de construção da ponte sobre o Rio Madeira. 

Contorno Norte é discutido
por prefeito e Miguel Souza

 

Estudos e projetos já serão licitados pelo DNIT a partir do próximo mês

Medidas efetivas para a retirada de caminhões e carretas que utilizam ruas centrais de Porto Velho, principalmente a avenida Jorge Teixeira (BR-319), para o trajeto de carga e descarga no porto graneleiro da Capital, começam a ser tomadas já no próximo mês, com a licitação do Estudo de Viabilidade Econômica, Ambiental (EVEA).
O anúncio foi feito nesta manhã (12) pelo diretor nacional de Planejamento do DNIT, Miguel Souza. Ele apresentou ao prefeito Roberto Sobrinho o mapa com três alternativas de desvio da área central, todas elas a partir da abertura de uma estrada nas proximidades da Comunidade Santa Marcelina e a base da Polícia Rodoviária Federal. A estrada seguirá até o ramal 21 de Abril, ou o Aliança, e de lá segue até a avenida Migrantes, por uma alternativa, ou por um percurso novo, nas imediações da estrada do Belmont.
Todas as alternativas são direcionadas também para um novo porto que deverá ser construído mais abaixo no rio Madeira, próximo à comunidade de Porto Chuelo. Só os estudos e o projeto de engenharia exigirão investimentos em torno de R$ 3 milhões e demorarão cerca de um ano e meio para ficarem prontos.

Prolongamento

A apresentação das alternativas de traçado do Contorno Norte foi feita na avenida Farquar, entre a avenida Imigrantes e o bairro Nacional, onde a prefeitura está executando as obras de prolongamento. O prefeito Roberto Sobrinho aproveitou para anunciar a conclusão da obra para este ano. A prefeitura contratou todo o serviço de terraplanagem e compactação e a fábrica de cimentos Votorantim, uma das principais beneficiadas com o novo trajeto, vai custear as despesas com o asfaltamento.

Viadutos

Roberto Sobrinho anunciou também para o dia 19, a assinatura da ordem de serviço para o início da construção dos viadutos ao longo do trecho urbano da BR-364, que vão organizar e desafogar o trânsito para quem precisa se dcslocar da Zona Sul para o restante da cidade. Na oportunidade, a ministra-chefe da casa Civil, que estará em visita a Porto Velho, vai assinar juntamente com o prefeito a ordem de serviço




TRÁFEGO PARA PORTOS
(Governo vai construir novos portos)

O ex-deputado federal Miguel de Souza explicou tecnicamente como se processa e o que significa a mudança de um projeto dessa magnitude. Primeiro, como todo cidadão de Porto Velho sabe, ele explicou que o fluxo pesado de tráfego pela BR-319 no perímetro urbano da Capital (avenidas Governador Jorge Teixeira e Migrantes) tem como destino os portos, em nada interferindo na obra da ponte ou exercendo influência sobre ela, e segundo, a idéia de levar a ponte rio a baixo, tem caráter apenas protelatório, pois essa região - deferentemente de Porto Chuelo onde serão construídos os portos - é reserva ambiental, Cuniã. E aqui cabe a pergunta: a quem interessa “melar” esta licitação? Pense, pense, pense. Já “melaram” uma vez. Pense de novo, pense, pense ...

Cochá News 17/06/09 - Gente de Opinião

GRANDE PROJETO
(Anel viário e rodovia ligando aos portos)

Por esse motivo é que a Prefeitura de Porto Velho e o DNIT, já estão preparando para o próximo mês a licitação do Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVEA), para execução de um grande projeto de engenharia que vai tirar o tráfego pesado das ruas da Capital, partindo de um anel viário nas proximidades da Comunidade Santa Marcelina, com uma rodovia que levará todo o tráfego para a região de Porto Chuelo, onde serão construídos os portos graneleiros e outros, sem a necessidade de mudança da ponte, por inviável que é.

MUDANÇA INVIÁVEL

Sobre a inviabilidade da mudança da ponte, o Jornal o Estadão do Norte publicou excelente matéria, na edição de 14 e 15.06.09 (veja a seguir), apresentando as razões da inviabilidade – técnica, política e histórica -, o que rechaça por completo a idéia de mudança proposta por dois empresários sem compromisso com Rondônia, contrariando os interesses do povo, dos estados do Amazonas e Rondônia e do Brasil.



LENDO TUDO

Vejam e leiam o que foi publicado sobre o assunto no jornal "Estadão do Norte":

 

Cochá News 17/06/09 - Gente de Opinião



Cleuber Rodrigues Pereira 
Contatos:
cleuber57@gmail.com 
  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)