Sábado, 18 de julho de 2009 - 15h43
MOTOTAXISTAS NA LUTA
Valeu à pena a luta dos mototaxistas da Capital que, por fim, depois de muitas idas e vindas, conseguiram aprovar, no Senado Federal, o reconhecimento da carreira profissional, graças, naturalmente, ao empenho pessoal do senador Expedito Júnior, que literalmente vestiu a jaqueta da categoria, e dela quer receber igual reconhecimento, o voto, o santo alimento do político.
CADELA LOUCA, NÃO
Reconhecimentos à parte, e sem dúvida o senador Expedito Júnior tem feito um trabalho, até aqui, muito bom, deve o Sindicato ou a Associação dos Mototaxistas da Capital adotar algumas providências essenciais para manter o reconhecimento, a simpatia e o respeito da comunidade a que serve, sob pena de ser considerada “Cadela Louca” – nada a ver com cachorro louco.
INFILTRANDO NA CLASSE
Pode parecer fantasioso, mas é imprescindível que, como entidade de classe, este embrião da associação dos mototaxistas, cadastre corretamente seus associados – inclusive para efeitos de suas próprias garantias -, mas principalmente para separar o joio do trigo. Como em todas as profissões existem os bons e os maus profissionais, e ainda aqueles que usam o nome da entidade para outros fins. Vamos ficar de olho para preservar o bom nome dos que trabalham honestamente, pois ao que tudo indica tem gente estranha, muito estranha, tentando se infiltrar entre os mototaxistas da Capital, que já estão perdendo mercado para os inúmeros profissionais que estão vindo do interior.
FUNDEB E JOER
Algumas personagens da Educação Estadual estavam certas de que os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (FUNDEB) poderiam custear os Jogos Escolares de Rondônia (JOER). Mas, prudentemente, os gestores da SEDUC consultaram o Tribunal de Contas do Estado, sobre esta possibilidade. O TCE, zeloso, mas sucinto, foi curto e grosso na resposta, destacando que os recursos do FUNDEB têm finalidade específica, por determinação constitucional, não podendo, por conseguinte, ser aplicados no JOER – a Constituição separa com clareza o que é Desporto do que é Educação. O relator da consulta aprovada por unanimidade, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, ressaltou em seu relatório, que entendia o caráter pedagógico dos jogos, mas emendou que esta não era a atividade fim do JOER. De acordo com o relatório, além de limitar a participação dos alunos, os jogos são abertos, também, para as escolas da rede privada de ensino, outro impeditivo de ordem legal.
OS LEGISLATIVOS
O jornalista Carlos Sperança mandou muito bem ao demonstrar as diferenças que existem entre os Legislativos Municipal (Porto Velho) e Estadual. Faço das suas as minhas palavras. Mas é impossível deixar passar em brancas nuvens a performance do presidente da Câmara, Hermínio Coelho (PT), que disse ter vergonha de andar pelos bairros da Capital administrada pelo seu partido. Das duas uma, ou o professor Roberto Sobrinho gerencia mal suas relações políticas ou tem um comando excepcionalmente poderoso, capaz de instalar uma frigideira num estalar de dedos, ou ainda, pode ser que tem gente totalmente fora da ordem (Caetano explica) na Câmara Municipal, quando já se discute as eleições para a sucessão estadual. Ouse fazer isso com Cassol !!!
GERANDO RIQUEZA
Empregando a experiência de mais de 25 anos de serviço público, a serviço da comunidade de Ariquemes, onde ocupa o cargo de secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, o ex-vereador da cidade e ex-prefeito da cidade de Cacaulândia, Adelino Follador, está desenvolvendo um trabalho grandioso e de resultado, cuja experiência deve ser estendida para os outros municípios do Estado que já manifestaram interesse no projeto. A Prefeitura atua no apoio aos pequenos produtores rurais cadastrados no programa da Agricultura Familiar, e deles compra a produção com a qual supre as necessidades das escolas municipais, dos serviços de saúde, e outros, gerando emprego e riqueza no campo.
25 ANOS DA YOGA ANANDA
A professora Valmyr Laranjeiras está preparando uma grande festa, ao seu estilo, para marcar a passagem dos 25 anos de sua Academia de Yoga Ananda. A abertura da programação prevê a realização de uma missa em ação de graças, às 8h, deste sábado (18), na igreja São Francisco (Pinheiro Macho com Campos Sales), que será celebrada pelo padre Emílio La Nocce. A programação completa pode ser adquirida na sede da própria academia, à Rua Pinheiro Machado.
INDICIADO PELA PF
O empresário Fernando Sarney, filho mais velho do senador José Sarney, foi indiciado pela Polícia Federal por vários crimes, entre eles o de formação de quadrilha. O espaço é pouco para falar dos cinco inquéritos abertos contra Fernando José Macieira Sarney, no clã, o homem que cuida das finanças da família.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru