Sexta-feira, 18 de julho de 2008 - 12h13
FICHA SUJA
Corroborando e colaborando com a intenção Senado Federal e do próprio Judiciário que deseja barrar a candidatura de todo político “ficha suja”, já nessas eleições, a comunidade e as entidades organizadas (principalmente os partidos políticos), estão em grande campanha para identificar essas figuras e por fim em suas carreiras.
SE COLAR, COLOU!
Em Porto Velho, por exemplo, pelo menos 71 candidatos correm o risco de não concorrem às eleições deste ano. O TRE (2ª Zona Eleitoral) confirmou o pedido de impugnação de 71 candidatos, incluindo o prefeito Roberto Sobrinho, que é candidato à reeleição. Claro que a maioria dos pedidos refletem apenas o descontentamento daqueles que não lograram êxito em seus projetos políticos, e por isso usam uma metralhadora giratória, que apesar de causar estrago, não têm mira (embasamento), portanto de resultado inócuo. Alguns, contudo, certamente sabem que estão inelegíveis, mas sonham com a possibilidade da impunidade de seus atos, e, então, se colar, colou!
DE IRANDIR A MELK
No interior do Estado a situação é igualmente complicada, e tem candidato que não dorme mais, tal é situação de sua “ficha”. A lista de pedido de impugnação vai de Irandir Oliveira a Melk Donadon, passando por José Bianco, Edivaldo Soares, Daniela e Ernandes Amorim e João da Muleta, entre outros nomes de peso (dead) na política rondoniana.
FEIJÃO VALE VOTO
Em que pese tudo isso, tem candidato em Porto Velho acusado de distribuir feijão (da Fundação de Assistência Social – FASER), em troca de voto (O Observador). Vamos ficar de olho.
MULHERES SÃO MAIORIA
Políticos escolados – profissionais – embasados no levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão focando suas campanhas no voto feminino, especialmente. É que este levantamento indica que o número de eleitoras (mulheres) é maior que o de eleitores (homens) nestas eleições. De acordo com os números do Tribunal são 67,4 milhões de mulheres aptas a votar e 62,8 milhões de homens na mesma situação.
O BUCHUDO
O craque brasileiro Ronaldo (fenômeno), depois do vexame que passou no episódio com travestis, no Rio de Janeiro, agora é motivo de piada na Europa. Em Londres, o tablóide The Sun, o apresentou aos seus leitores como “Aqui está a barriga do Brasil – Here’s the belly fron Brazil”. Mas o craque, sem clube, fora de forma e se recuperando da lesão que o tirou dos gramados, promete derrubar a barriga e voltar a jogar em seu clube do coração, o Flamengo do Rio. Mas aí não será mais o Fenômeno. Será o Seu Barriga.
MISTÉRIO EM SATIAGRAHA
A situação do delegado da Polícia Federal Protógenes de Queiroz não é nada que se possa dizer confortável. Ele foi afastado do comando das investigações da Operação Satiagraha sob a alegação (do Ministro Tarso Genro) de que teria de concluir um curso que iniciara há tempos. Mas o delegado, ao contrário, disse que foi afastado do comando das investigações, e que ele gostaria de continuar o trabalho. Como miséria pouca é bobagem, o Presidente Lula interveio no caso – e como se de nada soubesse – defendeu que o delegado deva continuar no caso e concluir as investigações, ou vir a público e explicar seus motivos. Chupe esta manga! A sociedade brasileira fica como isopor na água.
PREÇO DA MAMONA
Pequenos e médios produtores rurais, especialmente da região do Polígono da Seca – Norte de Minas Gerais e Sertão Nordestino – estão animados com a notícia da melhora do preço internacional da mamona (essa região tem grande aptidão na sua produção), que se aproximou vertiginosamente do preço da soja, em função da política de incentivos para os biocombustíveis. Vamos trabalhar.
IMAGEM DO STF
A coluna registra as mensagens e as várias colaborações e/ou opiniões que recebeu nos últimos dias, em especial do administrador público Sílvio Rodrigues Lopes, de Belo Horizonte, comentando e colaborando, com todo conhecimento de causa, a situação do STF em relação à Operação Satiagraha e seus desdobramentos. A coluna agradece, e lembra que evitou tecer maiores comentários sobre o assunto, só para não achincalhar o Supremo Tribunal Federal, que é, ainda, um fio de esperança, símbolo de segurança e justiça para o povo brasileiro, embora um ou outro de seus membros ouse macular esta imagem do nosso STF.
Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru