Sábado, 21 de fevereiro de 2009 - 14h09
ASCENSORISTA ABELHUDO
O ministro Temporão (Saúde) justificou e falou bonito sobre a importância de se investir milhões na aquisição de preservativos e gel lubrificantes para distribuição, principalmente durante o carnaval, como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Para ele, quem é contra esta iniciativa é gente de conhecimento retrógrado, pois, segundo sua explicação, o gel evita que o preservativo se rompa durante o ato sexual. Ante a tão segura explicação, um ascensorista abelhudo que ouvia a entrevista do ministro, da porta do elevador, emendou – “O Governo tá lascado”. Todos riram muito. Do ascensorista ninguém mais teve notícia.
MILHÕES PARA GEL E CAMISINHAS
(enquanto idosos ficam sem remédios)
Enquanto o Governo gasta milhões com a compra de gel lubrificante e preservativos sexuais, idosos morrem na fila de hospitais tentando uma consulta, ou morrem porque as farmácias públicas não têm medicamentos em seus estoques para atender aos carentes. O ascensorista do Ministério da Saúde, por ingenuidade, se expressou mal. Na verdade, quem “tá lascado” é o povo e não o Governo.
PATROCINANDO O DESASTRE
No Governo, infelizmente, há contradição. Não faz muito tempo, o INCRA, executando a política agrária do Governo, estimulava e autorizava a entrada de centenas de milhares de famílias pela floresta - o objetivo era habitar (ocupar) a Amazônia -, e orientava a esses novos agricultores que deveriam derrubar o máximo que pudessem da floresta – tinha até financiamento do BB para esta atividade -, pois o que garantia a posse da terra eram as benfeitorias – pasto para alimentar gado e área para o cultivo de cereais. Surgia aí o Eldorado e muita gente correu para a Amazônia. Hoje o Governo entende que errou, mas quer que o pequeno produtor pague por esse erro.
FOME NA FLORESTA
Pois bem, o pobre lavrador que veio de Minas, Ceará, Paraíba, São Paulo, etc, em busca de um pedaço de terra para viver, se embrenhou pela floresta, feito bicho, com sua família. Muitos morreram de malária e hepatite, trabalhando para realizar o sonho da terra. O sonho acabou e hoje todos vivem um pesadelo. A situação mudou, e Governo Federal, bem representado pelo ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente (o Colete Preto), multa e manda prender quem ousou derrubar mais de 20% da propriedade, e para isso tem escolta da PF. Ocorre que o pequeno produtor, que “tinha” domínio de um pequeno lote de 50 hectares, foi à lona, nocauteado pelo ministro, pois além de ter que fazer o reflorestamento, corre risco de passar fome, pois o que lhe resta da terra para o cultivo não lhe garante a subsistência.
COLETE PRETO DE JANUÁRIA
O ministro do Meio Ambiente é um filho de Deus maravilhoso, a ponto de me lembrar de uma história antiga sobre um cidadão que viveu na cidade mineira de Januária – uma linda cidade à margem do Velho Chico, no Norte de Minas -, cujo apelido era Colete Preto, o que ele não aceitava e partia sempre para briga. Muito religioso, ele acompanhava o Senhor Bispo, sempre à frente das procissões, puxando as orações e cantos da Igreja. Os malandros da cidade não o perdoavam. Certa vez, enquanto seguia à frente da procissão entoando o Bendito – Bendito, louvado seja (...) -, alguém encostado a um poste gritou – “Colete Preto”, e ele, sem perder a toada do Bendito, emendou – “Colete Preto é o ass da Mãe”.
PONTE DO MADEIRA
(TCU deve liberar licitação em março)
O ex-deputado federal Miguel de Souza, atual diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, disse ontem (19) que aguarda apenas o sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU), para retomar a licitação da obra da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho. O certame foi suspenso pela Corte de Contas da União para corrigir falhas no projeto, o que já foi feito pelo DNIT, que aguarda uma decisão do TCU para março próximo. A opinião de empresários, pequenos produtores rurais e de representantes das inúmeras comunidades urbanas localizadas na margem esquerda do Rio Madeira e BR-319, é de que se não houver um esforço grande de instituições, como DNIT, TCU e autoridades do Governo Federal, mais uma vez esta obra não vai sair do papel, pois o lobby dos balseiros dentro e fora do Congresso Nacional, vai vencer e o povo de Rondônia continuará à mercê desses balseiros/empresários a quem pouco importa o desenvolvimento do Estado de Rondônia. “Em Rondônia eles ganham dinheiro, mas investimento eles só fazem em Manaus e no Estado do Paraná”, afirma nota da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM).
FELIZ CARNAVAL
Como é carnaval, os foliões que estão se preparando para cair na festa ou viajar precisam tomar alguns cuidados importantes. Se vai viajar cheque as condições mecânicas e legais do veículo antes de pegar a estrada, e se vai cair na folia, deve tomar muito cuidado com os excessos em todos os sentidos. Tudo isso para que todos possam ter um carnaval de muita alegria, de muita festa, mas também de muita paz.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru