Quinta-feira, 21 de abril de 2011 - 10h46
QUEM VAI GOVERNAR?
Contam as más línguas que alguns empresários com relativo poder de decisão estariam prontos para governar o Estado no lugar de Confúcio Moura. Esta iniciativa, claro, não chegou a ser sequer planejada, por óbvio, mas teria virado um problema mental de grande proporção para essas pessoas.
MEUS CONTRATOS
Fontes do Palácio Getúlio Vargas deixam transparecer que essas pessoas são detentoras de contratos com a Administração Estadual, e estariam inflexíveis, exigindo seu cumprimento, sem observar as regras da Lei Federal nº 8.666/93 (Estatuto das Licitações e dos Contratos), sob a alegação de que têm folhas de pagamento para honrar, assim como têm outros compromissos não menos importantes.
MUITA SABEDORIA
Nada contra aquele que deseja receber o que lhe deve – isso é justo. O que está errado é a forma de conduzir a execução e liquidação desses contratos, mas existem meios eficazes para tanto, entre eles, o Judiciário. Mas isso ninguém quer, pois o Judiciário “é moroso”, e na linguagem deles, “eu preciso resolver isso é agora”. Portanto, muita sabedoria aos dois lados: O Governo precisa pagar o que deve e os empresários precisam receber. E pronto. O que não se pode é externar o desejo de inviabilizar o Estado. Este é o pior caminho para todos.
TRANSPOSIÇÃO PARALISADA
(O processo exige a interveniência dos deputados estaduais)
Está na hora dos deputados estaduais, sob a bem articulada liderança do deputado Valter Araújo, levantar a voz, mais uma vez, em defesa da transposição dos servidores estaduais para os quadros da União, já que esse papel a bancada federal, incluindo os senadores, parece ter deixado de lado. Ora, o que está faltando?
BANCADA FEDERAL SEM VOZ
Com todo respeito, o prestigiado senador Valdir Raupp, nem usufruindo da prerrogativa do cargo de presidente nacional do PMDB, conseguiu fazer o processo da transposição andar. Da mesma forma os senadores Ivo Cassol e Acir Gurgacz. É bom que fique bem claro que a bandeira da transposição é de todos. Portanto, todos são responsáveis e, por isso, devem trabalhar para sua concretização. É o interesse de Rondônia que está em jogo. A transposição não tem partido. Tem a cara e o interesse do Estado de Rondônia.
IDARON SEM PM
O deputado Adelino Follador (DEM), recebeu na última terça-feira (12), em seu Gabinete, o presidente da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), Plínio Cella, de quem, também, recebeu um apelo para o restabelecimento da equipe de segurança da PM no posto do IDARON do km 42 da BR-319. Segundo explicações do presidente da entidade, os policiais que atuavam no posto é que davam segurança para toda a comunidade, inclusive para a Vila do 46, à escola e ao precário serviço de saúde local. Sem a presença deles vândalos invadiram e saquearam o posto e roubaram nada menos que três propriedades da região. O parlamentar prometeu trabalhar para restabelecer a segurança no local. É aguardar.
CAOS NA ESTRADA DO BELMONT
A situação da Estrada do Belmont é um horror. Vai em frente quem pode mais. As carretas ocupam os vestígios do asfalto que um dia existiu, e os veículos, se quiserem, aguardem a oportunidade que surgir, o que é raro. Ali virou terra sem lei, e não há uma autoridade que se digna passar por aquela via, para ver quão difícil é a vida do cidadão. Se não bastasse, um trecho daquela estrada, após as sedes das grandes distribuidoras, chegou a ser interditado ontem (18), por causa da água que tomou aquela estreita e inacabada estrada rural/urbana.
DELINQUÊNCIA NA FARQUHAR
Já que o tema é estrada, a coluna, com todo respeito, chama a atenção do prefeito Roberto Sobrinho, para o drama das pessoas que, à noite, precisam trafegar pela Avenida Farquhar, no trecho aberto para o bairro Nacional. Ali, facilitado pela escuridão, os marginais estão atacando homens, senhoras e jovens, que se submetem a todo tipo de humilhação. Por isso, a comunidade espera uma solução do prefeito, via EMDUR, de modo o cidadão possa usufruir do seu direito de ir e vir.
INVASÃO ILÍCITA
A coluna serve hoje (19) deste espaço para explicar ou tentar obter explicação para o absurdo de um texto mal produzido, chulo, enxertado em matéria produzida por este colunista acerca da retirada da equipe da PM do posto do IDARON no Km 42 da BR-319, com informações prestadas pela Associação dos Produtores e Comunidade da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM).
A matéria, objeto deste pedido de explicação por o uso indevido, tipificada de prática ilícita, foi publicada originalmente nos principais sites noticiosos de Rondônia – Gente de Opinião, Tudo Rondônia, Rondônia Dinâmica, Notícia na Hora, entre outros – em 09.04.11, com a seguinte redação (original):
09/04/2011 - [14:07] – Política
Sem qualquer estrutura e força de segurança, o posto fiscal do IDARON do Km2 da BR-319, foi atacado e saqueado por vândalos na noite de ontem (8), deixando a comunidade e a Vila do Km 46 em estado de alerta e medo, visto que pelos menos três fazendas da região foram igualmente atacadas e roubadas. A informação foi prestada nesta manhã (9) pelo a presidente da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), Plínio Cella, que exige uma explicação do Governo do Estado que determinou a retirada da segurança do posto fiscal.
Segundo ele, a segurança prestada ao posto era também de toda a comunidade da Vila do 46, onde a escola local e o serviço de saúde estão expostos a toda sorte de vandalismo. Plínio explicou que foram roubados além do posto do IDARON, a fazenda do produtor rural Vilmar Colleti, diretor da entidade, a propriedade do Senhor Santos, próxima ao posto.
O presidente ad APROCOM explicou que por contas desses acontecimentos, o Governo do Estado precisa rever sua decisão de abandonar o povo da região à própria sorte. “Nós somos trabalhadores do campo, mas não somos tão ignorantes quanto o Governo pensa que somos, pois segurança é uma obrigação constitucional do Estado”, disse Plínio Cella, assegurando que esta semana mesmo levara uma comissão de produtores rurais da região ao Palácio Getúlio Vargas, para uma audiência com o governador Confúcio Moura.
Plínio Cella disse também que levará a situação à Assembléia Legislativa, aonde pretende obter apoio na luta para a manutenção da segurança no local.
HITÓRIAS DO KM 42
O presidente da APROCOM lembrou que não faz muito tempo (2010) o sargento João Josué Fernandes (responsável pela equipe de segurança do posto fiscal) prendeu e manteve preso no posto, por falta de um espaço adequado, um indivíduo de alta periculosidade, que acabara de cometer um crime de assassinato.
Também foi o sargento Josué que, ali mesmo nas dependências do Posto Fiscal, no ano passado, fez o parto da menina Vitória, que nasceu por suas mãos, depois da jovem mãe ter andado mais de 10 quilômetros em busca de socorro para o seu parto.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira.
Ocorre que, alguém, interessado em algo do Governo Estadual, ou em prejudicar a imagem do governador, fez um enxerto na parte final da matéria, fazendo citações descabidas e fora de contesto, típica da Imprensa Marrom e antiética, que ainda hoje sobrevive à custa de incautos.
Nos últimos dois meses Cochá News recebeu pelo menos três pedidos para ser reproduzida, não tendo sido autorizados.
FELIZ PÁSCOA !!!
Feliz Páscoa e que Deus abençoe a todos !!!
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira - cleuber57@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru