Sábado, 23 de fevereiro de 2008 - 07h47
MANDO E COMANDO
O governo e a comunidade de Rondônia precisam atentar para uma grande jogada, pouco asseada, que está em curso e que visa chamar para si tudo que envolve a gerência da região. São muitos os investimentos, inclusive com participação estrangeira, que vão mexer na economia de pelo menos três estados da Região Norte – Rondônia, Acre e Amazonas – e os donos da bola entendem que é impossível deixar nas mãos de gente despreparada o mando e o comando de tudo isso.
USINAS
As usinas, segundo prevêem alguns estudiosos da Amazônia, serão apenas uma espécie de instrumento para suportar os investimentos que se sucederão, de toda ordem e que chegarão de muitos lugares.
OLHO GORDO
Dizem que tem gente de olho até numa jazida de urânio no Vale do Guaporé. Organizações “científicas” e de segurança internacionais já teriam mapeado todos os recursos da Amazônia, e como ocorre em Roraima, Amapá e no Amazonas, algumas áreas do Estado de Rondônia já estariam sendo definidas para a execução de seus projetos, em cujo lugar seria vedada a entrada de brasileiros.
GANÂNCIA
Para se ter idéia do tamanho da ganância dessa gente, em muitos desses lugares, e principalmente em reservas indígenas, onde é proibida a entrada de brasileiros, tem índio falando francês, japonês e inglês. O português eles não dominam, assim como não dominam o chão onde vivem e a própria vida.
GRINGOS
Para que esses gringos entrem e façam o que querem é preciso que algo seja feito. São muitas iniciativas estrategicamente planejadas, como o veto à carne brasileira, por exemplo. Depois diz que é preciso acabar com a indústria madeireira, com os pequenos e médios produtores rurais e com quem mais decidir criar um porco, uma galinha ou um bode no quintal. É preciso cadastrar e depois escorraçar todos de suas propriedades, não se sabe por que motivo. O que se sabe é que tem estrangeiro na Amazônia que começou comprando um lote aqui, outro ali, cercou outra área mais adiante, tomou posse de uma grande área de terra devoluta da União acolá, e hoje é dono de uma propriedade no coração da Amazônia maior que o território suíço.
CASSOL
Se a idéia da jogada é amedrontar o governador Cassol, preparem-se para uma grande briga. Para o governador, “o bateu levou”, não é uma estratégia, mas um traço de personalidade. Isso, se bem usado poderia torná-lo vulnerável, mas até hoje Cassol ganhou todas.
O POVO E O PRESIDENTE
O povo brasileiro, como é de sua cultura, está rezando para o presidente Lula, para que ele encontre saídas para as várias questões que reclamam ações urgentes, como a violência nas grandes e pequenas cidades, e contra os abusos, a violência e o “entreguismo” da Amazônia Brasileira. E o presidente que é um homem de bom senso e que certamente sabe o tamanho do sentimento do povo brasileiro, adotará medidas sábias, capazes de coibir os abusos e preservar a soberania. As orações continuam, inclusive as minhas.
LEI DE IMPRENSA
O ministro Ayres Britto, do STF, acatando em parte pedido do PDT (liminar) sepultou quinta-feira (21) mais uma grande parte da antiquada Lei de Imprensa – os crimes de calúnia, difamação, etc têm previsão no Código Penal. A decisão do ministro paralisa todos os processos que estiverem tramitando em todos os tribunais do País, assim como todas as condenações levadas a efeito como base na lei. A Igreja Universal não gostou nada desta decisão, mas o povo brasileiro que merecia esse gesto do Judiciário Brasileiro, comemorou. E o ministro ao falar sobre a medida disse que a Lei de Imprensa é incompatível com a nova ordem constitucional. “A nova ordem constitucional é exigente de uma Lei de Imprensa compatível com ela, que trate a Imprensa com carinho e com o apreço elevadíssimo que a Constituição fez. A Imprensa não é para ser cerceada. Não é para ser embaraçada. É para ser facilitada e agilizada”, disse Ayres Britto.
AYRES BRITO
O ministro Ayres Britto, um dos homens mais cultos deste País, foi um dos conferencistas do V Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, realizado em Brasília em dezembro último, e do qual participei, promovido pela Editora Fórum. Sua participação, assim como da Ministra Carmem Lúcia, foi marcante e faltou tempo para receber todos os cumprimentos.
EMDUR
A coluna recebeu do presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), Mário Sérgio, a informação de que está fechando a programação de todo o trabalho de manutenção e recuperação do sistema de iluminação pública do bairro Nacional, cujo início está previsto para o próximo dia 03 de março. Uma bela notícia para a comunidade que agradece ao presidente Mário Sérgio.
BAIRRO AEROCLUBE
No mesmo dia que a coluna recebeu do presidente da EMDUR a confirmação da realização do trabalho de manutenção do serviço de iluminação pública, recebeu também da leitora Jacqueline Oliveira um pedido dirigido ao presidente Mário Sérgio, para que olhe a situação do bairro Aeroclube, onde o serviço de aquisição e troca das lâmpadas, segundo ela, é feito pelos próprios moradores. Ta registrado.
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru