Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 23/11


PORTO GRANELEIRO (I)
Foram tantas as exigências do Grupo Maggi para implantação do porto graneleiro em Porto Velho, que os empresários de Rondônia e as figuras políticas de expressão imaginaram que finalmente Rondônia daria um salto em desenvolvimento, com a ampliação do canal de exportações, e na criação empregos.

PORTO GRANELEIRO (II)
O Grupo, conhecido até no exterior, teria exigido incentivos de toda ordem, e dizem que teve participação decisiva no convencimento de autoridades federais para transformação da Avenida Governador Jorge Teixeira e Imigrantes em BR-319. Tudo em nome do desenvolvimento.

PORTO GRANELEIRO (III)
Seu compromisso era grande. Apoiaria a construção da ponte sobre o Madeira – um verdadeiro contra-senso -, incentivaria a ampliação do comércio exterior, pela via navegável, a arrecadação de impostos para o Estado, e entre outros compromissos, criaria inúmeros postos de trabalho com a implantação do porto.

PORTO GRANELEIRO (IV)
Quanto às duas avenidas de Porto Velho transformadas em BR-319, o DENIT teve que engolir e aceitar a situação, mesmo contrariando todas as normas que regulam a construção e utilização das rodovias federais e suas margens. Fazer o que contra a força de uma Medida Provisória? Quanto à ponte sobre o Madeirão, o que fazer contra o lobby dos donos de balsas que domina as vias navegáveis da Amazônia? Mas este é outro assunto que a gente ainda vai comentar.

PORTO GRANELEIRO (V)
E quanto à criação de empregos, se constatou um terrível engano. Os poucos funcionários do porto são de outro Estado. Aos rondonienses apenas as vagas de braçais. Lamentável!!!

PORTO GRANELEIRO (VI) “LETAL”
Mas isso não é tudo, leitor. O sistema portuário implantado à margem do nosso Madeirão está poluindo tudo, e causando graves danos à saúde da população do bairro Arigolândia e adjacências. A poeira da soja está provocando alergias e doenças pulmonares (respiratórias). E agora? O que fazer?

MINISTÉRIO PÚBLICO
Cochá News 23/11 - Gente de OpiniãoSabe-se que a Promotoria do Meio Ambiente do MP já instaurou procedimento para apurar as responsabilidades dessa situação, mas esbarrou na falta de recursos operacionais – falta uma máquina, um equipamento capaz de aferir, determinar a qualidade do ar. Mas no ano que em esta máquina deve ser adquirida. Vamos esperar.

POSICIONAMENTO
É preciso esclarecer que ninguém é contra as instalações deste empreendimento. Pelo contrário, o Porto traz desenvolvimento e incrementa a economia do Estado. Cabe ressaltar, contudo, que sua instalação deve obedecer a critérios e regras, principalmente as relativas ao meio ambiente e à saúde da população.

EMPREENDEDOR
O Senhor Blairo Maggi, além de governador do Estado do Mato grosso, é um grande empresário, mas sofre pesadas acusações de ser o maior devastador da Amazônia. Entretanto, o governador mato-grossense goza de muito prestígio junto ao Governo Federal, visto que seus negócios, como empresário, tem grande importância para a balança comercial brasileira. Além disso, dizem que é um homem de bom senso.

SENADOR (I)
Impossível não registrar a postura do senador Expedito Júnior. Percebendo que sua voz não quebra a barreira dos portões do Palácio do Planalto, o senador prometeu votar contar a manutenção da CPMF e outros projetos de iniciativa do Governo Federal.Cochá News 23/11 - Gente de Opinião

SENADOR (II)
O senador rondoniense quer ver aprovada a emenda da Transposição dos servidores rondonienses para o quadro da União, e extinta a dívida do Beron. Os servidores e povo de Rondônia agradecem.

NA MODA
Cochá News 23/11 - Gente de OpiniãoE a moda pegou. Todos agora querem dar um “pito” em Hugo Chaves. Primeiro foi o rei Juan Carlos, da Espanha. Depois o presidente Uribe, da Colômbia. Bem que agora podia ser a vez do presidente Lula.

VENEZUELA
Já que estamos falando em Venezuela devo dizer que fiquei atônito, embasbacado ao ver a terrível cena da deputada chavista e seus asseclas agredindo um apresentador de TV, tudo ao vivo. A Venezuela, gente, virou um trem ruim demais. Vai lá não. A então desenvolvida Venezuela está a um passo do grande retrocesso. No começo do fim de todas as liberdades. Quem vier verá.

Fonte: cleuber57@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)