Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 24/07/09


 

JOGADA NA UNIR

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pelo que se depreende das afirmações de um de seus importantes membros, o professor Ari Ott, juntou a legislação e as demais normas que regem suas ações, especialmente do quer diz respeito ao concurso vestibular, e jogou tudo na cesta de lixo, numa jogada perigosa, mas típica de um mestre (não de uCochá News 24/07/09 - Gente de Opiniãoniversidade) da esperteza. Por isso o professor classificou essa jogada como ”um golpe de mestre”. Mexeram com não sei quem. 

ABRINDO PRECEDENTE

O certo é que, segundo denúncia publicada em artigo pelo professor, a UNIR conseguiu aprovar para o curso e medicina mais cinco pessoas, ancoradas num processo suspeito, que posteriormente ganhou um caráter de legalidade por força judicial. Claro, se foi aprovado, a UNIR é obrigada a matricular. Mas quem aprovou? Que precedente, meu !!! 

DE 40 PARA 45 ALUNOS

O denunciante, que é professor do curso de medicina, diz que a lista dos aprovados é só de 40 alunos, mas contrariando as regras do edital, a UNIR chamou para si a responsabilidade, e ela própria corrigiu as provas de mais cinco candidatos e, sem observar o devido processo legal, considerou-os aprovados, e para dar fundamentação legal aos atos das matrículas, teria sugerido a chancela do Judiciário, no que foi atendida, visto que os candidatos foram aprovados. 

A VIA TORTA

De resto, é preciso esclarecer que o papel (obrigação legal) da instituição contratada (UFMT) era o de elaborar, aplicar, corrigir as provas e entregar os resultados. A menos que tudo isso tenha sido algo meramente fictício, só para fazer de conta, só para dar o caráter de legalidade. O professor Ari Ott só não deu os nomes dos recém aprovados pela via esquerda (pra não dizer torta) da UNIR. A coluna, embora tenha tentado, não conseguiu ouvir os gestores da Universidade. 

EXPOARI
(A pujança do Município de Ariquemes) 

Cochá News 24/07/09 - Gente de OpiniãoComeça neste final de semana a grande Exposição Agropecuária do Município de Ariquemes, que vai mostrar para o Brasil e para o mundo – evento será transmitido via satélite – tudo o que o Município e o Estado produzem e industrializam. Ariquemes é o principal pólo da agroindústria em Rondônia, e vem se destacando pujantemente na produção, industrialização e exportação de pescado, e igualmente na industrialização de tudo que é produzido no setor primário, incluindo o leite e seus derivados, e pela Agricultura Familiar, que hoje abastece as escolas e os serviços de saúde da Rede Pública e exporta o excedente, segundo informa Adelino Follador, secretário da Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes. 


CRIAÇÃO DE CARNEIRO
(Tendência em expansão) 

Cochá News 24/07/09 - Gente de OpiniãoÉ preciso esclarecer, também, que o Município de Ariquemes é grande exportador de carne – até pouco tempo o Município era o maior produtor de bovinos da Região Norte -, mas como tudo se renova, a tendência agora é a criação de pequenos animais, como carneiro, por exemplo, que está invadindo as propriedades rurais e o gosto dos rondonienses. E quem vai expor sua premiada produção na EXPOARI é o engenheiro Jacques Albagli, dono do plantel das raças Dorper e Santa Inêz mais admirado do Estado. Confira. 

PM DO BAIRRO NACIONAL

A opção pela crítica sem responsabilidade, além de cômoda e fácil, reserva para aqueles de vibração similar, um tipo de satisfação besta, insana, muito diferente da crítica construtiva, que eleva tanto a quem faz quanto a quem recebe. Hoje, ao contrário, a coluna quer elogiar a atuação da Polícia Militar no Bairro Nacional. É um pequeno grupo de três jovens policiais devotados à causa da segurança da comunidade, que em pouco tempo conseguiu baixar consideravelmente o índice de criminalidade do bairro. São poucos, mas capazes e prontos para servir. 

MELHORIAS PARA O CONTIGENTE

Infelizmente nem tudo são flores. O Bairro Nacional tem o melhor da PM em termos de recursos humanos, preparo e inteligência – um bom exemplo de polícia -, mas precisa de reforço no contingente, de uma estrutura física adequada para o pequeno destacamento (prédio), melhoria dos recursos de logística, apoio operacional – viaturas, instrumentos e equipamentos adequados ao policiamento -, procedimentos e recursos essenciais para a prestação de um bom serviço, capaz de tornar a polícia mais acessível e próxima da comunidade. Este é o desejo de todos. 

ENCAMINHANDO PEDIDO 

Cochá News 24/07/09 - Gente de OpiniãoNa verdade, o pedido de todos esses benefícios já foi feito à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, mas até hoje não houve uma resposta. A coluna, em nome da comunidade, encaminhou, também, ao governador Ivo Cassol, um pedido de apoio à PM e à comunidade local, solicitando as mesmas melhorias operacionais e estruturais para o sistema de segurança do Bairro Nacional, no que deve ser atendida, visto que são medidas simples, possíveis e de interesse geral. Vamos aguardar. 

EXPULSANDO BRASILEIROS 

Cochá News 24/07/09 - Gente de OpiniãoOs brasileiros que vivem em solo boliviano, e especialmente nas cidades fronteiriças como Guayaramerim, Riberalta e Cobija estão vivendo o maior drama de suas vidas, patrocinado pelo tirano Evo Morales. De impressionar a capacidade e a volúpia com que este ser trata esta questão, ante a inércia do Governo brasileiro que assiste, sem reação, a tantos atos desse tirano contra os interesses e soberania do Brasil. E agora não satisfeito com tudo que já fez contra a Petrobras e outras empresas brasileiras instaladas “legalmente” na Bolívia, a última do tirano foi expulsar todos os brasileiros do seu País, dando a impressão que estamos em guerra. Quem sabe? Pode ser que ele tenha declarado a guerra e o Governo Brasileiro não tenha percebido, tamanha é sua inércia.

Cleuber Rodrigues Pereira / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br  /  http://www.twitter.com/opiniaotv
Contato: cleuber57@gmail.com   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)