Sexta-feira, 25 de julho de 2008 - 13h41
YOGA EM RONDÔNIA
Em Porto Velho desde a última quarta-feira, onde enfrentou uma maratona de compromissos, o professor Hermógenes, 86, sempre parecendo um menino, apesar da disputa de tantos por um carinho, um afago, um toquinho sequer, era só ternura, e se encantou ao ver a apresentação das meninas do SESC, as alunas da professora Orlandina, que cantaram para ele a Dança das Gaivotas. A faixa de idade dessas meninas é de 76 a 86 anos.
24 ANOS DA ANANDA
Prof. Hermógenes e Profª. Valmyr Laranjeiras na benção dos alimentos |
Na quinta-feira (24) ele recebeu várias homenagens, a começar pelo Núcleo de Yoga Rose Queiroz, e mais tarde, às 290h, na Academia de Yoga Ananda, da professora Valmyr Laranjeiras, onde o professor se emocionou com tanto carinho. Ao falar dos 24 anos de sua Academia Ananda, com emoção a professora Valmyr discursou bonito, lembrando os primórdios da Yoga em Rondônia, afirmando que sem a orientação do mestre – por meio de telefonemas e pelos de seus livros – seria impossível chegar ao estágio atual. “A estrada era longa, mas a consciência que se formou da grandeza do filho de Deus que habita em todos nós foi infinitamente maior, tornado possível o aprimoramento próprio, e a disseminação deste conhecimento (verdade) a todos que o buscam”, disse a professora.
TRANSMISSÃO DA TOCHA
O ponto alto da cerimônia na Academia Ananda foi a Transmissão da Tocha, que simboliza o compromisso de quem recebe em trabalhar pelo auto-aprimoramento e a divulgar o ensinamento, tornando-o possível ao maior número de pessoas, para a promoção da paz. O professor Hermógenes, segurando a vela, virou-se para a professora Valmyr e disse: “Eu ascendo a sua Luz”, um gesto carregado de emoção e simbolismo, como quem dissesse: “Daqui para frente você será a luz do caminho de todos aqui”.
HOMENAGEM DA AYRON
Valmyr é homenageada pela Pres. da AYRON, Silvânia de Oliveira |
Em seguida, a presidente da Associação de Yoga de Rondônia –AYRON, Silvânia de Oliveira Nascimento, prestou uma linda homenagem à professora Valmyr Laranjeiras, ressaltando seu papel na formação de tantas pessoas e das academias de estudo de yoga.
PROGRAMA DO JÔ
Prof. Hermógenes, Cleuber e Profª Valmyr |
Como não podia ser diferente, não me contive e perguntei ao professor sobre sua participação no programa do Jô Soares, e o que foi mais importante na experiência, no que ele respondeu: “A repercussão da entrevista ao programa”, disse o professor José Hermógenes de Andrade Filho, dando a entender que a partir dali houve um crescimento considerável do número de pessoas que passaram a fazer Yoga.
ANIMAÇÃO E APOIO
O cerimonial todo foi animado pelo Grupo Ananda (Maria José Victor e Cia.), Academia de Dança Arte Sagrada, sempre apoiado por muita gente, como Naida Canuto, Luciana Marcolino, Luciene Fontelles, Marilene Gomes, Selma Passarelli, Cristiane Riveiro, entre tantas pessoas que trabalharam e animaram os homenageados. Ao final, se juntando a todos na benção dos alimentos, o Professor Hermógenes disse que veio para homenagear e acabou sendo homenageado. Da mesma forma disse a Professora Valmyr. Então, parabéns a todos !!!
PALESTRA NO SENAC
Prof. Hermógenes, Profª Valmyr e Cristiane Rivero |
Na sexta-feira, às 20h, o Professor Hermógenes fez uma palestra para 200 pessoas (empresários e profissionais liberais) no auditório do SENAC, com o tema: “Seja um grande empreendedor, invista em sua maior empresa: você”. De tão concorrido, os convites para este evento acabaram uma semana antes.
SEMINÁRIO DA LUZ
A Regional da Seicho-No-Ie do Brasil em Porto Velho realiza no próximo dia 24 de agosto o seu Seminário da Luz. Dirigido mais especificamente às pessoas que ainda não conhecem o ensinamento preconizado pelo Professor Masaharu Taniguchi, este semanário é considerado o seu maior evento, e vai reunir cerca de 700 pessoas no auditório da Ulbra/Porto Velho, sob a orientação do Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura. Na regional local está praticamente tudo pronto para este grande acontecimento. Informe-se: 3223-3919 e 8119-1404.
TEATRO SÉRGIO VALENTE
A retomada das obras do Teatro Estadual deve merecer todo o reconhecimento e apoio da comunidade. Entretanto, é bom que fique bem claro, que esta mesma comunidade pediu o e Parlamento Estadual atendeu e aprovou o nome de Antonio Sérgio Valente como patrono da obra, uma justa homenagem a quem formou e informou sobre a cultura rondoniana. A Lei Estadual nº 802/99, de 10.05.99 deu o nome de Sérgio Valente ao Teatro Estadual, e revogam-se as disposições em contrário.
SEM POLÍTICA
A coluna esta semana não fala de política, mas lembra a tantos quanto usaram dinheiro público para viajar ao México e a outros lugares (em nome do povo Rondônia), que a campanha eleitoral está na rua e, se isso não basta, 2010 vem aí.
Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos: cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru