Sexta-feira, 26 de junho de 2009 - 14h35
POSTEAMENTO NA BR-319
Demorou um pouco, mas finalmente chegou, e os primeiros 11 quilômetros de posteamento para a rede de energia elétrica da BR-319 já estão prontos. Ontem (25) mais três carretas espalharam postes até o km 20 da rodovia, e de acordo com o engenheiro eletricista Everton Menezes de Morais, o trabalho será executado por etapa, de 11 em 11 quilômetros, e só após a aprovação pela CERON de cada trecho, é que o outro começa a ser executado. Mas, segundo ele, este é um processo dinâmico que não atrapalha o andamento nem o cronograma dos serviços.
MOMENTO ESPECIAL
Este é um momento muito especial na vida daquelas comunidades. Alguns ali, pelas linhas a dentro, nunca viram uma lâmpada, nunca abriram uma geladeira e jamais viram um aparelho fazer o vento circular. Mas este é um tempo com os dias contados, graças ao empenho de todos em torno da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), que teve a sorte de contar com pessoas como o economista José Carlos Carregaro, coordenador estadual do Programa Luz para Todos, que deu credibilidade ao programa em Rondônia. Uma gestão, até aqui, simples, dinâmica e responsável.
FAZENDO CIDADANIA
Para a APROCOM foi exatamente um ano de luta que valeu a pena, por tudo, e principalmente pelo nascimento do espírito de cidadania que tomou todas as comunidades daquela região, rurais e urbanas. Ali já estão surgindo lideranças - trabalhadores rurais, pais de famílias - que hoje já defendem uma escola melhor equipada e um posto de saúde (Vila do 46) em condições para atender ao “cidadão” com dignidade. Então, aprendemos muito este ano.
NOTÍCIA RUIM
Dirigentes da APROCOM denunciaram esta semana o vereador Jaime Gazola, de estar a serviço dos donos de balsas que defendem a mudança da construção da ponte sobre o Rio Madeira. Raimundo Ferreira da Silva (BR-319, km 39), que esteve esta semana em Porto Velho, afirmou que vem acompanhando os trabalhos na Câmara Municipal, e disse que lá foi instalada uma espécie de arena, onde se disputa a consideração, o amor e toda a generosidade dos dois empresários que defendem a mudança da ponte. Segundo ele, o ciúme já teria provocado até briga entre alguns edis. Teria um grupo muito bem apanhado que estaria muito feliz e à vontade para defender a mudança, mas estaria enfrentando problema porque outro grupo também deseja participar da “festa” – eles querem também apoiar a mudança da ponte. É mole?
PAULO DE RORAIMA
A coluna recebeu esta semana a mensagem transcrita a seguir, do leitor Paulo Carvalho peaft@bol.com.br, que sonha com a possibilidade de ver e rodar na BR-319, rumo a Porto Velho. É isso aí, Paulo. A coluna está à disposição, e como você e a maioria dos rondonienses e amazonenses compartilha do mesmo sonho.
Eis a mensagem:
Parabéns ! Li e gostei de seus argumentos em defesa da BR-319. Sou de Roraima e sonho um dia viajar por essa rodovia ao encontro de meus pais.
Paulo.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru