Sexta-feira, 26 de outubro de 2007 - 11h57
VISITA (I)
Muita gente aguardava hoje (26), com relativa ansiedade, a visita da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para ouvir o que ela tinha a dizer sobre os grandes investimentos que o Governo Federal fará no Estado, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ela coordena.
VISITA (II)
Mas, a ministra suspendeu a visita para acompanhar o presidente Lula em viagem ao Rio de Janeiro, onde as chuvas têm causado danos de toda ordem. Por esse motivo mandou seu assessor Bernardo Figueiredo para representá-la no Seminário de Desenvolvimento Regional, promovido pela senadora Fátima Cleide (RO) e Sibá Machado (AC), ambos do PT, em Porto Velho.
USINAS
Dilma Roussef queria muito conhecer de perto a área de construção das usinas de Girau e Santo Antonio, e outras importantes obras que serão construídas com recursos do PAC, entre elas as pontes sobre o Madeira e Abunã, isso se os balseiros e seus sócios influentes deixarem.
PRESIDÊNCIA
Mas a ministra queria muito, também, conhecer o povo de Rondônia, e massificar seu nome nesta fronteira. Ela deseja ser conhecida e reconhecida, principalmente depois que as pesquisas lhe atribuíram uma performance capaz de fazer calar muitos pretendentes ao Palácio do Planalto.
CASSOL NO PÁREO
Não pense a ministra Dilma que a parada vai ser fácil. É que os pretendentes já são muitos. Daqui de Rondônia, por exemplo, parte o atual governador Ivo Cassol, com intenção idêntica. Li no Jornal Folha de Rondônia, de 25.10.07, que ele está pronto para montar o primeiro cavalo que lhe passar em arreios (arreado).
MARIA GORDA NA SELA
Roberto Jéferson, que se acha politicamente muito esperto, deve se precaver muito, pois do contrário deve chegar a Brasília todo furado de espora. Nós só temos cara de besta
AQUECIMENTO GLOBAL (I)
Sinto-me no dever de registrar a bela iniciativa dos organizadores do 5º Festival de Cinema e Vídeo (FestCine), previsto para 13 a 17 próximos, na Capital, que levará à discussão o tema Aquecimento Global.
AQUECIMENTO GLOBAL (II)
Este é o tema do momento, e as pessoas conscientes de sua importância passaram a utilizar todos os meios possíveis para discutir e tornar conscientes outros segmentos da sociedade. Como os organizadores do 5º FestCine, muitas empresas e entidades sérias estão levando aos seus públicos este assunto, sua gravidade, e ao mesmo tempo sugerindo iniciativas e postura para enfrentá-lo.
MODA NOVA (I)
Depois que o Exército ocupou a área do Teatro ao seu estilo olhe bem que poderia ter sido a Secretaria da Administração, da Agricultura, o DER, mas não, foi o Teatro -, e isso me remeteu a um tempo muito triste, embora dele pouco eu tenha vivido, casou espanto a reação de um grupo de estudantes da Unir contra a adesão da Universidade ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
MODA NOVA (II)
Como estudante, como colega e como cidadão estou de pleno acordo com o protesto dos estudantes, que desejam a discussão do tema, mas sou totalmente contra o estilo adotado pelo Exército e copiado pelos colegas.
MODA NOVA (III)
A Unir precisa inovar em seus métodos. Ninguém melhor que os próprios acadêmicos (a comunidade), para discutir os temas que lhe dizem respeito. É preciso sepultar o vício de discutir matérias de interesse de toda uma comunidade em ambiente fechado e com participação restrita. A universidade deve e tem de ser livre.
DIA DE FINADOS (I)
A Seicho-No-Ie do Brasil em Porto Velho (Rua Herbert de Azevedo, 1846), realiza no próximo dia 02 (Dia de Finados), uma grande Cerimônia em Memória dos Antepassados aberta a todas as pessoas.
DIA DE FINADOS (II)
Antes da Cerimônia será realizada uma palestra que explicará sobre a cerimônia, que é uma manifestação de amor e gratidão aos antepassados.
DIA DE FINADOS (III)
Da mesma forma todas as igrejas têm programações específicas, cabendo aos fiéis procurá-las, enquanto que a Prefeitura providenciou a limpeza de todos os cemitérios para facilitar a visitação.
GESPÚBLICA (I)
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza nesta segunda feira (29), às 8h, em seu auditório, uma palestra para todos seus servidores e estagiários, sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O palestrante é Pedro Lino Gonçalves de Oliveira, consultor do programa em Rondônia, e Coordenador de Qualidade do TRT-RO.
GESPÚBLICA (II)
Coordenado em todo País pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, o Gespública se destina a profissionalização da Administração Pública, e visa com seus métodos tornar as gestões mais dinâmicas e capazes de responder às necessidades do cidadão, que em última instância deve ser o maior interessado, visto que é quem paga todas as contas.
OURO BRANCO
Espera-se para os próximos dias uma grande operação junto a laticínios e outras empresa que industrializam leite no Estado de Rondônia, para aferir a qualidade do produto comercializado. Há indícios de que pode haver contaminação não só no leite, mas em vários derivados, por adição de produtos químicos, nocivos à saúde.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira cleuber57@gmail.com
SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes
DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES
Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida
MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA
“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.
Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador
O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru