Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 27/02/09


 


LICITAÇÃO DO LPT
(agricultores estão ansiosos)

Os produtores rurais e as várias entidades que atuam na defesa de seus interesses, na área da BR-319, aguardam com muita expectativa a formalização do contrato com a empresa vencedora da licitação para execução do serviço de extensão da rede de energia elétrica para a região. A notícia da abertura do certame no último dia 20 foi motivo de comemoração na sede na Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), no Km 40, mas segundo o que se apurou na sede do programa em Porto Velho, ainda não há motivo para comemoração, haja vista que a Comissão de Licitação do Luz Para Todos (LPT) está tentando resolver uma questão relativa a preço. Muita calma nesta hora.


VIAGEM ÀS PRESSAS

O economista José Carlos Carregaro, coordenador estadual do LPT, disse ontem (26), enquanto arrumava a mala para uma viagem a Brasília, que está muito confiante na solução para o problema de preço do serviço, e que espera das autoridades do Distrito Federal a sensibilidade necessária para entender a situação de Rondônia. É bom que se diga que o projeto do LPT no Estado não se desenvolveu na gestão anterior como esCochá News 27/02/09 - Gente de Opiniãoperado, e isto acabou gerando muita insatisfação no campo, com risco de fechamento de rodovia federal e protestos em vários pontos do Estado.


CARREGARO E APROCOM

Sempre otimista, o economista disse que só falará com a diretoria da APROCOM quando retornar de Brasília (2ª semana de março), possivelmente com uma solução, não só para os produtores rurais da BR-319, mas de todo Estado de Rondônia. Como se sabe a última empresa contratada para execução desse serviço, não conseguiu atuar com a capacidade técnica que se esperava. Não deu conta do serviço, não conseguiu formar mais de duas frentes de serviço (segundo explicação da CERON), deixando a maior parte do contrato praticamente intocado, causando danos legais e muita irritação entre os agricultores rondonienses, que, entre tantas outras coisas, não conseguem sequer mater a merenda das escolas rurais por falta de energia.


NAZIF E A TRANSPOSIÇÃO

Cochá News 27/02/09 - Gente de OpiniãoO deputado federal Mauro Nazif (PSB) disse ontem (26), enquanto almoçava com a ex-prefeita de Pimenta Bueno, Inêz Zanol, que acredita, finalmente, que a PEC da Transposição seja votada e aprovada pela Câmara Federal. Ele confirmou o acordo feito com o deputado Michel Temer (PMDB), presidente da Câmara, para este fim, e crê que ele vá honrá-lo. Segundo Nazif o presidente da Câmara tem motivos para colocar a PEC em pauta, e se não o fizer terá todos os motivos para lamentar este fato, pois perderá o apoio de tantos quanto o apoiaram na eleição para presidente. Se aprovado na Câmara o texto da PEC nos mesmos termos em que foi aprovado no Senado Federal, os servidores do Estado de Rondônia contratados até 1991 passam a integrar o Quadro de Servidores da União. É a transposição.


VIVA O HOMEM DO BONÉ

Ninguém sabe ao certo os motivos do prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, que até agora não nomeou um único assessor, sob a alegação de que assim está economizando os parcos recursos do Município. De fato, Testoni tem tiradas muito originais, e se assim vai continuar sua Administração ninguém sabe. A única coisa certa em Ouro Preto do Oeste é que desde que assumiu como prefeito, a Saúde melhorou a olhos vistos – dizem que os hospitais e postos de saúde estão razoavelmente equipados (ou sendo equipados), limpos e tem até médicos. Da mesma forma, dizem que até o lixo que se amontoava de fronte das residências por todas as ruas da Capital da Terra Boa, acabou. Então, viva o Homem do Boné. - La la ê, la la é, la la ê, é o Homem do Boné.


SOS PARA DESABRIGADOS

Cochá News 27/02/09 - Gente de OpiniãoMuitos imaginaram que a questão social dos desabrigados era coisa que passava ao longo da realidade rondoniense, pois que havia cá a cultura das águas. Errado. O número de desabrigados cresce a cada dia, especialmente na área central do Estado, na região do Rio Machado (Ji-Paraná) e ao longo da BR-429, que liga a BR-364 ao Vale do Guaporé - fronteira com a Bolívia. São muitas famílias desabrigadas, e cidades como Alvorada do Oeste isoladas do resto do Estado. A população da cidade de São Francisco do Guaporé também está vivendo com muitas dificuldades, problemas de saúde e transporte, visto que o acesso a esta cidade também é pela BR-429. Por tudo isso, assim como foi feito para socorrer ao povo catarinense, as autoridades e a comunidade devem unir forças para socorrer as comunidades locais, pois, segundo o SIPAM, vem mais chuva para esta região.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos:
cleuber57@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)